Motor Brushless: o que é, como funciona e vantagens

Já conhece o Motor Brushless? Caso tenha comprado alguma ferramenta recentemente, você deve ter ouvido falar em um tipo de motor que não usa escovas de carvão para conduzir corrente elétrica, como os modelos convencionais.
É o que acontece, por exemplo, com a policorte portátil ASM Ultra BLDC 1435 que também investiu na potência e na durabilidade do motor Brushless. A seguir, vamos saber mais sobre esse tipo de motor e conhecer algumas de suas muitas vantagens.
Brushless, traduzido para o português, quer dizer “sem escova”. O Motor Brushless não utiliza escovas de carvão na sua composição.
Em um motor convencional, as escovas de carvão são responsáveis pela transmissão da corrente elétrica, seja alternada ou contínua. As fibras do carvão cumprem o papel de manter o aparelho funcionando.
Na tecnologia Brushless, a condução da energia elétrica acontece através de imãs permanentes e bobinas, que garantem maior durabilidade e resistência ao equipamento.
Dentro do motor Brushless existe um par de ímãs permanentes compondo o rotor, além de um estator feito de bobinas. A movimentação entre o rotor e o estator acontece por atração e repulsão magnética.
O motor possui um controlador eletrônico de velocidade, que movimenta a bobina e esta, por sua vez, movimenta o rotor. Ou seja, toda a produção de energia elétrica acontece por meio de atração magnética e não através da ação das escovas de carvão.
No mercado, é possível encontrar o motor Brushless nos modelos monofásicos, bifásicos ou trifásicos.
Dica: Como comprar ferramentas elétricas: passo a passo
É possível perceber que a principal diferença entre o motor com tecnologia Brushless e o convencional é a escova de carvão, ausente no primeiro e presente no segundo modelo.
Com essa distinção, todo o funcionamento do aparelho sofre interferências e apresenta características que também servem para diferenciar as máquinas que possuem o modelo antigo e o tipo mais moderno. Conheça quais são essas diferenças:
O motor convencional, que utiliza escovas em sua composição, tem uma vida útil de cerca de 600 horas. Por outro lado, o motor com tecnologia Brushless pode durar até 10 mil horas de atividade.
A potência do motor Brushless é maior, uma vez que não há atrito entre as partes. Desta forma, a eficiência do equipamento que utiliza essa tecnologia também é melhor, se comparado ao modelo tradicional.
As escovas de carvão, com o tempo, vão se desgastando e prejudicando o funcionamento do aparelho. Quando isso acontece, elas devem ser substituídas, gerando despesas frequentes.
Com o motor Brushless, a necessidade de manutenção é reduzida, pois não há escovas para trocar.
No geral, o motor Brushless é mais leve do que o motor com escova. Sendo assim, o uso da ferramenta é mais agradável, não exigindo grande esforço físico e podendo ser realizado em pequenos espaços.
Como vimos, as diferenças entre o motor Brushless e o motor com escovas de carvão são várias. Vejamos agora os principais benefícios dessa tecnologia, que também são diferenciais entre as duas opções:
A vida útil superior do motor Brushless, cerca de 10 mil horas de atividade, garante maior durabilidade à ferramenta.
Para quem usa o equipamento com frequência, a alta durabilidade é uma grande vantagem, pois elimina a necessidade de manutenção e reduz os custos.
Outra característica e benefício do motor Brushless é o baixo ruído. Ele é silencioso, proporcionando um ambiente agradável e saudável durante o uso da ferramenta. É uma vantagem não só para o profissional, mas para aqueles que transitam no espaço de trabalho.
O motor não tem o atrito das correntes e, por isso, perde menos potência, aumentando a eficiência do trabalho. Desta forma, o equipamento pode ser utilizado por mais tempo, mantendo a mesma qualidade.
O motor Brushless mantém a potência estável durante a sua execução, garantindo maior tempo de funcionamento e duração da bateria. Assim, tem menos perda de energia e maior aproveitamento do aparelho.
A eficiência energética faz com que a tecnologia Brushless se torne uma amiga da natureza, pois reduz os impactos ambientais causados pelo uso frenético de energia elétrica.
Além destes, podemos listar outros benefícios do motor Brushless. São eles:
Dica: Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435
Escolher um equipamento inovador, potente e durável é uma necessidade das serralheiras, afinal, nesse tipo de trabalho, o profissional utiliza suas ferramentas com muita frequência e precisa de bastante potência para executar seus projetos.
O uso de equipamentos de qualidade, robustos, eficientes e duráveis faz toda a diferença no trabalho do serralheiro, proporcionando uma melhor experiência ao cliente e auxiliando na prospecção de vários outros.
Além disso, a metodologia Brushless prolonga a durabilidade da peça, melhora a potência e elimina gastos com manutenção. São vantagens importantes para o serralheiro, que acaba economizando tempo e dinheiro.
A ASM Engenharia vem investindo cada dia mais na modernização dos seus equipamentos, melhorando o desempenho e, consequentemente, aperfeiçoando o trabalho dos profissionais que utilizam esse tipo de ferramenta no dia a dia.
A Serra Policorte BLDC 1435 da ASM Engenharia é um exemplo de ferramenta com tecnologia Brushless, sendo a única da sua categoria a apresentar essa característica e vantagem. É uma serra portátil, inovadora, leve e com a maior potência já vista no mercado. Confira algumas características:
Conheça o catálogo completo de produtos da ASM Engenharia e conte com produtos de qualidade na execução dos seus projetos.
Categorias: Ferramentas