Ferramentas

Serra circular de bancada: passo a passo para montagem

Serra circular de bancada: passo a passo para montagem

A serra circular de bancada é peça fundamental em marcenarias, que precisam realizar cortes precisos em diferentes materiais, como alumínio e madeira. Você tem dúvidas a respeito da montagem desse equipamento? Continue a leitura para ver nossas dicas e também conheça as medidas de segurança ao utilizar essa ferramenta.

O que é uma serra circular de bancada? 

É um tipo de serra circular estacionária, formada por uma lâmina cortante fixada em uma mesa, também chamada de bancada. 

Esse tipo de ferramenta realiza cortes retos e transversais, podendo ser usado em materiais de pequena, média ou grande extensão. De uso profissional e doméstico, a serra de bancada é peça-chave em marcenarias, pois garante excelente acabamento e precisão nos cortes

Para que serve uma serra circular de bancada? 

A serra circular de bancada tem a finalidade de realizar cortes específicos. Em pequenos pedaços, o corte é feito no sentido transversal, e em uma peça de maior extensão, o corte é reto.

Essa função é idêntica à executada pela serra circular portátil, ou serra de mão. A diferença está na estabilidade conferida pela serra de bancada, que oferece mais segurança e precisão na hora de realizar os cortes.

Além de ser mais precisa e segura, a serra circular de bancada também é muito versátil. Com ela, é possível realizar cortes nos mais diferentes materiais, desde os mais rígidos aos mais suaves, como o metal, a madeira e o plástico.

Dica: Broca escalonada: o que é e para que serve?

Como montar uma serra circular de bancada? 

Para que possa ser utilizada, a serra deve ser acoplada em uma superfície elevada, que possibilite o trabalho confortável do profissional. Essa montagem possui algumas etapas. Veja:

1. Projeto 

O primeiro passo para montar uma serra circular de bancada é desenvolver o projeto. Como será a sua serra? Pontos a considerar:

  • tamanho da bancada;
  • altura da bancada;
  • utilização da ferramenta;
  • local de instalação.

É importante seguir os critérios da NR-12, que define as medidas de segurança necessárias para o trabalho com máquinas e equipamentos. O objetivo da regulamentação é proteger a integridade física do trabalhador e tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

2. Escolha dos materiais 

Depois do projeto pronto, defina o tipo de material que será usado na montagem da serra circular de bancada. É fundamental que sejam materiais de qualidade, tanto para viabilizar a execução correta do trabalho como para garantir a segurança durante o uso da ferramenta.

Pode ser utilizada uma mesa de madeira rígida, aço ou outro material que seja resistente o suficiente para sustentar a peça trabalhada e a rápida movimentação da ferramenta durante o dia a dia.

3. Produção 

A mesa de corte pode ter o formato quadrangular ou retangular, dependendo da sua necessidade. Por baixo da bancada, você deve instalar um sistema de elevação para acomodar a serra, que fica guardada embaixo da mesa e eleva o disco quando necessário.

Capriche na parte do acabamento para evitar desgastes no piso ou possíveis lesões provocadas pelos cantos pontiagudos da mesa.

4. Instalação 

A instalação da serra no sistema de elevação deve ser feita com muito cuidado para não escapar durante o uso. Use parafusos e porcas para garantir a resistência da bancada, e um mecanismo ajustável para controlar a altura do disco.

A mesma atenção deve ser direcionada ao local de trabalho escolhido. A serra circular de bancada deve estar em um ambiente espaçoso, que possibilite a movimentação do profissional e de objetos durante o trabalho de corte.

banner

Como usar uma serra circular de bancada com segurança? 

Por ser uma ferramenta de corte, a serra circular de bancada deve ser utilizada com muito cuidado e atenção para evitar acidentes que, muitas vezes, podem gerar consequências irreversíveis. Confira algumas dicas:

  • Leia sempre o manual de instruções para tirar qualquer dúvida;
  • Certifique-se de que a mesa está firme sobre a superfície;
  • Conte com o apoio de outra pessoa na hora de cortar grandes peças;
  • Use equipamentos de proteção individual. Óculos, botas e protetores auriculares são essenciais;
  • Mantenha a bancada iluminada para facilitar o manuseio da máquina;
  • Evite a entrada de pessoas não autorizadas no ambiente e desligue a máquina da tomada quando não estiver em uso;
  • Para evitar o contato das mãos com a serra, use um empurrador, objeto próprio para guiar o material durante o corte;
  • Siga as medidas de segurança da NR-12.

Por que fazer a manutenção da serra circular de bancada? 

A manutenção da serra circular de bancada é indispensável por diversas razões. A primeira delas é a segurança. Um equipamento defeituoso pode causar acidentes graves e elevar ainda mais o risco de uso inadequado da máquina.

Outra vantagem é o aumento da vida útil do equipamento. A manutenção ajusta a lubrificação necessária, elimina possíveis folgas e montagens irregulares, higieniza a peça e identifica desgastes que podem danificar a máquina futuramente.

Assim, ao passar por esses e outros procedimentos, a serra circular de bancada mantém o seu funcionamento com mais eficiência e por muito mais tempo, reduzindo os custos com reparos e substituições.

Vale lembrar que a manutenção da serra circular de bancada deve ser feita por um técnico capacitado para essa finalidade. Apenas um especialista poderá identificar falhas e necessidades de reparos na máquina de forma precisa e segura.

Dica: Como aumentar a vida útil dos equipamentos da serralheria

Como escolher a melhor serra circular de bancada? 

Existem muitas variações da serra circular de bancada. Essa diversidade pode dificultar a escolha do equipamento mais adequado. A seguir, três dicas que podem ajudar nessa tarefa:

  1. Observe a potência: para trabalhos mais simples e leves, prefira os motores menos potentes. Agora, para projetos mais profissionais, vale a pena investir em uma máquina mais robusta.
  2. Escolha a lâmina de acordo com a necessidade de uso: existem lâminas que cortam e lâminas que rasgam. Há, também, lâminas específicas para materiais mais rígidos e para peças mais leves e assim por diante.
  3. Avalie o custo-benefício: preço é um atrativo, mas observe também a qualidade, durabilidade e resistência da serra circular para que o barato não saia caro. 

Serra circular de bancada x serra elétrica de bancada

A serra circular de bancada pode ser confundida com a serra elétrica de bancada, também chamada de serra policorte, mas vale destacar que as ferramentas possuem algumas diferenças.

A primeira é o material trabalhado, já que a serra circular de bancada é indicada para cortar madeira, MDF e alumínio. A serra policorte é utilizada em materiais mais resistentes, como metal, aço, ferro, e, a depender do disco de corte, é possível cortar alumínio e madeira, como a serra policorte da ASM.

Outra grande diferença são os tipos de cortes, a serra circular de bancada é indicada para resultados longitudinais, já a serra policorte é utilizada para cortes transversais.

As duas ferramentas são essenciais para profissionais, como serralheiros e marceneiros, pois permitem cortes retos, bem acabados, firmes e precisos. 

A ASM Engenharia é referência em produção e venda de ferramentas duráveis e potentes. Confira o nosso catálogo de produtos e veja de perto a qualidade dos nossos equipamentos e acessórios.

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:

Categorias: Ferramentas