Para realizar os mais diversos serviços e atender às diferentes demandas do mercado, a serralheria utiliza matérias-primas dos mais variados tipos. Uma delas é a chapa de aço, um material que confere resistência e durabilidade às peças. Mas, como escolher a espessura ideal da chapa de aço para o seu projeto? A seguir, algumas dicas que vão te ajudar a fazer essa escolha.
Dica: Como escolher um disco de corte
Chapa de aço: o que é?
O aço é um material feito com liga de ferro, carbono, silício e outras substâncias. É uma matéria-prima utilizada em setores diversos, como a serralheria, construção civil, indústrias e ambientes domésticos.
A chapa de aço possui alta durabilidade, é extremamente resistente, possui espessuras variadas e também é bastante maleável, tornando o seu uso ainda mais versátil, uma vantagem valiosa para os serralheiros.
Tipos de chapa de aço
Levando em conta que o aço pode sofrer variações em sua composição, podemos encontrar diferentes tipos de chapas de aço. Veja a seguir.
Aço inox
O aço inox é um produto maleável, feito a partir da junção de ferro, cromo e níquel. A sua principal característica e vantagem é o alto grau de resistência à corrosão.
Por ser um produto maleável, pode adquirir formatos diversos. As chapas de aço inox são usadas para fabricar talheres, bancadas, mesas de apoio e outros.
Aço carbono
O aço carbono é feito de ferro e carbono, uma mistura que oferece resistência e maleabilidade. As chapas de aço carbono são muito usadas no setor automotivo e na construção civil para a fabricação de tubos de aço, engrenagens e peças, também se adequando aos mais diferentes formatos.
Aço galvanizado
O aço galvanizado é aquele que recebe uma camada de zinco sobre a sua superfície para que ganhe mais resistência à corrosão, aumentando a sua durabilidade.
As chapas de aço galvanizado são utilizadas para a produção de portões, dutos para ar-condicionado, telhas, calhas, algerosas e janelas.
Principais projetos com chapa de aço
Por ser um produto extremamente versátil, a chapa de aço pode ser usada em vários projetos diferentes. A sua utilidade, contudo, muda de acordo com o tipo de aço escolhido para a produção da chapa. Conheça a seguir os seus principais usos.
Indústria hospitalar
As chapas de aço inox são as mais usadas em hospitais, farmacêuticas e indústrias químicas por ser um produto não oxidável, de fácil manutenção e durabilidade, características ideais para o setor hospitalar.
Utensílios, equipamentos, camas, rampas, carrinhos, superfícies de apoio e vários outros objetos são produzidos com aço inox.
Dica: Mercado digital na serralheria: como aumentar as vendas
Indústria alimentícia
Pelas mesmas razões acima, as chapas de aço inox são as mais usadas no ramo alimentício, um setor que preza muito pela higiene, conservação e durabilidade das peças.
Maquinário, utensílios, bancadas, corrimões e balanças de pesagem são exemplos de peças feitas de aço inox.
Construção civil
Já a construção civil faz uso mais intenso das chapas de aço carbono, que tem um excelente custo-benefício e cuja dureza e resistência variam conforme a sua composição. As chapas de aço carbono podem se transformar em bobinas, tubos, arames, folhas de diversas espessuras, placas, engrenagens, estruturas metálicas e outros.
Design de interiores
O aço carbono é matéria-prima muito utilizada na arquitetura pelos designers de interiores. As chapas se transformam em adereços, móveis, peças de decoração e estruturas variadas, dando ao ambiente um aspecto mais rústico e personalizado.
Está buscando ferramentas para compor a sua serralheria? A ASM Engenharia tem tudo que você precisa: equipamentos de alta qualidade, durabilidade e excelente custo-benefício. Conheça os nossos produtos e faça aqui a sua melhor escolha.
Veja a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Ferramentas