A lubrificação nada mais é do que a aplicação de óleo ou graxa em peças e equipamentos. Uma tarefa simples, mas considerada fundamental para a longevidade e eficiência desses objetos. A seguir, vamos conhecer com mais detalhes a importância de manter ferramentas e máquinas bem lubrificadas.
Para que serve a lubrificação em máquinas e equipamentos?
A lubrificação forma uma película protetora na superfície trabalhada, reduzindo o atrito entre os componentes daquele objeto, controlando a temperatura e amenizando o desgaste. Com isso, a máquina ganha eficiência e durabilidade.
Dentro da serralheria, uma área em que as ferramentas funcionam continuamente e em temperaturas elevadas, a lubrificação não pode ser negligenciada. Do contrário, o profissional precisará arcar com equipamentos defeituosos, custos com reparos e projetos pausados por falta de instrumentos de trabalho.
Dica: Como aumentar a vida útil dos equipamentos da serralheria
Quais são os benefícios da lubrificação para equipamentos de serralheria?
Vimos que a lubrificação tem ação protetora. Vamos ver de que forma essa proteção acontece, na prática? Veja a seguir:
Diminuição do atrito entre as peças
A principal função do lubrificante é minimizar o contato entre as peças, dando mais suavidade a esse encontro. Em virtude desse benefício, outras vantagens são percebidas, como as listadas a seguir.
Redução de ruídos
O pouco atrito entre as peças ameniza os ruídos provocados por esse contato. Assim, o profissional percebe um conforto maior ao manusear a máquina lubrificada.
Prevenção contra o aumento da temperatura
O atrito entre os componentes costuma elevar a temperatura da ferramenta, o que também é muito incômodo e pode levar a desgastes da peça. Com uma boa lubrificação, o calor produzido permanece sob controle.
Prevenção contra quebras prematuras
Outra consequência do atrito entre as peças é o desgaste, que resulta em quebras e falhas. O lubrificante protege a peça de danos e avarias, evitando reparos e substituições antes do prazo.
Aumento da vida útil
Peças e ferramentas lubrificadas duram mais porque ficam menos expostas a desgastes causados pelo atrito excessivo e pelas altas temperaturas.
Aumento da produtividade
Uma lubrificação correta aumenta a eficiência de uma ferramenta. Com um desempenho melhor, o profissional consegue produzir mais em menos tempo, sem perder a qualidade do serviço.
Aumento da qualidade do trabalho
A consequência positiva final do uso de máquinas com boa lubrificação está no resultado dos projetos. Eles ganham mais qualidade, mais precisão nos acabamentos e apresentam menos defeitos.
Apesar de todos os benefícios da lubrificação, ressaltamos a importância de contar com bons equipamentos para garantir essa qualidade. Afinal, não basta investir em lubrificação quando a sua ferramenta é, por si só, pouco eficiente, não é verdade?
Dica: Conheça as vantagens da serra policorte portátil
Quando fazer a lubrificação de máquinas e equipamentos?
A orientação básica é seguir o manual do fabricante. Paralelo a isso, é importante observar os sinais emitidos pela máquina e que podem sugerir essa necessidade.
Então, se o equipamento esquenta muito durante o uso, faz muito barulho, vibra mais do que o normal ou precisa de mais força para funcionar melhor, verifique os níveis de lubrificação e faça os ajustes.
Para não ser pego de surpresa com alguma falha inesperada, crie um calendário de manutenção preventiva para suas ferramentas. Defina prazos e pontos a serem observados nessa inspeção para averiguar o estado geral das suas máquinas.
Uma dica é aproveitar a época em que as demandas de projetos estão reduzidas. Assim, as ferramentas podem ser analisadas com cuidado e atenção e sempre por um especialista.
Como lubrificar equipamentos de serralheria?
A lubrificação de equipamentos é um procedimento simples, mas deve ser realizado por quem entende do assunto e, claro, com instrumentos adequados, como o aplicador de graxa e luvas.
Disponível em diversos modelos, o aplicador de graxa impede o contato do profissional com o lubrificante, evita o excesso de produto e consegue colocar a substância até nos locais menos acessíveis do equipamento.
Qual lubrificante utilizar na manutenção dos equipamentos de serralheria?
Você vai encontrar diversos lubrificantes no mercado, sendo os três tipos principais:
- Mineral: tem um preço mais acessível, porém, a sua qualidade é inferior;
- Sintético: tem um custo mais alto devido à qualidade e outras vantagens;
- Semissintético: possui propriedades dos tipos anteriores, sendo considerado uma opção interessante entre as demais alternativas.
Também é possível encontrar o lubrificante na versão pastosa, líquida ou sólida. Entretanto, o mais importante mesmo é seguir a orientação do fabricante da sua ferramenta, informação encontrada no manual que acompanha o produto.
E então, serralheiro? Como está a lubrificação dos seus equipamentos? Não esqueça de verificar, durante a manutenção preventiva, o estado geral das suas ferramentas. E, caso precise substituir peças e acessórios, conte com a ASM Engenharia. Temos o melhor custo-benefício do mercado. Conheça nosso catálogo de produtos e surpreenda-se com a nossa qualidade.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Ferramentas