O aço-liga é um material utilizado na serralheria, na construção civil, na indústria e em muitos outros segmentos devido às suas características e vantagens. É um produto versátil, leve, resistente e com excelente custo-benefício.
Mas, você sabe o que é o aço-liga? Por que ele é diferente dos outros tipos de aço? A seguir, vamos tirar essas dúvidas e conhecer os tipos disponíveis, como escolher e aplicar esse material no seu projeto.
O que é aço-liga?
O aço é composto basicamente de ferro e carbono. Contudo, quando existe a necessidade de um material com propriedades mais específicas, são adicionados a essa mistura outros componentes. É aí que surge o aço-liga.
Ele, portanto, é um aço especial, composto de ferro, carbono e substâncias diferentes que podem ser o níquel, o cromo, o manganês, o tungstênio, o silício, o alumínio e outros.
Além disso, o aço-liga sofre variações conforme a quantidade desses elementos de liga. Por isso, pode ser classificado em:
- Aço de baixa liga: possui, no máximo, 5% de elementos aditivos;
- Aço de média liga: possui entre 5% e 12% de elementos aditivos;
- Aço de alta liga: tem mais de 12% de elementos aditivos na sua composição.
Dica: Conheça os principais acessórios para serralheria
Como o aço-liga é classificado?
Levando em conta a composição química do aço-liga, ele costuma receber o nome do elemento que foi adicionado à sua formação original.
Logo, a substância predominante é que vai determinar a sua nomenclatura. Desta forma, o aço-liga pode se chamar aço-cromo, aço-níquel, aço-silício e assim por diante.
Tipos de aço-liga
Outra classificação do aço-liga é referente ao tratamento que ele recebe para potencializar suas propriedades. Assim, temos os seguintes tipos:
Temperados e revenidos
Esse tipo de aço-liga recebe um tratamento que aumenta a sua resistência. O aço temperado é levado ao fogo e rapidamente resfriado, enquanto o aço revenido sofre uma nova elevação de temperatura para ampliar a sua tenacidade.
Tratáveis termicamente
Aqui, temos um aço com tenacidade e resistência superiores ao aço carbono, sendo encontrado, em sua maioria, na forma de chapas.
Resistentes à corrosão e ao calor
Esse tipo de aço, após o tratamento recebido, se torna menos suscetível à corrosão e às variações de temperatura.
Diferença entre o aço-liga e aço carbono
Como vimos, o aço-liga é um tipo especial de material e, em relação ao aço carbono, possui algumas diferenças importantes. Dentre as distinções, podemos listar:
Composição
Enquanto o aço carbono é composto apenas por duas substâncias básicas, o ferro e o carbono, o aço-liga tem o acréscimo de uma terceira substância, que pode ser o níquel, o cromo, o alumínio etc.
Características
O aço carbono é, naturalmente, menos resistente à corrosão devido à sua composição mais simples. O aço-liga, por sua vez, ao receber a adição dos elementos citados, ganha mais resistência e durabilidade.
Outro ponto de diferença é em relação à dureza. O aço-liga tem uma firmeza maior do que o aço carbono. Isso quer dizer que ele é menos suscetível a rompimentos ou deformações.
A ductilidade também é um detalhe que diferencia os dois tipos de material. É o que determina a elasticidade do material. Nesse quesito, o aço-liga também apresenta vantagem em comparação ao aço carbono.
Aplicação
A terceira diferença entre o aço-liga e o aço carbono está na aplicação de cada item. A segunda opção é mais indicada para construções mecânicas, por causa da sua resistência e maleabilidade.
Já o aço-liga é mais encontrado em estruturas de concreto armado da construção civil, devido à sua alta capacidade de suportar pesos. Já na área de fundição, tanto o aço-liga quanto o aço carbono possuem indicações eficientes de uso.
As diferenças entre o aço carbono e o aço-liga não são utilizadas para afirmar que um é melhor do que o outro, mas para compreender que cada material tem propriedades específicas e deve ser usado de acordo com a necessidade do projeto.
Como escolher o aço-liga?
Na hora de escolher o aço-liga para o seu projeto, um ponto importante é ficar atento às classificações listadas pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica) e as especificações da SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e do AISI (Instituto Americano de Ferro e Aço).
São utilizados letras e números para definir:
- O elemento presente no aço-liga;
- O teor desse elemento, que vai classificá-lo em aço de baixa, média ou alta liga;
- O teor de carbono na composição.
O objetivo da classificação é oferecer ao consumidor um conhecimento mais abrangente do produto que ele está utilizando, fazendo as adequações necessárias ao seu projeto e escolhendo o aço de acordo com as características que ele precisa naquele momento.
Dica: Corte e dobra de chapas de aço: saiba tudo
Como utilizar aço-liga?
O aço-liga é reconhecido pela sua versatilidade, uma vez que a sua composição pode variar bastante, oferecendo propriedades diferentes conforme o elemento usado na sua formação.
Essa característica faz com que o aço-liga seja utilizado para as mais variadas funções e nos mais diferentes formatos como, por exemplo:
- Fabricação de molas, devido à sua resistência e elasticidade;
- Criação de estruturas de concreto armado, devido à sua capacidade de suportar peso;
- Criação de objetos através do processo de fundição;
- Criação de eixos, engrenagens e rolamentos;
- Criação de chapas metálicas para os mais diversos usos;
- Fabricação de barras e tubos de aço;
- Criação de ferramentas, devido à sua ductilidade e resistência mecânica;
- Fabricação de eletrodomésticos e utensílios médico-cirúrgicos, por sua resistência à corrosão;
- O aço-liga também pode ser usado em ambiente quente ou frio, adaptando-se bem a qualquer temperatura.
A versatilidade do aço permite, ainda, que o aço-liga seja utilizado na agricultura, na indústria automobilística e aeroespacial, na mineração, na indústria de energia eólica e muito mais.
Como vimos, o aço-liga é um tipo de aço, mas cujas características variam conforme o elemento de liga adicionado à composição. É um material muito útil, versátil e com custo-benefício que atrai consumidores dos mais variados segmentos.
E por falar em resistência e durabilidade, que tal conhecer um pouco mais sobre os produtos da ASM Engenharia? Temos ferramentas, discos de corte, acessórios, brocas e vários itens que não podem faltar para melhorar a eficiência do seu trabalho. Aqui, a qualidade é o elemento principal dos nossos produtos. Conheça o nosso catálogo e entre em contato para saber mais.
Veja a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Serralheiro