Ferramentas

Manutenção de ferramentas manuais: como fazer?

Manutenção de ferramentas manuais: como fazer?

Ferramentas elétricas são popularmente conhecidas pela eficácia e agilidade, mas também pela importância da manutenção periódica delas. Acontece que, quando o assunto é a manutenção de ferramentas manuais, muitos profissionais parecem se esquecer da relevância desse processo. E só porque elas possuem um funcionamento mais “simples”, por assim dizer.

Portanto, se você acha que o martelo, alicate e outras ferramentas manuais não necessitam de constante atenção e reparos, este post vai mudar a sua opinião. Confira nossas dicas e descubra como fazer uma eficiente manutenção de ferramentas manuais!

Como fazer a manutenção de ferramentas manuais?

A seguir, apresentamos ótimas dicas de como realizar a manutenção de ferramentas manuais para tê-las sempre à disposição e com o máximo de eficiência!

Dica: 5 dicas para remover ferrugem de ferramentas elétricas

Remova a ferrugem

A falta de limpeza após o uso e a negligência no armazenamento e preservação das peças pode fazer com que as partes metálicas sejam invadidas pelo processo de oxidação. Quanto mais tempo passar, mais as suas ferramentas estão sujeitas ao processo corrosivo da ferrugem.

Caso isso tenha acontecido na sua oficina, siga algumas das dicas abaixo para remover a ferrugem de ferramentas:

  • mergulhe as peças em uma solução de vinagre branco e deixe por algumas horas. Depois, retire-as e seque com um pano;
  • refrigerante de cola também pode servir para remover ferrugem, basta deixar o produto agir sobre as ferramentas por 24 horas, pelo menos;
  • limão e sal é outra dica interessante, sendo necessário cobrir as ferramentas com uma camada de sal com suco de limão, deixando a mistura agir por cerca de um dia.

Faça a limpeza correta

Quando falamos de manutenção de ferramentas manuais, aí vai uma grande dica: limpe-as sempre após o uso. Isso vai evitar o acúmulo de sujeira, pó e partículas que podem reduzir o desempenho delas ou mesmo iniciar um processo lento de degradação — como a ferrugem acima citada.

banner

Assim, a manutenção de ferramentas manuais passa diretamente pelo cuidado em limpá-las tanto após o uso imediato quanto periodicamente, de maneira mais profunda. Preferencialmente, com produtos específicos para cada tipo de ferramenta da sua oficina.

Atenção aos processos de armazenamento e preservação

Por último, evite deixar os seus materiais sobre o balcão ou simplesmente abandonadas em armários ou gavetas. Existem painéis, suportes e compartimentos específicos para a preservação e o armazenamento das suas ferramentas.

Isso ajuda não só na conservação da peça, mas deixa o espaço de trabalho organizado. Algo que pode melhorar a sua produtividade e agilizar a busca pelas suas ferramentas, sabendo sempre onde elas estarão.

Prefira ferramentas manuais de alta durabilidade

Por fim, a manutenção de ferramentas manuais pode ocorrer naturalmente, respeitando o ciclo de vida útil delas. Lembrando que, quanto melhor a qualidade do produto, mais durável e resistente ele vai ser.

É por isso que gostaríamos de convidar você para conhecer os produtos da ASM Engenharia, que são referência no mercado e vão conferir melhora no desempenho e na utilização das suas ferramentas favoritas!

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:

Categorias: Ferramentas