Ergonomia no trabalho para serralheiros

O uso de técnicas de ergonomia no trabalho é importante não só em escritórios e ambientes administrativos. A serralheira também é um espaço que precisa dessa adequação, uma vez que a produtividade do serralheiro está ligada ao seu bem-estar, o grande objetivo da ergonomia. Vamos saber mais sobre isso?
A ergonomia no trabalho é responsável pela criação de normas e técnicas que garantam a saúde física e mental dos profissionais dentro do seu local de trabalho, ambiente em que eles passam a maior parte do seu dia.
O objetivo central é buscar o bem-estar destes indivíduos. Além disso, também oferece uma consequência positiva para a empresa, que terá colaboradores mais saudáveis, satisfeitos e produtivos.
A ergonomia no trabalho está regulamentada pela NR 17, uma norma técnica que estabelece diretrizes e outras orientações sobre as adaptações necessárias às condições de trabalho e que sejam favoráveis ao colaborador.
Dica: Quais são os materiais mais utilizados na serralheria?
Apesar de ser muito conhecida e aplicada em ambientes administrativos e burocráticos, como escritórios, a ergonomia também é uma medida imprescindível em setores operacionais e produtivos, como a serralheria.
Afinal, a serralheria é um local onde profissionais lidam diariamente com ferramentas de corte, manipulação de material, corte e montagem de peças, horário prolongado de trabalho e grande esforço físico.
Estas e outras práticas favorecem o risco de acidentes e outros desconfortos, também chamados de riscos ergonômicos, sobre os quais falaremos a seguir.
O serralheiro é um profissional que executa tarefas consideradas de alto risco. A manipulação de máquinas e objetos cortantes é uma atividade diária, assim como a movimentação de peças metálicas de um local para outro.
Além disso, a serralheria é um espaço onde há muito barulho, uso intenso e contínuo de produtos químicos, exposição à radiação, uso de ferramentas elétricas, acúmulo de materiais diversos e outras situações que podem causar diversos riscos ergonômicos. Conheça os mais comuns:
Esses e outros riscos ergonômicos reduzem a capacidade laboral do indivíduo, geram fadiga, cansaço, indisposição e resultam em baixa produtividade.
Dica: O que é manutenção preventiva e por que fazer?
Para evitar riscos ergonômicos e proporcionar um ambiente laboral mais confortável para o colaborador, é preciso adequar o espaço de trabalho, fazendo algumas mudanças, tais como:
A ergonomia no trabalho é uma necessidade de todos os setores. Invista na segurança, bem-estar e conforto da sua serralheria, equipando-a com ferramentas e acessórios de qualidade, duráveis, resistentes e que elevam a produtividade da sua equipe. Conheça o catálogo da ASM Engenharia. Temos os melhores produtos com o melhor custo-benefício do mercado.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro