A rebarba em metais é um problema comum em peças que passam por processos de fabricação e moldagem. Apesar disso, não é aceitável e nem inofensiva. Pelo contrário, as rebarbas podem atrapalhar o processo produtivo, elevar custos e causar acidentes. Por isso, devem ser eliminadas e, principalmente, evitadas. Vamos saber como fazer isso?
O que são rebarbas em metais?
As rebarbas em metais são pequenas deformações rígidas que surgem na peça após a sua manipulação. Em operações como cortes, usinagem e moldagem é muito comum a presença desses pequenos vestígios, fluídos e saliências metálicas.
Quais são as causas mais comuns de rebarbas em metais?
Dentre as principais causas que levam à formação de partículas residuais em metais, podemos citar:
- Uso de ferramentas de baixa qualidade;
- Uso inadequado de ferramentas;
- Variação incorreta da velocidade da máquina;
- Falta de lubrificação na máquina;
- Fixação errada da peça;
- Projeto mal elaborado, etc.
Dica: Motor Brushless: o que é, como funciona e vantagens
Quais são as consequências das rebarbas em metais?
De imediato, as rebarbas comprometem a estética da peça e também podem atrapalhar o seu funcionamento, além de reduzir o seu valor no mercado.
Do ponto de vista operacional, esses vestígios podem ser perigosos e causar acidentes, como lesões de maior ou menor grau, dependendo do tipo de rebarba existente.
Outra consequência negativa das rebarbas são as alterações nos equipamentos, como as folgas, que surgem devido ao encaixe irregular das peças durante a montagem.
Por fim, as rebarbas aumentam os custos da empresa, que deverá investir tempo e dinheiro na contratação de mão de obra voltada para a correção das falhas, um processo trabalhoso e bastante demorado, por sinal.
Como evitar rebarbas em metais?
Como vimos, a rebarba não deve ser vista como parte do processo de manipulação da peça, mas sim como um defeito que deve ser evitado sempre que possível. Veja como fazer isso:
Utilize ferramentas de corte adequadas
Durante o processo de corte, usar ferramentas adequadas é fundamental para evitar a formação de rebarbas em metais. Cada material tem características específicas, como dureza, abrasividade, resistência à tração e à corrosão, etc.
Essas propriedades afetam diretamente o desempenho das ferramentas de corte. Portanto, é importante selecionar os equipamentos condizentes com cada material, além de uma técnica de corte específica e que ofereça o resultado desejado.
As serras de corte da ASM Engenharia possuem qualidade e precisão inigualáveis, garantindo um acabamento perfeito e sem rebarbas aos seus projetos.
Dica: Como aumentar a vida útil dos equipamentos da serralheria
Capacite seus colaboradores
Como vimos, a velocidade empregada na manipulação da peça também pode causar rebarba em metais. Portanto, controlar a velocidade e também a pressão é muito importante para evitar essas falhas.
Além disso, o uso correto e regular das ferramentas reduz o desgaste excessivo, o superaquecimento e a deformação das peças. Uma boa prática é começar com velocidades e pressões baixas e aumentá-las gradualmente até que obtenha o desempenho ideal.
É importante que os colaboradores estejam cientes e treinados para executar essas ações corretamente.
Faça manutenção preventiva das ferramentas de corte
A manutenção preventiva das ferramentas de corte também é uma prática necessária para evitar a formação de rebarbas em metais. Ela garante que esses aparelhos estejam sempre afiados e funcionando corretamente, garantindo cortes mais precisos e sem resíduos.
Além disso, a limpeza regular das ferramentas de corte também é importante para remover acúmulos de sujeira e detritos que possam afetar o desempenho dos materiais.
A ASM Engenharia tem as melhores opções de máquinas de corte do mercado, com robustez, qualidade, durabilidade e eficiência, características que garantem precisão e acabamento perfeitos em suas peças.
Acesse o nosso catálogo, conheça a variedade dos nossos produtos e confira de perto a qualidade das nossas máquinas, peças e acessórios.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro