Serralheiro

Conheça os principais tipos de tubo de aço

Conheça os principais tipos de tubo de aço

Os tubos de aço são usados na criação de muitos objetos e estruturas que vemos e usamos no dia a dia, mas que nem sempre nos damos conta. A seguir, vamos conhecer os principais tipos de tubo de aço, suas características e indicações de uso.

O que é tubo de aço? 

Tubos de aço são estruturas metálicas, com formatos, diâmetros, espessuras e comprimentos variados. Além de versáteis, são peças leves, de fácil manuseio, com alta resistência e durabilidade.

Para que servem os tubos de aço? 

Os tubos de aço são usados em uma infinidade de situações, devido às suas propriedades e qualidades. Podem ser usados na fabricação de maquinários, em tubulações e estruturas, na condução de substâncias líquidas ou gasosas, na fabricação de objetos de uso doméstico e profissional, dentre outras funções.

Dica: Conheça os benefícios da estrutura metálica para seu projeto

Conheça os tipos de tubo de aço 

Os tubos de aço podem variar de acordo com o material do qual é feito, que pode ser o aço carbono, aço galvanizado ou aço inoxidável, e também de acordo com o seu formato. Vamos conhecer os tipos de tubo de aço levando em conta a sua forma.

Tubos quadrados

Os tubos quadrados de aço são também conhecidos como metalon, com uma grande quantidade de aço carbono em sua composição. Também podem ser fabricados com ou sem costura, com acabamento preto ou galvanizado. 

É um tipo de tubo bastante resistente à atuação mecânica, por isso, é muito usado na indústria, especialmente na confecção de maquinários.

Tubos retangulares

Os tubos de aço retangulares são mais indicados para uso em estruturas metálicas, como vigas e colunas de sustentação, devido à alta resistência e durabilidade. 

Entretanto, o uso desse tipo de tubo em maquinários, postes, movelarias, fundações, mezaninos e suportes para pisos também é muito comum, especialmente devido ao seu formato retangular.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Tubos industriais redondos

Os tubos de aço redondos são feitos de aço carbono, mediante um processo de solda, que confere ao material uma costura longitudinal. É um modelo muito aplicado em projetos arquitetônicos e na construção civil.

No dia a dia, vemos os tubos redondos em corrimões, academias, móveis, postes, portões etc.

Tubos redondos de condução

Um dos tipos de tubo mais versáteis, o tubo redondo de condução pode ser encontrado em formatos, acabamentos, larguras e espessuras distintos, se adequando às necessidades da obra em questão.

Por serem maleáveis e flexíveis, os tubos redondos de condução são os ideais para movimentar gases e outras substâncias nas mais diferentes temperaturas.

Dica: Como aumentar a vida útil dos equipamentos da serralheria

Tubo de aço com e sem costura: saiba a diferença 

Ao longo do texto, citamos uma característica comum em alguns tubos de aço: a presença ou a ausência de costura. Afinal, o que significa e qual a diferença entre um tubo de aço com e sem costura?

A costura, na verdade, é a solda presente no tubo e que resulta do seu processo original de fabricação, realizado a partir da junção de chapas de metal

Então, o tubo com costura é aquele que possui a linha de solda em sua extensão. Esse tipo de tubo tem espessuras, tamanhos e diâmetros diferentes, exatamente devido à versatilidade de sua criação.

São encontrados mais facilmente no mercado, sendo aplicados com frequência na fabricação de máquinas agrícolas, maquinário fitness, brinquedos e no setor automotivo.

Já os tubos de aço sem costura têm uma extensão uniforme, sem alterações, ou seja, sem linhas de solda. São feitos a partir de uma única peça de metal.

Pelo fato de não ter emendas em sua composição, o tubo de aço sem costura também é considerado mais seguro na condução de elementos com alta pressão, como gases, óleos e outros.

A ASM Engenharia tem as ferramentas e os acessórios mais robustos e eficientes do mercado para deixar o seu trabalho ainda mais profissional e requisitado por clientes e parceiros. Venha conhecer o nosso catálogo de produtos e surpreenda-se com a qualidade, a eficiência e o custo-benefício de nossas peças.

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:

Categorias: Serralheiro