Serralheiro

Dicas de restauração na serralheria

restauracao-ferrugem

A serralheria é uma área de atuação com muitas possibilidades para o profissional que se dedica ao ramo. O serralheiro pode trabalhar na produção de portões, grades e estruturas feitas dos mais diferentes tipos de material, como ferro, metalon e aço, tanto na construção civil quanto na indústria. A restauração na serralheria também é um procedimento necessário e vantajoso para o profissional e os clientes. 

Por isso, vamos falar mais sobre as técnicas de restauração mais comuns e úteis para aplicar na sua oficina. Acompanhe!

O que é restauração? 

A restauração na serralheria tem o objetivo de recuperar peças danificadas ou desgastadas por ação de agentes externos, como o sol, umidade, vento e acidente.

A técnica pode ser aplicada de diferentes formas, em materiais diversos e com métodos específicos, como veremos adiante. Os danos, por sua vez, podem ser causados por ferrugem, empenamento ou amassados em geral.

Dica: O que é disco de corte?

Benefícios da restauração 

Vale a pena investir em restauração de peças na serralheria? A resposta é sim. Já que é um serviço muito solicitado pelos clientes que preferem consertar um produto em vez de adquirir um novo. Conheça mais alguns benefícios:

Economia 

O reaproveitamento de peças é, sem dúvidas, uma das grandes vantagens da restauração. Assim, não é preciso investir em materiais novos sem necessidade, evitando consumo excessivo de objetos e prejuízos financeiros.

Lucro 

A restauração pode ser incluída na sua tabela de serviços e, dessa forma, atrair novos clientes, além de aumentar a assiduidade dos mais antigos. Uma peça aparentemente inutilizada e sem utilidade pode ser recuperada e vendida novamente, tanto para o mesmo fim ou outro objetivo. A criatividade é sua aliada nesse momento.

Sustentabilidade 

Restaurar também é uma maneira de reduzir o lixo jogado no meio ambiente, reutilizando peças e evitando novas degradações.

banner

Dicas de restauração 

Agora é hora de conhecer os principais tipos de restauração na serralheria, veja algumas dicas simples e úteis:

Ferrugem 

A ferrugem é um fenômeno químico muito comum em materiais como o aço e o ferro, e que pode ser dividida em duas fases: oxidação e corrosão. A primeira é o encontro do material metálico com o oxigênio, presente no ambiente. 

Já a corrosão, tem como principal característica a deterioração do objeto devido à contínua exposição do metal ao oxigênio. 

Quando isso acontece, há produção de hidróxido de ferro e liberação da substância avermelhada que identifica a ferrugem. Nessa fase, o material enferrujado já tem perdido parte de sua resistência.

Mesmo não sendo possível impedir que a ferrugem aconteça, podemos postergá-la. A primeira dica é evitar o contato frequente e contínuo do objeto com a água, mantendo a superfície sempre seca.

É interessante usar um anticorrosivo, que vai dar uma vida útil maior ao produto, garantindo também melhor aparência estética. O produto pode ser usado para evitar ou remover a ferrugem. Nesse último caso, o processo é simples:

  1. lixe a área enferrujada e remova a sujeira;
  2. aplique o anticorrosivo e faça o acabamento necessário.

Dica: Capacidade produtiva na serralheira: como medir?

Amassado 

Geralmente, o amassado decorre de algum atrito mais forte. Esse desgaste pode atrapalhar o funcionamento da peça ou prejudicar a sua estética. É muito comum em portas de geladeiras, por exemplo.

Algumas dicas simples e eficientes, são:

  • usar um desentupidor limpo para puxar a superfície amassada de volta;
  • usar um martelinho de ouro para golpear e remover o amassado;
  • acomodar papel alumínio sobre o amassado, aplicar gelo seco, deixar agir por 25 segundos após esquentar com um secador e retirar o papel. A superfície deverá retornar à sua forma original.

Outra técnica para restaurar peças amassadas é dar outro acabamento ao produto. Com uma esmerilhadeira e um disco apropriado, por exemplo, é possível lixar a superfície fazendo desenhos harmônicos, deixando aquela peça com uma nova aparência, eliminando qualquer vestígio da parte danificada.

Empeno 

O serralheiro que trabalha com portões já sabe que o empenamento dessas peças é muito comum, e geralmente acontece quando o portão é produzido em cima de uma superfície não plana, fazendo com que o metal se ajuste àquele formato.

Além disso, a própria solda usada pode causar alguns problemas. Felizmente, podemos reverter com uma técnica simples:

  • Use um pedaço de madeira e dê pancadas firmes na quina do portão, onde está torto, para retirar o empeno. Verifique se o resultado está como o esperado e repita a operação, se preciso.

Faça isso antes de realizar a pintura para não danificar a sua peça.

É importante destacar que é preciso avaliar cada caso para escolher a melhor estratégia de reparo. Portanto, as dicas compartilhadas devem ser utilizadas com cautela.

Conhecer as técnicas de restauração em serralherias é importante para que o profissional consiga sempre oferecer o melhor serviço ao seu cliente. Por isso, ter em mãos os produtos que o ajudam nessa tarefa é essencial.

A ASM possui um catálogo com as principais ferramentas utilizadas por um serralheiro. Visite nossa loja virtual e garanta os melhores equipamentos com um ótimo custo-benefício.

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:

Categorias: Serralheiro