Ferramentas

Qual a diferença entre o transformador e a inversora de solda?

transformador-ou-inversora-de-solda

Os serralheiros precisam de ferramentas distintas para conseguir bons resultados nos diferentes tipos de trabalho, como o transformador e inversora de solda. E, com os avanços tecnológicos trazendo novidades frequentemente,  o profissional precisa ficar atento aos lançamentos de equipamentos que podem melhorar a qualidade dos projetos. Para assim, ter uma serralheria de sucesso!

Essas novas tecnologias causam alguns questionamentos. Um dos mais comuns entre os serralheiros: qual é a melhor opção para a solda, transformador ou inversora de solda?

Neste artigo, vamos responder essa pergunta e explicar as principais diferenças entre os equipamentos. Confira a seguir!

As ferramentas utilizadas na solda ajudam a melhorar o trabalho nesta área tão importante para diversas indústrias. Com o avanço da tecnologia, houve um grande aumento na qualidade e na execução dos processos neste setor. 

Transformador de solda

No geral, o transformador de solda é um aparelho alimentado por uma rede de alta tensão e com corrente baixa. Com isso, o equipamento transforma energia elétrica em força usada para derreter objetos, especialmente, os metais.. Os serralheiros conhecem bem essa rotina.

Veja também: 7 EPI’s indispensáveis para um serralheiro

Inversora de solda

A inversora de solda tem como objetivo a transformação da energia de entrada, mensurada em 110 v ou 220 v, e a corrente alternada (CA) em corrente contínua (CV). A ação cria um arco elétrico similar à solda, porém mais estável. Com isso, o material fica macio e com baixo nível de respingo. 

Diferença entre o transformador e a inversora de solda

O transformador e a inversora de solda têm quase a mesma função.  Os equipamentos diferenciam-se em alguns elementos da composição. Além disso, o transformador está há mais tempo no mercado e, por isso, é mais aceito pelo consumidor. Veja abaixo as principais diferenças nas características do aparelho. 

banner

Potência

Transformadores podem ser mais robustos, mas não significa que são mais potentes que as inversoras de solda. Em média, o transformador atua com 60 khz, enquanto a inversora atinge, aproximadamente, 100 khz.

Tecnologia

Por ser um equipamento mais recente, a inversora de solda tem um design mais atrativo e prático. Essas características estão aliadas aos circuitos eletrônicos  Para o serralheiro, isso se converte em mais conforto e eficiência ao alternar a corrente e tensão durante o trabalho.

 Já os transformadores, são mais baratos e têm peças mais acessíveis no mercado. Essas características facilitam a compra de materiais para a manutenção

Praticidade

A inversora de solda consegue resfriar o equipamento de forma mais rápida que o transformador. Isso acontece porque os eletrodos não precisam de muito tempo para executar suas funções. Assim, as atividades diárias acontecem sem precisar de grandes intervalos. Além disso, o equipamento costuma ser menor e mais leve que um transformador, tornando-o mais prático.

Contudo, o serralheiro precisa avaliar suas necessidades para escolher o melhor equipamento conforme suas necessidades. 

Veja também: 5 dicas para tirar ferrugem de ferramentas

A necessidade de parada é menor, portanto, com a solda inversora. Mas tudo se adapta ao seu estilo de trabalho e também às necessidades impostas pelos desafios do dia a dia.

Além de precisar decidir qual é a melhor opção para a solda, o profissional precisa ter outros utensílios de qualidade para conseguir entregar bons projetos. Acesse nossa loja virtual e encontre os equipamentos que melhor se adaptam às características do seu trabalho!

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:

Categorias: Ferramentas