A serralheria é uma área de trabalho que utiliza diferentes tipos de corte para dar vida a projetos e objetos feitos dos mais diversos materiais. Além da produção, temos a instalação e o reparo de produtos. Cada projeto exige cortes e equipamentos diferentes para que o resultado seja satisfatório. Saiba mais a seguir:
Principais projetos na serralheria
Uma das características da serralheria é a variedade de serviços que ela oferece para seus clientes. O primeiro deles é a produção, em que são desenvolvidos objetos, como portões, grades, móveis e demais estruturas de metal ou aço, por exemplo.
O segundo serviço é a instalação. Trata-se da fixação de determinado objeto no seu devido lugar. Por fim, temos o reparo que é a recuperação de peças danificadas ou envelhecidas, por causa da ferrugem ou outra avaria.
Dica: Como montar uma serra circular de bancada: passo a passo
Etapas de produção na serralheria
O trabalho do serralheiro é dividido em algumas etapas, importantes para o andamento do processo. Veja só:
Desenvolvimento do projeto
Na primeira etapa da produção, o serralheiro precisa definir as diretrizes do serviço junto com o cliente. Este é o momento em que os dois analisam a funcionalidade e a viabilidade do projeto, bem como o espaço de instalação.
Seleção dos materiais
Na etapa seguinte, o profissional escolhe os materiais que irão compor o projeto, que podem variar entre aço, alumínio, ferro e outros.
Execução
Aqui, temos a parte da execução, quando o projeto realmente sai do papel. Nessa fase, é que ocorrem os diferentes tipos de corte, com uso específico de equipamentos, de acordo com a necessidade de cada material e cada peça.
Instalação
Por fim, vem a instalação. Nessa etapa, o objeto produzido ganha seu espaço no local previamente estabelecido entre serralheiro e cliente.
Principais tipos de corte na serralheria
O corte é uma técnica fundamental na serralheria, utilizada para vários projetos, podendo variar de acordo com alguns elementos. Vamos conhecê-los?:
Angulação
A angulação influencia no tipo de corte e é uma das características a serem observadas na compra de ferramentas. Os ângulos mais comuns são de 45° e 90°, mas também existem os de 5°, 15°, 22°, 30° e outros.
No corte e montagem de esquadria, por exemplo, os ângulos de 45° e 90° são assim utilizados:
Corte a 45°: chamado de meia esquadria, acontece a 45 graus. Ele é comumente utilizado na produção de quadros metálicos.
Corte a 90°: conhecido como corte convencional, o corte reto acontece a 90 graus. A técnica é utilizada nos demais projetos.
Vale destacar que o uso de equipamentos não qualificados pode prejudicar as outras etapas da produção, como a montagem e a solda. Por isso, é importante ter equipamentos de corte de qualidade.
Veja como fazer cortes em ângulos de 45° com a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Direcionamento
O direcionamento também interfere no tipo de corte e pode ser longitudinal ou transversal. No longitudinal, a ferramenta faz o corte no sentido do comprimento do material. Já no transversal, a técnica segue no sentido da largura.
Material
O tipo de material utilizado também é um fator determinante no tipo de corte. Muitas matérias-primas são frágeis e difíceis de manusear, o que exige um bom equipamento, além de técnica do profissional.
Na serralheria, as principais matérias-primas utilizadas são alumínio, aço e ferro. Cada uma tem especificidades que o serralheiro precisa conhecer.
Dica: O que é uma serra policorte e para que serve?
Projeto
Por fim, o tipo de corte também sofre interferência do projeto a ser executado. Aqui, são levados em conta o design da peça, funcionalidade, instalação e preferência do cliente.
Devido à resistência e particularidades das matérias-primas utilizadas na serralheria, é fundamental o investimento em equipamentos de corte que façam esse trabalho com qualidade, pois, como vimos, a ferramenta é que vai transformar aquele material em um produto para consumo. Na hora de adquirir seus discos ou ferramentas de corte, conte com a ASM Engenharia. Temos os melhores produtos para montar ou aperfeiçoar a sua serralheria. Conheça nosso catálogo, invista em qualidade e melhore seus resultados.
Categorias: Serralheiro