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Como criar um cronograma de projetos de serralheria?

Como criar um cronograma de projetos de serralheria?

Como você organiza os projetos dentro da serralheria? Saiba que planejamento e organização são essenciais para executar um trabalho de qualidade e que seja satisfatório para o cliente, além de melhorar as atribuições da equipe. A seguir, vamos aprender a criar um cronograma de projetos para a sua serralheria. Continue lendo e saiba mais.

Por que criar um cronograma de projetos? 

Um cronograma de projetos nada mais é do que uma organização de todos os passos que precisam ser executados para que o objetivo definido seja alcançado.

Mas, por que é importante fazer esse planejamento? Manter uma planilha de projetos atualizada possibilita que o serralheiro tenha uma visão mais ampla das suas demandas, além de garantir mais controle sobre essas propostas.

É por meio do cronograma que o serralheiro consegue definir etapas e prazos, identificar ausência de recursos, calcular valores, reajustar preços, antecipar riscos e ficar mais pronto para os desafios que podem surgir em cada projeto.

Para quem trabalha em equipe, o cronograma também ajuda a dividir as tarefas de forma igualitária, sem sobrecarga de trabalho e estimulando o melhor desempenho de todos os integrantes.

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Como criar um cronograma de projetos? 

Agora que você já sabe qual é a importância de um cronograma de projetos, vamos saber como criá-lo? Em primeiro lugar, você deve dedicar um tempo para esta atividade, que precisa ser detalhada e bem organizada. Veja como fazer:

Passo 1: Definição das atividades do projeto 

A primeira etapa do cronograma é o desmembramento do projeto. Nesse momento, todas as tarefas dos projetos devem ser listadas, assim como os recursos necessários para o cumprimento daquelas demandas.

Aqui, você pode listar o nome do cliente, o tipo de projeto, o material utilizado, o prazo de entrega, o valor acordado, os demais profissionais que ajudarão na sua execução etc.

Passo 2: Sequenciamento das atividades 

A etapa seguinte elenca e organiza a sequência das atividades que serão executadas. Algumas destas tarefas devem ser cumpridas seguindo uma ordem, mas outras podem seguir em paralelo com as demais, o que otimiza o tempo investido.

Nessa fase, também é importante delegar as funções para cada membro da equipe, de acordo com as necessidades da empresa e com as qualificações de cada colaborador.

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Passo 3: Estimativa de tempo para cada atividade 

Este é o momento de mensurar um tempo de execução para cada atividade que forma o projeto. É uma etapa muito importante para que o prazo oferecido ao cliente seja cumprido. 

Mas, antes de determinar um prazo específico, leve em consideração fatores como complexidade da demanda, disponibilidade de recursos e mão de obra disponível. 

Passo 4: Definição das datas de início e fim de cada atividade 

Após definir o tempo de conclusão de cada parte do projeto, chegou a hora de determinar as datas para começar e terminar todas as atividades listadas lá atrás. 

Se você já sabe que vai levar dois dias para solicitar e receber a matéria-prima do fornecedor, por exemplo, pode usar o terceiro dia para começar o próximo passo do cronograma, indicando uma data para finalizá-lo.

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Passo 5: Identificação das dependências entre as atividades 

Como vimos, dentro de um cronograma existem atividades que só podem ser executadas após o cumprimento de outras. Você deverá saber quais são essas tarefas que estão relacionadas, bem como descobrir aquelas que podem ser adiantadas ou atrasadas sem atrapalhar o andamento do projeto.

Passo 6: Criação do cronograma 

Monte o seu cronograma com todas as informações descobertas nos processos anteriores. Lembre-se de verificar se esse planejamento é realista, ou seja, se o cronograma realmente pode ser executado ou se precisa de ajustes.

Todos os estágios do projeto devem estar dentro do prazo oferecido ao cliente, mas, antes de tudo, é preciso que esse cronograma seja executável, dentro do que você pode fazer e não do que gostaria de entregar.

Para criar o seu cronograma, você pode optar por duas ferramentas muito úteis: o Microsoft Project e o Gantt Project. São softwares que vão ajudar a definir a sequência de etapas, a calcular os custos e a delegar cada atividade, tudo de uma maneira bem prática e intuitiva.  

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