O desempenho das ferramentas não está apenas associado à escolha da melhor marca do mercado, sabia?
Após a compra dos materiais necessários, você tem a responsabilidade de cuidar, conservar, limpar e prolongar a vida útil das suas ferramentas.
Então, vamos ver como isso pode ser feito sem grandes esforços e com muita qualidade? Basta conferir as dicas que separamos para você manter o melhor desempenho das suas ferramentas!
Maus hábitos podem causar problemas
Não dar a devida atenção à conservação das suas ferramentas pode causar uma série de problemas, como a gradual baixa qualidade no resultado esperado ao manuseá-las.
Além disso, negligência na limpeza e no armazenamento dessas peças pode ocasionar a oxidação, e consequentemente, a ferrugem. Isso também interfere diretamente no desempenho das ferramentas.
É importante mencionar, ainda, o quanto você consegue economizar ao cuidar dos seus materiais. Sem cuidar deles, não apenas o desempenho das ferramentas é menor, mas também a resistência e durabilidade.
Ao passar do tempo, o custo com equipamentos por falta de manutenção pode ganhar grandes proporções. Algo que poderia ser evitado, facilmente.
Conservação
Vamos acompanhar as dicas de conservação para manter o bom desempenho das ferramentas.
A primeira dica é também a mais simples: evite comprar equipamentos apenas pelo preço baixo. Como diz o ditado popular: “o barato pode sair caro”.
Continuando, é importante verificar as instruções de conservação descritas pelo fabricante. Além disso, é interessante analisar quais são as melhores opções para os equipamentos. Dessa forma, você vai ter praticidade com qualidade, e seu material terá uma maior durabilidade.
Para ferramentas de metal, lembre-se de higienizá-las logo após o uso e sempre enxugue antes de guardá-las. Vale lembrar, o local de armazenamento deve ser arejado, preferencialmente.Uma dica, espalhar pedaços de giz ajuda na absorção da umidade.
Dica: Ferramentas que não podem faltar na sua oficina
Limpeza
No que diz respeito à limpeza dos seus materiais de trabalho, foque nas instruções específicas para cada tipo de ferramenta. Veja a seguir:
- Ferramentas manuais devem ser limpas de acordo com as instruções do fabricante. Geralmente, a higienização pode ser feita com detergente ou sabão neutro e um pano seco;
- Ferramentas elétricas possuem componentes mais sensíveis. Por isso, pincéis devem ser usados para limpar as saídas de ar, assim como produtos específicos (como óleo lubrificante) ajudam a conservar o desempenho das ferramentas por mais tempo.
Em seguida, aproveite para conferir nosso artigo que fala melhor sobre como evitar a ferrugem e oxidação das ferramentas!
Manutenção regular
Por fim, é importante manter uma periodicidade na manutenção das ferramentas.
Isso pode ser feito com o auxílio das instruções do fabricante, mas também de acordo com a frequência de uso. Quanto mais usar, maior deve ser a atenção aos componentes e peças.
Crie o hábito de cuidar dos seus materiais uma vez por semana ou a cada 15 dias. E, sempre após o uso. Isso deve manter o desempenho das ferramentas por mais tempo e permitir que o seu trabalho não seja interrompido por imprevistos.
Saiba como ter um bom desempenho das ferramentas
Como falamos no começo do artigo, o primeiro passo para manter o bom desempenho dos equipamentos é escolher materiais de qualidade. Para isso, você pode contar com a ASM Engenharia. Aqui, você pode encontrar as principais ferramentas para a sua serralheria. E o melhor, com garantia de qualidade e eficiência.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Ferramentas