Fazer a conversão de unidades de medidas dentro do trabalho realizado na serralheria é muito importante para o profissional, pois o ajuda, de forma rápida e segura, a ter em mãos as medidas corretas dos itens que estão sendo elaborados, agilizando a sua produção e aumentando o domínio da tarefa executada. A seguir, confira alguns exemplos simples e práticos de como fazer essas conversões de medidas.
Sistema Internacional de Unidades: o que é?
O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um padrão de medição que utiliza sete grandezas e suas ramificações. Dessas unidades de base, surgem outras unidades de medição.
Podemos citar como exemplo o tempo, uma grandeza que organiza os eventos em uma determinada sequência de ações. Dessa unidade de base, as ramificações são as horas, os minutos, os segundos e assim por diante.
Dica: Conheça as vantagens da serra policorte portátil
Unidades de medida na serralheria
Na serralheria, a conversão de unidades de medidas é utilizada frequentemente, muitas vezes, sem o profissional perceber que está lidando com grandezas da Física e da Matemática. Conheça as unidades de medida mais comuns:
Comprimento
O comprimento é uma grandeza que identifica a distância entre um ponto e outro. Pode ser representado pelo metro (m), unidade base, cujas variações incluem o centímetro e o quilômetro, por exemplo.
Área
A área é uma grandeza geométrica que identifica o espaço que uma figura ou objeto plano ocupa em uma superfície. O seu cálculo leva em conta, basicamente, duas variáveis: a altura e a base do objeto. A área é representada geralmente pelo metro quadrado (m²).
Volume
O volume é uma grandeza da geometria espacial que mede o espaço ocupado por um objeto. O cálculo leva em conta três variáveis basicamente: altura, largura e comprimento.
O volume também pode ser convertido em capacidade líquida de um objeto, pois o líquido se adequa ao formato do objeto que o acolhe. No SI, o volume é representado pela unidade base metro cúbico (m3).
Massa
A massa é uma grandeza da Física que mede a quantidade de matéria que compõe o objeto, sendo representada pela unidade base grama (g).
Temperatura
A temperatura é uma grandeza que mede o calor dos objetos, nome popular para agitação de átomos e moléculas ou energia cinética. A temperatura pode ser medida por três unidades: Celsius (°C), Kelvin (K) e Fahrenheit (°F).
Conversão de unidades de comprimento
A conversão de unidades de medidas de comprimento é uma das mais comuns. Podemos obter múltiplos e submúltiplos multiplicando ou dividindo o valor inicial por 10. Vamos a um exemplo:
Para transformar 5 m em mm, basta multiplicar 5 x 10 x 10 x 10 = 5 mil mm.
Já para transformar 1000 m em km, basta dividir 1000:10:10:10 = 1 km.
Conversão de unidades de área
A conversão de unidades de área tem um sistema de medida centesimal. Com isso, fazemos a conversão em múltiplos ou em submúltiplos do m2 multiplicando ou dividindo cada valor por 100 para encontrarmos as suas variações.
Veja um exemplo: como converter 3 m2 em cm2. O resultado é obtido ao multiplicarmos 3 x 100 x 100 = 3000 cm2.
Conversão de unidades de volume
O sistema de medida de massa também é centesimal. Assim, é possível encontrar os múltiplos e os submúltiplos do volume multiplicando ou dividindo a medida por 100. Vamos a um exemplo:
Vimos que o volume é calculado multiplicando altura, largura e comprimento. Então, supondo que temos um cubo cujas três variáveis medem 0,5 m. Com isso, o volume do cubo é: 0,5 x 0,5 x 0,5 = 0,125 m3.
Para transformar o m3 em c3, devemos multiplicar o 0,125 x 1000 x 1000. O resultado será 125.000 cm3.
Conversão de unidades de massa
O sistema de medida de massa é decimal. Por isso, encontramos os múltiplos e os submúltiplos da massa multiplicando ou dividindo o valor por 10.
Você saberia dizer quantos gramas tem em 1 kg? Nesse caso, é preciso multiplicar o valor por 10, três vezes seguidas. Ou seja, 1 kg x 10 x 10 x 10 = 1000 g.
Conversão de unidades de temperatura
Como vimos, a temperatura pode ser mensurada por três unidades: K (kelvin), °C (Celsius) e °F (Fahrenheit). Vamos ver um exemplo da conversão entre a escala Kelvin e a escala Celsius.
Como a diferença entre a escala Celsius e a escala Kelvin é o ponto 0. Para fazer a conversão de medidas, basta adicionar 273 ao valor da temperatura atual, usando a fórmula K = C + 273. Vejamos:
Como converter 40° para a escala kelvin: K = 40 + 273 = 313 K.
Como converter 300 K para a escala °C: °C + 273 = 300, °C = 300 – 273 = 27°.
Dica: Tipos de corte na serralheria
Conheça alguns instrumentos utilizados para medir na serralheria
Os instrumentos de medida são itens que não podem faltar no trabalho do serralheiro, principalmente quando ele precisa produzir muitas peças iguais e necessita seguir um padrão de tamanho, por exemplo.
Com a trena, a escala e o paquímetro, o profissional consegue seguir uma padronização das peças elaboradas, com a precisão necessária para garantir a qualidade do objeto. Saiba mais sobre esses instrumentos a seguir:
Trena
A trena é um equipamento extremamente comum, muito usado na construção civil e na serralheria. Possui uma fita, de aço inoxidável, com uma escala numerada desenhada em toda a sua extensão. A fita fica guardada em uma espécie de caixa de plástico, sendo recolhida automaticamente após o uso.
A trena manual é a versão mais simples encontrada no mercado, mas também já é possível encontrá-la na versão a laser. É um dos instrumentos mais comuns para realizar medidas de pequenos espaços e superfícies de trabalho.
Régua graduada
Popularmente chamada de escala, a régua graduada possui medidas de comprimento restritas a centímetros e milímetros, facilitando o trabalho do serralheiro que precisa de precisão e valores específicos.
A régua também é feita de material durável, como é o caso do aço, mas já foi produzida em material mais simples, como a madeira.
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento fundamental para quem deseja precisão na hora de identificar uma medida. Também chamado de Calibre Vernier, o paquímetro verifica medidas internas e externas de objetos pequenos, como porcas e parafusos.
Para aumentar sua durabilidade, o paquímetro é feito de aço inoxidável e suas medidas são lapidadas no material em cor de destaque, como o preto. A precisão do equipamento permite a identificação de medidas de até 0,1mm.
Saber um pouco mais sobre a conversão de unidades de medidas é muito importante para o serralheiro, pois o qualifica e melhora as condições do trabalho que ele executa. Pela mesma razão, é preciso ter por perto os instrumentos de medida que facilitam e agilizam o seu processo produtivo de uma maneira muito simples.
Se você está buscando equipamentos e ferramentas para aprimorar o seu trabalho, conheça os produtos da ASM Engenharia. Temos um catálogo completo de itens com a qualidade que você só encontra aqui. Venha conferir e aproveite a eficiência dos nossos equipamentos.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Serralheiro