Serralheiro

Consciência ambiental na serralheria: dicas e aplicações

Consciência ambiental na serralheria: dicas e aplicações

Já pensou em como o trabalho que você realiza na sua serralheria interfere no meio ambiente e na vida das outras pessoas? Quando entendemos que tudo que fazemos gera um impacto no espaço que nos rodeia, estamos experimentando a consciência ambiental

Veja, a seguir, como adotar hábitos mais saudáveis e sustentáveis na sua serralheria.

O que é consciência ambiental? 

A consciência ambiental é a compreensão da responsabilidade que todos nós temos em relação aos cuidados com o meio ambiente. Cidadãos, empresas públicas e privadas, todos devem pensar em maneiras mais sustentáveis de executar suas atividades diárias.

Para as empresas, em específico, a consciência ambiental deve ser cultivada independente do porte da organização e também do seu segmento de atuação. Sempre é possível reduzir os danos causados à natureza, ainda que com medidas simples no dia a dia.

Ter práticas sustentáveis é vantajoso não só para a natureza, mas também para a sociedade em geral e, claro, para a própria empresa, que cultiva uma imagem mais positiva no mercado, além de ganhar um maior reconhecimento de seus clientes.

Dica: Aço carbono e inox: quais são suas diferenças?

Você conhece os 7 R’s da sustentabilidade? 

Você já deve ter ouvido falar nos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Com o objetivo de estimular o consumo sustentável e a consciência ambiental, eles foram ampliados para 7 R’s. Hoje, os conceitos são bem mais abrangentes e indicam ações que podem ser executadas em casa ou no trabalho. Veja só:

Reduzir

Aqui, temos a redução do consumo, especialmente de itens não renováveis ou que causam muito impacto ambiental. Podemos citar a diminuição do consumo da energia elétrica, da água potável, do uso de embalagens, de produtos tóxicos para o meio ambiente etc.

Repensar

O segundo R sugere pensar antes de tomar decisões já normalizadas no dia a dia. Na prática, podemos citar a ampliação do uso do transporte público ou da bicicleta em vez do veículo próprio e a escolha de materiais menos agressivos à natureza.

Responsabilizar

Compreender que ao consumirmos um produto também devemos nos responsabilizar pelo impacto que aquele item gera no meio ambiente. Por isso, devemos cobrar um posicionamento dos fornecedores

Saber a origem de determinados produtos ou como os fornecedores lidam com a consciência ambiental na execução dos seus trabalhos são ações simples, mas com grande poder de transformação.

Reintegrar

Devolver à natureza o que pode ser absorvido por ela, sem danos. É o caso do lixo orgânico, que pode ser reutilizado em compostagens para servir de adubo para o cultivo de hortas e jardins.

Recusar

Devemos recusar aquilo que pode comprometer a saúde do meio ambiente e que, muitas vezes, usamos por força do hábito. Podemos citar as sacolas do supermercado, as frutas embaladas em bandejas de isopor e demais produtos com embalagens em excesso que são, muitas vezes, desnecessárias.

Reaproveitar

Aqui, temos o incentivo à reutilização de produtos e sobras que iriam para o lixo. Restos de materiais podem ser transformados em outros objetos, reduzindo a compra de mais insumos. 

Em casa, é possível reutilizar embalagens, roupas, móveis e brinquedos, evitando jogar fora o que ainda tem utilidade.

Reciclar

Por fim, temos o sétimo R, de reciclar. Significa descartar corretamente o que já não tem serventia, mas que pode ser transformado em outro item por meio da reciclagem. Plástico, vidro, papel, metal, papelão, alumínio, eletroeletrônicos são alguns materiais que podem ser reciclados. 

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Consciência ambiental na serralheria 

Como vimos, o cuidado com o meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Não seria diferente com a serralheria. Veja algumas dicas de como aplicar a consciência ambiental no seu local de trabalho:

  1. Comprar matéria-prima de fornecedores responsáveis e comprometidos com práticas sustentáveis;
  2. Fazer o descarte regular do lixo, lembrando de separar materiais orgânicos dos recicláveis;
  3. Reaproveitar sobras de materiais para aplicar em outros projetos;
  4. Fazer o consumo consciente de recursos não renováveis, como energia elétrica e água;
  5. Fazer a reciclagem e a reutilização de materiais, seja por conta própria ou doando o material para recicladores;
  6. Utilizar produtos não tóxicos e com menor impacto ambiental;
  7. Reduzir o impacto sonoro das atividades, contribuindo para um ambiente mais silencioso e agradável;
  8. Investir na capacitação dos funcionários para que as boas práticas sejam conhecidas e reproduzidas por todos dentro e fora da serralheria.

Muitas empresas já se deram conta da importância da sua participação na preservação do espaço em que vivemos e estão adotando medidas para reduzir os danos provocados por suas ações.

A mineradora Vale, por exemplo, foi destaque do último boletim da ASM Engenharia por causa da sustentabilidade. A empresa vai investir mais de 100 milhões de dólares em startups que deverão criar soluções tecnológicas sustentáveis para o segmento da mineração.

Com a iniciativa, a Vale espera se tornar mais sustentável, reduzindo a emissão de dióxido de carbono e demais resíduos poluentes durante as suas atividades.

Dica: Corte e dobra de chapas de aço: saiba tudo

Benefícios da consciência ambiental para serralheria 

É fácil perceber como a consciência ambiental é importante para a manutenção saudável da natureza e do meio em que vivemos. O que muitas pessoas não percebem é que a empresa também pode tirar muito proveito dessa prática.

Conheça, a seguir, os três principais benefícios da consciência ambiental para a serralheria:

Compromisso com responsabilidade social

A serralheria, em especial, utiliza materiais com grande potencial de poluição ambiental. Logo, precisa ter um compromisso maior e mais assertivo com a sustentabilidade.

Cuidar do meio ambiente, preservando-o e mantendo-o saudável para a população atual e para as gerações futuras é um dever de todos, sem exceções.

Relação com clientes

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e escolhendo comprar de empresas conscientes dos impactos negativos de suas ações na natureza e que tomam medidas para reduzir esses efeitos.

Agir de forma sustentável não é só cuidar do meio em que vivemos, mas investir na valorização da sua marca e do seu negócio, fidelizando e atraindo clientes afinados com os valores da empresa.

Economia

Ter consciência ambiental também ajuda a empresa na redução de custos. Gastando menos água e energia, comprando menos material de trabalho, reaproveitando as sobras e estimulando a equipe a fazer o mesmo, a serralheria vai perceber um custo-benefício maior e mais vantajoso, com certeza.

Como pudemos perceber, a consciência ambiental não é uma ação pontual. Envolve um conjunto de tarefas que devem ser postas em práticas diariamente, em todos os ambientes nos quais atuamos. A ASM Engenharia reconhece a importância dessas ações e estimula o consumo consciente e sustentável em todas as suas atividades.

Além disso, investe no desenvolvimento de peças e equipamentos de qualidade, com a durabilidade necessária para reduzir a reposição ou a manutenção dos produtos adquiridos por seus consumidores. 

Conheça o nosso catálogo e experimente a excelência dos produtos da ASM Engenharia. Juntos, vamos fazer a nossa parte para um meio ambiente mais saudável para todos.

Veja a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:

Categorias: Serralheiro