O vergalhão é utilizado, basicamente, para melhorar a sustentação e a resistência do concreto armado, por isso é um elemento indispensável na construção civil. Vamos saber mais sobre essa peça metálica e para que ela serve? Continue com a gente.
O que é vergalhão?
O vergalhão é uma barra metálica, encontrado em diâmetros e formatos diversos, considerado imprescindível nas etapas de fundação e sustentação de uma obra. Costuma ter a superfície nervurada, mas também é produzido com superfície lisa, o que confere à peça mais maleabilidade.
Apesar de ser conhecido como varão ou viga de ferro, o vergalhão é feito de aço, mais precisamente a partir de uma liga composta de ferro e carbono.
A viga metálica costuma ser produzida em varas de 12 metros de comprimento. Quanto ao formato, pode ser longitudinal ou dobrado e seu diâmetro costuma variar entre 2,4 a 40 mm. Ou seja, é um produto bastante versátil.
Dica: Conheça os tipos de viga de aço
Para que serve o vergalhão?
A principal aplicação do vergalhão é na construção civil, local em que a peça é usada para reforçar as estruturas de concreto armado, conferindo mais resistência às estruturas desse segmento, como as lajes, as vigas, os pilares e as fundações.
A combinação do concreto e do aço aumenta a resistência à tração e à compressão, evitando que as estruturas sofram rachaduras ou deformações com o passar do tempo. Portanto, é um item que também deixa a obra mais segura.
Apesar de ser mais utilizado na construção civil, o vergalhão também é bastante aplicado em projetos de decoração de ambientes internos e externos. O estilo industrial, que investe em materiais aparentes, é o mais comum.
Por que utilizar vergalhão?
O vergalhão é um elemento de fácil aquisição, pode ser encontrado em formatos, tamanhos e diâmetros diferentes, o que o torna também muito versátil. Além disso, é uma peça considerada essencial na construção civil pelas suas propriedades.
Quando utiliza o vergalhão em sua composição, a obra atinge um nível mais alto de segurança e estabilidade, reduz os riscos de desgastes e deformações, além de aumentar a resistência à tração e à compressão da área onde a peça é inserida.
Por ser uma peça resistente, o vergalhão eleva a durabilidade da obra, além de reduzir os seus custos. Isso acontece porque a junção do aço e do concreto faz com que o espaço da aplicação seja melhor aproveitado, além de reduzir o consumo do cimento e dos demais ingredientes usados no preparo da massa.
Portanto, podemos dizer que o vergalhão não é apenas uma peça de sustentação, mas um material que confere à construção qualidades imprescindíveis, como segurança, baixo custo e durabilidade.
Dica: O que é manutenção preventiva e por que fazer?
Como escolher o vergalhão correto?
Diante da variedade de vergalhões disponíveis no mercado, é muito comum que surjam dúvidas a respeito da escolha adequada desse material.
A orientação mais importante é seguir o que estiver estabelecido no projeto da obra em questão. Esse documento é criado pelo projetista ou pelo engenheiro responsável e deve seguir todas as normas técnicas relacionadas.
De uma maneira geral, a escolha do vergalhão deve ser feita com base no tipo de estrutura erguida, na carga suportada pelo vergalhão e na resistência do concreto, que também deve estar de acordo com cada obra específica.
Ter essas definições bem estabelecidas é fundamental para evitar perda de dinheiro, uma vez que os vergalhões costumam ser vendidos em grande quantidade e uma única falha pode comprometer toda a obra ou gerar um grande desgaste financeiro.
A ASM Engenharia entende de qualidade, durabilidade e resistência de materiais, pois oferece as melhores ferramentas do mercado com características igualmente necessárias à execução de um projeto. Conheça o catálogo de produtos da ASM Engenharia e tenha a nossa excelência à sua disposição.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro