O corrimão é o parceiro indispensável das escadas, estejam elas localizadas em ambientes internos ou externos. Além de garantir a segurança das pessoas que circulam por aquele local, o corrimão também vem sendo inserido na decoração. Mas, será que existe um material ideal para sua fabricação? É sobre isso que falaremos agora.
O que é e para que serve o corrimão?
O corrimão é uma superfície de apoio, que acompanha toda a extensão de uma escada. Sua principal função é servir de suporte para quem sobe ou desce os degraus, facilitando esse trajeto e reduzindo o risco de quedas e outros acidentes.
Outra função da peça é guiar as pessoas pela escada, em casos de baixa visibilidade, causada por presença de fumaça ou por pouca luminosidade, por exemplo. Além disso, o corrimão também vem sendo bastante explorado como item decorativo, se adaptando ao estilo da residência.
Dica: Manutenção de metais: como aumentar qualidade e durabilidade
Qual é a importância do corrimão?
O corrimão é de extrema importância em ambientes com escadas porque oferece mais segurança e agilidade aos moradores e visitantes, evitando acidentes graves como quedas e escorregões.
Especialmente para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, o corrimão é um imprescindível acessório de apoio durante o uso das escadas.
Outro local onde o corrimão também desempenha um papel de destaque é na área da piscina. Por ser um local naturalmente úmido e escorregadio, o entorno da piscina também exige um suporte de apoio para melhorar a segurança dos usuários.
Qual é o material ideal para o corrimão?
Podemos encontrar o corrimão em formatos e materiais diversos. Conheça, a seguir, os materiais mais utilizados na elaboração deste objeto.
Ferro forjado
O corrimão de ferro forjado é uma opção interessante para quem busca durabilidade, além de uma decoração elegante e personalizada. Esse material permite a criação de desenhos variados em toda a extensão da peça. A sua desvantagem é a corrosão, que pode ocorrer durante o contato com a umidade.
Alumínio
O alumínio é um material com aparência elegante, de baixa manutenção, durável e se adapta muito bem aos mais variados estilos de decoração, especialmente os mais modernos.
Aço inox
O aço inox também é um material com excelente durabilidade, uma vez que é resistente à corrosão. Pode ser usado em ambientes internos e externos, além de ser higiênico, ou seja, pode ser limpo com muita facilidade, devido à superfície lisa.
Vidro
O vidro é um material que vem sendo empregado com frequência na criação de corrimões, principalmente por seu aspecto estético, além de funcional.
O vidro confere uma sensação de amplitude ao ambiente, combinando bem com outros materiais, como a madeira, o aço e o alumínio. Além disso, pode ser higienizado facilmente, o que reduz o risco de contaminação em locais com grande circulação de pessoas.
Madeira
Por fim, temos a madeira, material utilizado em ambientes com decoração rústica. O corrimão de madeira é indicado para áreas internas, mas também pode ficar exposto às intempéries, desde que receba um revestimento de verniz para evitar a absorção da água e a sua danificação.
Dica: Conheça os principais tipos de tubo de aço
Como instalar o corrimão?
Por se tratar de um acessório extremamente importante para garantir a segurança das pessoas em locais suscetíveis a acidentes, como escadas e piscinas, o corrimão deve ser instalado com muita atenção.
Além disso, é fundamental buscar a orientação de um profissional capacitado, que conheça todos os detalhes envolvidos nessa operação. Confira algumas dicas para auxiliar na instalação.
- Siga todas as orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As regras estão reunidas nas normas NBR 9077 e NBR 9050 e trazem dados sobre a altura do corrimão e a distância entre ele e a parede. A altura deve ficar entre 80 e 92 centímetros, que pode ser reduzido para 70 centímetros para atender as normas de acessibilidade;
- A distância entre o corrimão e a parede deve ser de, pelo menos, 4 centímetros, o suficiente para que mãos adultas se fixem no objeto;
- Instale o corrimão de forma contínua, sem interrupções;
- Fixe o corrimão corretamente, com todas as peças necessárias para um ajuste completo;
- Aplique o corrimão depois de concluir todas as outras etapas da obra, como pintura e revestimento cerâmico. Assim, você evita danos e contaminações no produto;
- O corrimão deve ser instalado a 30 centímetros da escada, o que garante que toda a estrutura será acompanhada por ele.
O corrimão é peça fundamental em determinados ambientes porque deixa qualquer local mais seguro. Se, para você, segurança e qualidade são prioridades em qualquer equipamento, conheça mais de perto as características dos produtos da ASM Engenharia. Temos ferramentas, peças e acessórios com a melhor qualidade do mercado e com excelente custo-benefício. Consulte o nosso catálogo.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro