A serralheria é responsável pela criação de peças a partir de diferentes tipos de materiais, como o aço, o ferro e o alumínio. A seguir, você vai aprender um pouco mais sobre essas matérias-primas e vai saber também como escolher o material mais adequado para cada projeto.
Quais são os projetos desenvolvidos na serralheria?
A serralheria utiliza materiais metálicos específicos para a criação dos mais variados projetos. Além de fabricar peças e acessórios, o serralheiro também está apto a fazer reparos e investir em designs mais elaborados, de acordo com a necessidade e preferência de cada cliente.
Assim, a serralheria consiste na fabricação e restauração de:
- Portões, portas e janelas;
- Grades, cercas e esquadrias;
- Móveis diversos, como camas, mesas, cadeiras e estantes;
- Itens decorativos, como candelabros e aparadores;
- Corrimões, guarda-corpos e muitos outros.
Dica: Móveis planejados em aço: amplie os serviços de serralheria
Quais são os materiais mais utilizados na serralheria?
Os materiais metálicos são os insumos mais utilizados pelo serralheiro na confecção de seus projetos de serralheria. Vamos conhecê-los?
Aço
O aço, ou aço carbono, é composto de dois ingredientes básicos: o ferro e o carbono. É uma liga metálica bastante utilizada na serralheira devido à sua resistência e durabilidade, sendo aplicada até mesmo na fabricação de outras ligas, como o aço inox.
O aço inox é composto por liga de aço, níquel e cromo. É um material resistente à corrosão e, por isso, é muito aplicado em equipamentos médicos, eletrodomésticos e acessórios decorativos.
Outro material muito utilizado na serralheria na fabricação de grades e portões é o metalon, feito de aço carbono. O metalon é resistente, leve, durável e tem um preço bastante acessível se comparado a outras matérias-primas.
O aço pode ser encontrado em formatos, espessuras e tamanhos diferentes, o que o torna também muito versátil.
Ferro
Abundante na natureza, o ferro é um dos materiais mais empregados na serralheria, na fabricação de grades, portões, suportes, mobiliário e outros objetos. O ferro é resistente, maleável e fácil de encontrar. Além disso, também é versátil, fazendo combinações bastante harmônicas com outros materiais.
Alumínio
O alumínio é um material resistente à corrosão, durável, leve e com uma estética bastante agradável, o que faz dele uma matéria-prima muito aplicada em portões, janelas, utensílios domésticos, esquadrias e mobiliários.
O alumínio pode ser dividido em ligas metálicas, de acordo com a sua pureza e adição de outros ingredientes. Além da liga composta por 99% de alumínio, temos ligas de alumínio com cobre, manganês, silício, magnésio e zinco.
Dica: Como organizar a bancada de trabalho na serralheria?
Como escolher a matéria-prima de um projeto de serralheria?
Para o serralheiro pode ser um pouco difícil escolher o tipo de material mais adequado a cada projeto. Contudo, existem alguns pontos que, quando avaliados, facilitam essa decisão.
O primeiro deles é o tipo de objeto que será produzido, assim como as suas características, utilidade e função. Uma prateleira que guarda itens pesados precisa de um material mais resistente do que um objeto decorativo, por exemplo.
Outro detalhe importante é a opinião do cliente. É preciso saber a preferência dele. Entretanto, vale destacar que o serralheiro pode e deve orientá-lo sobre tal escolha, já que ele, como profissional, tem conhecimento técnico para isso.
Por fim, temos a questão da manutenção. Materiais resistentes à corrosão e a impactos exigem menos reparos, o que também demanda menos custos ao proprietário.
Como desenvolver projetos com qualidade?
O primeiro passo é definir o material a ser utilizado, investindo na qualidade e boa procedência desta matéria-prima, pois essas características vão influenciar muito o resultado do projeto.
Além disso, é fundamental contar com equipamentos de alta eficiência e excelente desempenho. As serras policortes e os equipamentos de solda, como o transformador e a inversora de solda, por exemplo, são indispensáveis na serralheira.
Portanto, o serralheiro precisa priorizar o investimento em equipamentos que tenham durabilidade, que garantam um acabamento perfeito e que sejam úteis para várias aplicações, o que assegura o seu custo-benefício. Você encontra os principais equipamentos para uma serralheria na ASM Engenharia. Nossos produtos são reconhecidos pela robustez, desempenho, durabilidade e eficiência. A qualidade técnica de nossas ferramentas são a nossa prioridade. Venha conhecer nosso catálogo e surpreenda-se com os seus resultados.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro