Boletim

Boletim de Notícias ASM Engenharia #6

Minério de ferro

Estamos iniciando o 6° Boletim de Notícias da ASM Engenharia. Mensalmente, reunimos as principais notícias do setor do aço para que nossos leitores fiquem bem informados. Acompanhe as notícias desta edição:

Mercado de aço perde força desde abril e siderúrgicas seguram reajustes de preços

O reajuste de 20% em cima do preço do aço deveria entrar em vigor nos próximos meses, mas as siderúrgicas resolveram não mais aplicá-lo. A principal razão é o desaquecimento do setor dentro e fora do país.

O grande número de importações realizadas no começo do ano aliado à queda das vendas contribuíram para um acúmulo de material que não encontra demanda suficiente para consumi-lo. Desta forma, as siderúrgicas aguardam a estabilidade do mercado para retomar a nova precificação.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Representantes da indústria levam a Guedes reclamação sobre corte de tarifas de importação

Em maio, o Governo Federal reduziu a tarifa de importação de produtos em 10%, gerando insatisfação no setor industrial. Segundo seus representantes, a redução da taxa traz prejuízos, uma vez que ocorre sem a correção devida dos problemas responsáveis por uma competitividade irregular.

O ministro Paulo Guedes, por sua vez, destacou que a redução da alíquota foi uma medida necessária para conter a inflação, os efeitos da guerra e os impactos da Covid-19. 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dica: Saiba qual barra de aço escolher

Brasil perde liderança no minério de ferro

Atualmente, a produção de minério de ferro pelas mineradoras brasileiras chega a pouco mais de 20%, um valor considerado baixo para quem, um dia, já ocupou a liderança do setor, chegando a 30%.

A redução da participação do país na atividade vem acontecendo ao longo dos anos. Os rompimentos das barragens, a necessidade de reestruturação das mineradoras e a demora no processo de aquisição de licenças ambientais são algumas razões para a queda.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Biden diz a Bolsonaro que EUA podem reavaliar cota para aço brasileiro, afirma agência

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para fazer um pedido de reavaliação da cota para o aço brasileiro, adotada desde o governo de Donald Trump.

O presidente americano prometeu levantar a pauta nas próximas reuniões com a sua equipe. Atualmente, o Brasil segue um limite de exportação de placas de aço de até 3,5 milhões de toneladas, com uma sobretaxa de 25%.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Ministério entrega prêmio a municípios que têm atividade de mineração

O Ministério de Minas e Energia concedeu a 8 cidades brasileiras o Prêmio Municípios Mineradores. O objetivo é homenagear municípios que desenvolvem a atividade de mineração e que, ao mesmo tempo, se destacam no setor da saúde, educação, gestão pública e meio ambiente.

De acordo com o ministro Adolfo Sachsida, o prêmio é uma demonstração de que a mineração, a qualidade de vida e o cuidado com o meio ambiente podem andar juntos.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Vale investirá US$100 mi em iniciativa por soluções para mineração sustentável

A Vale está investindo em soluções e tecnologias sustentáveis que possam melhorar as atividades de mineração, tornando-as mais saudáveis para o meio ambiente e a sociedade em geral.

Para isso, a mineradora criou a Vale Ventures e pretende investir cerca de 100 milhões de dólares em startups que criem ideias práticas para a redução de resíduos e para a descarbonização da cadeia de mineração, dentre outros desafios.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dica: Como escolher um disco de corte

Economia mundial crescerá 5 vezes mais que o Brasil, aponta OCDE

A previsão era que o Brasil obtivesse um crescimento do PIB de 1,4% neste ano, mas esse valor foi reduzido para 0,6% pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A projeção para o crescimento da economia mundial também foi reduzida de 4,5% para 3%. Ainda assim, é 5 vezes maior do que o esperado para o Brasil. 

Essa desaceleração deve permanecer até o final de 2022, ainda impactada pelos efeitos da pandemia, pela guerra na Ucrânia, pela alta da inflação e pela redução do poder de compra do consumidor. 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Encerramos o 6° Boletim de Notícias da ASM e aproveitamos para convidá-lo a acompanhar as próximas edições, sempre atuais e com dados relevantes sobre o setor do aço. Aproveite para conhecer também os produtos da ASM Engenharia. Temos um catálogo completo de ferramentas, equipamentos e acessórios para o melhor desempenho do seu trabalho na serralheria.

Categorias: Boletim