Boletim

Boletim de Notícias ASM Engenharia #7

Consumo de aço

Estamos iniciando o 7° Boletim de Notícias da ASM Engenharia. Mensalmente, reunimos as principais notícias do setor siderúrgico e industrial para que você, caro leitor, permaneça sempre bem informado. Confira agora os destaques desta edição:

Consumo de aço na América Latina deverá recuar 8% neste ano, prevê Alacero

A Alacero, instituição que representa a indústria do aço na América Latina, acredita que o consumo do aço terá uma queda de 8% nos próximos meses, um valor acima do que foi cogitado em março, quando era esperado uma redução de 2%.

Apesar do recuo, o consumo ainda será maior do que o ocorrido no auge da pandemia, entre os anos de 2019 e 2021, segundo Alejandro Wagner, diretor executivo da Alacero.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Indústria do aço já absorveu parte dos impactos da pandemia e da guerra, diz especialista

De acordo com o professor da Universidade Federal de Uberlândia e especialista na indústria do aço, Germano Mendes de Paula, a indústria siderúrgica nacional deverá experimentar um momento equilibrado, após os danos causados pela Covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

Germano está otimista e acredita que, a longo prazo, o setor apresentará melhorias ainda mais evidentes, especialmente devido aos projetos de expansão dos continentes asiático, europeu e americano, que ampliarão a demanda pelo material.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dica: Conheça os principais acessórios para serralheria

Mineradora BHP perde recurso contra processo de US$ 6 bi por rompimento de barragem no Brasil

O processo foi movido por 200.000 brasileiros que se sentiram prejudicados pelo que foi considerado o maior desastre ambiental do país, quando a barragem de Fundão se rompeu, causando a morte de 19 pessoas e incontáveis prejuízos.

Ao ter o seu recurso negado pelo Tribunal de Londres, a mineradora BHP pretende levar o caso para a Suprema Corte.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Valor da produção mineral no Brasil deve crescer 5% ao ano até 2025, diz estudo

A pesquisa foi realizada pela consultoria TCP Partners, que analisou os segmentos envolvidos, além dos principais bens minerais produzidos no Brasil. A expectativa é de que, até 2025, a mineração brasileira permaneça em ascensão.

Segundo o estudo, o aumento na produção de carros elétricos, que utiliza tipos diversos de minerais na elaboração das baterias, bem como a estabilização da demanda da China são fatores que contribuirão para o aquecimento do mercado. 

Para ler a matéria completa, clique aqui.

IPCA de junho mostra que deflação está próxima, mas não deve mudar postura do BC sobre juros

Para Tatiana Nogueira, economista da XP, a redução da inflação deve ser motivada pelo Projeto de Lei Complementar nº 18/2022 que diminuiu os impostos sobre os combustíveis, a energia elétrica, o gás natural e demais serviços consumidos pela população.

Apesar do dado positivo, o Banco Central ainda deve enfrentar um cenário desafiador e, por isso, os juros não sofrerão muitas alterações nos próximos meses. É o que acreditam os demais especialistas envolvidos no debate.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dica: Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435

Sem consenso, projeções sobre crescimento da China põem em dúvida os efeitos no Brasil e no mundo

As medidas de combate à propagação da Covid-19 praticadas pela China impactaram negativamente a economia do país asiático, afetando também outros países do mundo, especialmente o Brasil, grande parceiro econômico do país.

A situação melhorou um pouco com o relaxamento das quarentenas na principal metrópole chinesa, Xangai. Contudo, os bons resultados ainda não são suficientes para criar expectativas positivas de crescimento para o país.

Com isso, o Brasil segue inseguro, driblando os impactos negativos no agronegócio, na exportação de minério e na produção de eletrodomésticos.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Congresso Aço Brasil 2022 acontece nos dias 23 e 24 de agosto em SP

O evento presencial vai reunir as principais instituições pertencentes à indústria do aço, promovendo discussões acerca da importância do setor para o país, bem como as expectativas para os próximos anos.

Além de executivos do Instituto Aço Brasil e jornalistas, o congresso também contará com a presença do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e do Presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Encerramos o 7° Boletim de Notícias da ASM e convidamos você a acompanhar as próximas edições para não perder nenhuma informação importante sobre diversos temas do setor do aço. Conheça também os produtos da ASM Engenharia. Temos um catálogo diverso de equipamentos e ferramentas que farão toda a diferença na execução do seu trabalho.

Categorias: Boletim