A etapa de corte é uma das mais importantes na execução de um projeto de serralheria. Quando feito com precisão e rapidez, o corte permite um trabalho mais rápido, ágil e sem a necessidade de reparos ou remoção de rebarbas. Para realizar essa tarefa, temos os diferentes tipos de serra de corte, encontrados em várias versões e formatos. Falaremos mais sobre eles a seguir, acompanhe!
Serra: o que é e para que serve?
A serra é uma ferramenta usada para realizar cortes em diversos tipos de materiais, como metal, aço, madeira, cerâmica, concreto e acrílico. Pode ser encontrada na versão manual e elétrica.
É uma peça muito importante para serviços em serralherias, metalúrgicas, marcenarias e na construção civil, além de ser bastante útil para o uso doméstico.
Dica: Broca escalonada: o que é e para que serve?
As serras elétricas possuem uma base de sustentação e um disco de corte ou uma lâmina, peças que, de fato, fazem a incisão na superfície trabalhada. A versão manual apresenta apenas a superfície de corte e o cabo de sustentação para segurar a ferramenta durante o uso.
Serra e serralheria
Dentro da serralheria, a serra ocupa uma função de destaque, pois possibilita que o profissional faça cortes de diversos tamanhos e profundidades, em materiais dos mais diferentes formatos, melhorando o seu desempenho no trabalho.
Seja para montar portas, janelas, portões e grades, o serralheiro encontra nos vários modelos de serra a ferramenta certa para aumentar a produtividade, ganhar mais tempo e realizar um trabalho com mais segurança e qualidade.
Principais tipos de serra
Existem vários tipos de serra com funções específicas, de acordo com o material que será cortado. Veja a seguir:
Serra tipo serrote
O serrote é o modelo mais comum dentre as serras manuais. É utilizado para cortar pedaços de madeira, exigindo uma certa habilidade e precisão de corte.
A evolução do serrote é a chamada motosserra, ferramenta elétrica, indicada para corte de troncos e pedaços mais grossos de madeira.
Serra circular de bancada
Essa é uma versão mais aprimorada da serra circular, sendo indicada para uso profissional e em um espaço amplo de trabalho. A serra circular de bancada é instalada em uma bancada resistente, dando mais segurança e firmeza ao corte.
Serra de fita
A serra de fita também pode ser utilizada em peças de madeira, mas de uma forma diferente. Em vez do disco de corte, ela usa uma fita metálica para essa função. É um pouco semelhante às serras usadas em frigoríficos e peixarias.
Serra tico-tico
A serra tico-tico é muito usada para realizar cortes redondos e retos em madeiras. Em vez de disco de corte, ela usa lâminas dentadas que realizam movimentos rápidos, subindo e descendo.
Serra mármore
É indicada para o corte de pisos, azulejos e cerâmicas. Possui alta rotação com discos diamantados, ideais para o trabalho com esse tipo de material. É a serra mais apropriada para profissionais da construção civil.
Dica: Serviço de serralheria: como precificar?
Serra circular
Esse modelo é o mais indicado para cortes de peças de madeira, como MDF, MDP etc. Apresenta corte reto e tem baixa rotação. Por utilizar vários tipos de disco, também apresenta cortes diferenciados.
Serra policorte
É usada para cortar diversos materiais, como o metal, ferro, aço, alumínio, plásticos e até papel. É uma ferramenta de uso profissional, mas que também pode ser bastante útil para quem executa projetos em casa.
A serra policorte é indicada para cortes transversais e angulares. Para isso, utiliza um disco de corte adequado.
Veja o vídeo de demonstração da Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Dicas de segurança
Por ser uma ferramenta de corte, a serra pode causar acidentes provocados por descuido ou uso incorreto. Confira algumas dicas de segurança na hora de trabalhar com o equipamento:
- utilize óculos e protetores auriculares;
- utilize luvas para evitar o incômodo do aquecimento da máquina;
- utilize botas resistentes para manter os pés protegidos;
- utilize máscara de proteção.
- durante a realização do corte, mantenha o foco na atividade para evitar acidentes.
- leia atentamente o manual de utilização do fabricante do equipamento.
As serras são ferramentas indispensáveis em serralherias, oficinas, marcenarias e na construção civil. Os diversos modelos e funções possibilitam cortes diferentes e manuseio de materiais diversos, ampliando as possibilidades de serviços do profissional.
A ASM Engenharia possui um catálogo composto por serras policorte. Conheça nossas ferramentas e potencialize seu dia a dia de trabalho. A tradição, comprometimento e qualidade garantem a eficiência de nossos produtos.
Categorias: Ferramentas