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O que é manutenção preventiva e por que fazer?

O que é manutenção preventiva e por que fazer?

A manutenção preventiva é uma medida essencial para reforçar a segurança no local de trabalho, evitar acidentes, além de aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos, reduzindo os custos. Vamos saber o que é manutenção preventiva e conhecer outros motivos para aplicá-la na sua serralheria?

O que é manutenção preventiva? 

A manutenção preventiva é um conjunto de práticas previamente planejadas com o objetivo de monitorar máquinas e equipamentos e reparar pequenas falhas encontradas, antes que elas se tornem ainda mais graves com o tempo.

A ideia é garantir a eficiência máxima do equipamento para que, desta forma, o profissional possa utilizá-lo com segurança, sem pausas forçadas ou acidentes, sem atrapalhar o seu processo produtivo e aumentando a durabilidade do aparelho.

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Quais são os benefícios da manutenção preventiva na serralheria? 

A manutenção preventiva é uma necessidade em todos os segmentos e, na serralheria, não seria diferente. Dentre todos os benefícios promovidos, podemos destacar:

Economia de tempo e de dinheiro

Com a manutenção preventiva, o serralheiro consegue programar a aquisição de peças de substituição e também os reparos mais complexos. Sem urgência, ele também garante preços mais acessíveis e pode negociar prazos.

Aumento da vida útil de máquinas e equipamentos

A manutenção preventiva permite a identificação precoce do mau funcionamento da máquina e o reparo prévio dessa falha, fazendo com que o aparelho tenha uma durabilidade maior e opere com muito mais eficiência.

Redução das paradas não programadas

Quando uma máquina deixa de funcionar inesperadamente, toda a produção da serralheria fica comprometida, resultando em atrasos na entrega e insatisfação dos clientes. 

A manutenção preventiva evita que isso ocorra, uma vez que cada etapa de inspeção é pensada e inserida na rotina da serralheria de acordo com a demanda do negócio.

Aumento da produtividade

Com máquinas em pleno funcionamento e sem paradas forçadas, a produção da serralheria não sofre interferências e pode acontecer com mais velocidade, além de produzir com mais qualidade também.

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Exemplos de manutenção preventiva na serralheria 

Na prática, o que é a manutenção preventiva? Listamos alguns exemplos de como aplicá-la na rotina da sua serralheria. Confira:

Devemos ressaltar que a manutenção preventiva deve estar inserida na rotina da serralheria, sendo implementada com a ajuda de um cronograma descritivo.

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Passo a passo para implementar a manutenção preventiva na serralheria 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da manutenção preventiva, vamos conhecer 4 passos principais para tirá-la do papel e executá-la na prática.

Passo 1: Identificar as máquinas e equipamentos críticos 

A primeira tarefa é reconhecer os equipamentos que precisam de correção, observando movimentos, barulhos, defeitos estéticos e outros indícios de mau funcionamento.

Passo 2: Definir as tarefas e elaborar um cronograma de manutenção preventiva 

Em seguida, decida o que deve ser feito em cada máquina e elabore um cronograma de atividades. Esse calendário deve observar a sua demanda de trabalho, o tempo disponível e a necessidade de uso da máquina.

Lembramos que o cronograma não acaba quando é concluído. Ele deve ser constante, uma vez que as máquinas estão sempre em atividade. 

Passo 3: Capacitar os funcionários 

A manutenção preventiva envolve todos os funcionários da serralheria. Por isso, é importante que os colaboradores sejam capazes de executar tarefas simples de reparo, como a lubrificação, a verificação de desgastes nas peças, a calibração, a identificação de problemas e outros detalhes que indiquem algum problema a ser corrigido.

Passo 4: Monitorar os resultados

O acompanhamento dos resultados das máquinas e da manutenção preventiva é essencial para avaliar a necessidade de algum ajuste no cronograma ou nas correções.

O acompanhamento também pode ser muito útil para comparar a produtividade em cada período, antes e depois dos ajustes realizados.

Vimos que a manutenção preventiva deve fazer parte do cronograma de vistorias da empresa. Já a frequência dessa atividade depende, dentre outros fatores, da qualidade dos equipamentos utilizados. 

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