Saiba como usar uma serra elétrica

Dentro de uma serralheria, encontramos diferentes tipos de equipamentos. Um dos mais importantes é a serra elétrica, ferramenta essencial para a execução de projetos variados através do corte de material. A seguir, falaremos mais sobre os tipos de serra elétrica e como usar a peça corretamente.
A serra elétrica é uma ferramenta de corte muito utilizada na serralheria devido à sua versatilidade, praticidade e facilidade de uso. É indicada para cortes superficiais e profundos em materiais diversos, como madeira, metal, alumínio, piso e aço.
Para realizar os cortes, a serra elétrica precisa de um acessório indispensável: o disco de corte que também pode variar conforme o material a ser cortado.
Dica: Discos de corte ASM Ultra: tudo que você precisa saber
Existem alguns modelos diferentes de serras elétricas e cada um deles possui funções específicas, como veremos a seguir:
Veja o vídeo de demonstração da Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
O primeiro passo para saber como usar uma serra elétrica é conhecer alguns termos importantes sobre o equipamento. Os principais são:
Significa a quantidade de energia elétrica consumida com o uso da peça. Também está diretamente ligada ao nível de força do equipamento. A letra que sinaliza essa informação é o W, que significa watt.
Conhecida como voltagem, a tensão é simbolizada pela letra V, que significa volt, e indica a força com que a energia passa pelos fios de eletricidade.
Tem a letra F como símbolo e o hertz como unidade de medida. Representa a oscilação da rede elétrica à qual o equipamento está conectado.
Acompanhe agora algumas dicas essenciais ao uso da serra elétrica para que você possa aproveitar todas as suas funcionalidades com segurança e eficiência.
Existem vários tipos de disco de corte e o serralheiro deve buscar aquele que se encaixa no objetivo definido. Alguns exemplos são os discos dentados, abrasivos e o disco diamantado.
Marcar o local que será cortado é uma medida simples, mas que direciona e facilita o trabalho do profissional, evitando que ele vá além do necessário ou perca peças. Use uma régua e um lápis para fazer as marcações.
Os equipamentos de segurança, conhecidos como EPI’s, evitam acidentes que podem ocorrer até com quem tem muita experiência no uso da serra. São indispensáveis: óculos, protetor auricular, botas, macacão, luvas e máscara.
Dica: Como comprar ferramentas elétricas: passo a passo
Sempre que for usar a serra elétrica, ilumine bem o local de trabalho para evitar acidentes. Caso escolha uma serra de bancada, instale-a em um local que tenha boa iluminação e ventilação.
Jamais deixe a serra ligada após o uso. Assim, você evita que pessoas não autorizadas mexam no equipamento e sofram algum tipo de acidente grave. Se tiver crianças em casa, então, tenha cuidado redobrado.
O manual de instruções é o que deve nortear o uso da sua máquina e também é o que vai tirar as suas principais dúvidas. Tenha-o sempre por perto para eventuais consultas.
Por ser uma ferramenta de corte e também por estar conectada diretamente à energia, é imprescindível tomar as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes na hora do uso da serra elétrica. Confira as dicas:
A serra elétrica é um equipamento que não pode faltar na sua serralheria. Caso esteja pensando em comprar ou substituir a sua ferramenta, conte com os produtos da ASM Engenharia. Temos serras e discos com a melhor qualidade do mercado para deixar seus projetos ainda mais valorizados. Conheça nosso catálogo.
Categorias: Ferramentas