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Controle de fornecedores na serralheria: como fazer?

Controle de fornecedores na serralheria: como fazer?

A sua serralheria já possui um controle de fornecedores? Saiba que essa organização é fundamental para a evolução do seu negócio. Afinal, mais do que distribuidores de matéria-prima, esses profissionais são verdadeiros parceiros estratégicos das empresas fabricantes de produtos. Confira as nossas dicas para criar um planejamento eficiente de fornecedores.

Qual é a importância dos fornecedores? 

A serralheria é uma área cuja produção depende, majoritariamente, da solicitação de clientes. Essa característica reforça a necessidade do profissional em contar com fornecedores que possam atender a essas demandas e suas especificações.

O fornecedor, portanto, tem um papel fundamental no processo produtivo da serralheria. Além de disponibilidade de material, é com o fornecedor que o serralheiro negocia preços, prazos e características dos produtos.

Esses e outros detalhes influenciam diretamente no trabalho que o serralheiro oferece para os seus clientes. Por isso, dizemos que o fornecedor é bem mais do que um vendedor de matéria-prima.

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Como encontrar bons fornecedores para serralheria? 

Agora que você já conhece a importância de contar com bons fornecedores para serralheria, como fazer para encontrar esses profissionais? A seguir, algumas dicas que podem ajudar.

Avaliação interna 

É de extrema importância que o serralheiro conheça detalhadamente a sua serralheria, saiba do que ela precisa e esteja a par das demandas mais comuns dos clientes. 

A partir dessa avaliação, ele deverá definir critérios específicos que atendam a essas necessidades, o que vai facilitar a escolha de determinado fornecedor.

Se a sua serralheria exige um metal resistente, com alto grau de pureza e acabamento de qualidade, não faz sentido optar por um fornecedor que não atenda a esses critérios, não é verdade?

Pesquisa de mercado 

O segundo ponto importante é a pesquisa de mercado, que pode ser feita pela internet e por meio de indicações de outros profissionais do ramo.

A pesquisa deve ser abrangente e, além de focar nos critérios estabelecidos anteriormente, também deve averiguar detalhes valiosos, como o prazo de entrega ofertado e a disponibilidade de produtos.

Além disso, não devemos esquecer de conferir a reputação da empresa, sua capacidade de atendimento e experiência no mercado. Afinal, ter um estoque variado não garante boas relações comerciais.

Por fim, mas não menos importante, é preciso verificar a qualidade dos materiais fornecidos, a forma com que o atendimento é realizado e a pontualidade na entrega dos produtos.

Todos esses fatores são cruciais para a escolha do melhor profissional e também para garantir que essa parceria seja durável, confiável e tenha o melhor custo-benefício para ambas as partes.

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Como fazer o controle dos fornecedores?

Após a escolha do fornecedor que vai fazer parte da sua serralheria, chegou a hora de organizar os dados dessas empresas. Como fazer isso? Temos algumas sugestões. Veja a seguir:

Organização das informações

Mantenha um registro atualizado de todos os fornecedores, com suas informações de contato, nome do representante da empresa, endereço da organização, número de telefone e e-mail.

Essas informações devem estar acessíveis para facilitar a solicitação e o acompanhamento de pedidos.

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Registro das transações comerciais 

Ter esse cuidado é muito importante para que o serralheiro conheça e avalie os materiais que mais utiliza, o preço pago em cada transação, o cumprimento dos prazos etc. Esse acompanhamento é muito simples de fazer e pode ser muito útil em transações futuras.

Critérios de relacionamento 

Estabeleça um canal de comunicação eficiente com o fornecedor. Assim, todos os problemas podem ser resolvidos com rapidez e de forma satisfatória para ambas as partes. 

Defina também um prazo para a resposta de e-mails enviados e para o retorno de telefonemas realizados, além de criar uma política de resolução de conflitos e impasses.

Vale lembrar que o controle de fornecedores é uma atividade que precisa ser contínua, ou seja, deve ser revisado periodicamente, com atualização de dados, exclusão ou inclusão de informações, além de aperfeiçoamento de processos.

Esse controle pode ser feito por meio de planilhas, softwares específicos ou, até mesmo, por ferramentas de gestão dos próprios fornecedores. São alternativas viáveis e eficientes para realizar esse monitoramento.

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