Manutenção de metais: como aumentar qualidade e durabilidade

Os metais são utilizados para inúmeras finalidades. Apesar da versatilidade, também são materiais suscetíveis ao desgaste provocado pelo tempo e pela ação de substâncias corrosivas, exigindo manutenção frequente. Por isso, selecionamos algumas dicas para aumentar a durabilidade dos seus equipamentos de metal. Confira a seguir:
O metal é um elemento químico, conhecido pela boa condução térmica e elétrica, além do brilho e resistência. Essas características fazem com que o metal seja utilizado na fabricação de uma infinidade de objetos, acessórios, equipamentos e ferramentas de uso geral.
Outra característica do metal é a facilidade de perder elétrons quando entra em contato com substâncias como o oxigênio, presente na água e no ar. É o que chamamos de corrosão, situação da qual falaremos a seguir.
Dica: Como aumentar a vida útil dos equipamentos da serralheria
A corrosão é um fenômeno químico que acontece na maioria dos metais sem proteção. Como vimos, trata-se da deterioração do metal após o contato com o oxigênio presente no ar e na água.
Geralmente, a corrosão é confundida com ferrugem. Mas, na verdade, são diferentes. Confira as fases da corrosão:
Essa é a primeira etapa da corrosão, quando o metal começa a apresentar pontos escuros decorrentes da sua exposição ao oxigênio.
A corrosão é o desgaste que o metal sofre, com perda de material em maior ou menor intensidade.
A ferrugem é o estágio final da corrosão, quando há produção de hidróxido de ferro e o metal já apresenta uma coloração avermelhada indicando a deterioração. Nesta fase, o metal começa a perder resistência.
Peças corroídas e enferrujadas são extremamente prejudiciais porque, ao perderem resistência, elas também se tornam mais frágeis e menos estáveis, o que é um grande perigo para estruturas de sustentação.
Em equipamentos e ferramentas, a corrosão também é prejudicial, pois demanda mais manutenção, substituição de peças, pode interferir no funcionamento do aparelho, além de atrapalhar o seu manuseio.
Felizmente, é possível prevenir a corrosão de metais adotando algumas medidas de proteção. Dentre elas, podemos citar:
Dica: Saiba como funciona o processo de galvanização
Quando o metal já começa a apresentar sinais de oxidação, é hora de fazer a manutenção reparativa, com a aplicação de uma tinta protetora. Mas, antes, é preciso limpar a peça com aplicação de um dos produtos a seguir:
O removedor elimina os resquícios da ferrugem e ainda impede uma nova oxidação, devido à camada de fosfato gerada durante a sua aplicação.
O convertedor também elimina a parte oxidada, deixando a superfície homogênea e pronta para o passo seguinte.
Depois da limpeza, o metal pode receber uma nova pintura, feita com tinta sintética, que é mais resistente e durável.
A ASM Engenharia sabe da importância da durabilidade de peças e equipamentos de trabalho e, por isso, investe na qualidade e na resistência dos seus produtos para que você tenha acesso ao melhor custo-benefício do mercado. Como exemplo, temos a Policorte Portátil Ultra AC713, com pintura eletrostática que confere à ferramenta melhor acabamento estético e excelente durabilidade.
Confira nosso catálogo de produtos e surpreenda-se com os nossos diferenciais.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Ferramentas