Para desempenhar o seu trabalho corretamente, o serralheiro precisa ter ao seu alcance equipamentos e instrumentos básicos, necessários para a criação de projetos diversos. Devido à importância desses itens, vamos falar agora sobre os acessórios para serralheria e suas principais funcionalidades.
Por que os acessórios de serralheria são importantes?
Os acessórios de serralheria são importantes para a elaboração e execução das demandas dos clientes, facilitando o trabalho do profissional e conferindo mais precisão aos cálculos, medidas, reparos e cortes. A seguir, listamos os principais benefícios do uso desses equipamentos na serralheria.
Aumento da produtividade
Ao utilizar ferramentas corretas, o profissional obtém resultados mais satisfatórios, realizando menos esforço para alcançá-los. Além disso, menos erros são cometidos, diminuindo a necessidade de retrabalho, algo comum quando não há precisão das atividades desempenhadas.
Redução de custos
A agilidade e a eficiência que são conferidas aos projetos por essas ferramentas contribuem para a redução de custos, após o uso eficiente de tempo e insumos durante a atividade, como a energia elétrica, por exemplo.
Satisfação dos clientes
Um trabalho bem feito, com os equipamentos corretos, tem um resultado melhor, deixa o cliente mais satisfeito e, consequentemente, aumenta o faturamento da serralheria.
Agora que você já sabe as vantagens do uso dos acessórios para serralheria, vamos conhecer os equipamentos mais utilizados?
Dica: Chapa de aço: quais os tipos e quando utilizar
Principais acessórios para serralheria
Você conhece os acessórios básicos de uma serralheria? Listamos os principais, confira:
Discos de corte
O disco de corte é, como o nome sugere, um objeto cortante usado para realizar incisões em materiais rígidos, como o aço, o metal, o alumínio, o ferro, a cerâmica, o concreto e a madeira. A seguir, conheça os principais modelos existentes:
Disco dentado
O modelo dentado possui dentes na sua superfície, sendo indicado para cortar aço, madeira e alumínio. É um acessório com ótima precisão.
Disco HSS
O disco HSS não possui pastilhas nas bordas e usa o próprio corpo para fazer a incisão. Por isso, é indicado para cortar aço inoxidável, alumínio e aço carbono.
Disco abrasivo
Ele é formado por substâncias abrasivas, resina e fibra de vidro. O disco realiza cortes por abrasão e desbastes de material. Um ponto negativo é a produção de poeira durante o corte, prejudicial para o profissional.
Disco diamantado
O disco diamantado é muito útil para a construção civil, nos trabalhos realizados com concreto, pedras e revestimentos. Além disso, também é usado em esmerilhadeiras e para cortar metal.
Máquinas de solda
Agora, é hora de conhecer os principais tipos de máquina de solda, equipamento fundamental na hora de unir as peças para dar vida a um projeto.
Transformador de solda
O transformador de solda é um modelo mais antigo usado para soldas. É um equipamento ainda muito útil, porém mais pesado e barulhento do que outros modelos.
Inversora de solda
A inversora de solda é uma espécie de evolução do transformador. É uma máquina mais potente, moderna, compacta e mais eficiente do que a versão tradicional.
Instrumentos para medir
Também faz parte do trabalho do serralheiro registrar medidas das superfícies de materiais usados nos projetos. Conheça os principais instrumentos com esta função:
Paquímetro
Ele é usado para medir as dimensões de um objeto, bem como a sua profundidade. Também serve para mensurar pequenos espaços com grande precisão.
Trena
Muito comum, útil e simples de usar, a trena também mede superfícies em milímetros, centímetros e metros. Ela pode ser encontrada no modelo tradicional, com uma fita numerada, ou no modelo digital, com laser.
Esquadro
Em formato de L, o esquadro tem a função de mensurar e marcar superfícies, formando ângulos de 40° e 90°. É um acessório simples, útil e com ótimo custo-benefício.
Brocas
Vamos conhecer os principais tipos de brocas, usadas para perfurar superfícies e que não podem faltar na serralheria.
Brocas comuns
As brocas comuns possuem o corpo em forma de bastão, com pequenas ondulações. Elas têm espessuras variadas e as pontas também podem ter formatos diferentes.
Brocas escalonadas
A broca escalonada amplia o diâmetro do furo devido ao formato da sua ponta, que tem o aspecto triangular. É indicada para chapas de metal e para furos com mais de 3 mm de diâmetro.
Serras policorte
Por fim, temos a serra policorte, ferramenta que realiza cortes nos mais diversos tipos de materiais com a ajuda de um disco de corte.
As versões disponíveis são a serra policorte portátil, que pode ser movimentada de um lugar para outro, e a serra policorte de bancada que, devido ao tamanho e características, costuma ficar em um ponto fixo de trabalho.
Principais EPI’s para serralheria
Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) são instrumentos indispensáveis para o serralheiro, pois reduzem o risco de acidentes e melhoram o ambiente de trabalho. Conheça os principais acessórios de proteção:
Óculos de proteção
Os óculos de proteção protegem os olhos de possíveis impactos, respingos, poeira e qualquer agente ou substância que possa machucar o rosto do profissional.
Máscara de solda
Equipamento extremamente importante para quem trabalha com solda, a máscara de solda protege o rosto de fagulhas, respingos e dos raios UV, que são liberados durante a atividade.
Avental de couro
Por ser um material resistente, o avental de couro tem a função de resguardar o corpo, evitando o contato com agentes nocivos e reduzindo o risco de acidentes.
Protetor auricular
O trabalho de uma serralheria costuma ser bastante barulhento. Por isso, é fundamental usar protetores auriculares para manter os ouvidos protegidos do barulho intenso.
Luvas
Por fim, temos as luvas cuja função é manter as mãos e o punho livres do contato com agentes de risco que podem causar alergias, queimaduras, cortes e outros acidentes.
Dica: Como comprar ferramentas elétricas: passo a passo
Como escolher acessórios para serralheria?
Na hora de escolher os acessórios para a sua serralheria, é de extrema importância avaliar alguns critérios. Confira quais são:
Verifique a credibilidade do fabricante
Compre de fabricantes que tenham experiência, credibilidade e que ofereçam qualidade nas peças que produzem. Assim, você terá produtos mais duráveis e eficientes.
Confira as especificações técnicas
Antes de usar qualquer material adquirido, leia com atenção as orientações técnicas do equipamento. Assim, você reduz o risco de acidentes e utiliza o acessório da forma correta, aumentando a sua durabilidade.
Avalie a necessidade da serralheria
Não é porque surgiu um acessório novo no mercado que você precisa comprar. Antes disso, avalie a real necessidade daquele equipamento. Uma dica é listar os benefícios e melhorias do item desejado para o seu trabalho e só comprar se realmente valer a pena o investimento.
Está precisando de equipamentos e acessórios para sua serralheria? Adquira de quem entende e de quem não mede esforços para oferecer sempre produtos de excelente qualidade. A ASM Engenharia tem uma grande diversidade de produtos que vão valorizar ainda mais seu trabalho. Venha conhecer o nosso catálogo.
Veja a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Ferramentas