Montar a própria serralheria é o sonho de muitos serralheiros. No entanto, a expertise, conhecimento técnico e prático no assunto, planejamento, gestão e organização são aspectos fundamentais que vão influenciar o sucesso do negócio. Você sabe, por exemplo, como medir a capacidade produtiva na serralheria?
Se você está prestes a tirar os seus planos do papel, este é um dos indicativos mais importantes – capazes, inclusive, de influenciar positivamente ou negativamente a operação do negócio.
A seguir, acompanhe e desvende, de forma simples e prática, o que uma serralheria de sucesso necessita para ser produtiva e, é claro, mais lucrativa.
Dica: Instrumentos para medir na serralheria
O que é capacidade produtiva?
A capacidade produtiva está relacionada à quantidade máxima de produtos e serviços que o negócio pode produzir. A serralheria pode trabalhar abaixo da capacidade, produzir o máximo possível ou acima do que foi estabelecido.
Veja um exemplo prático de como fazer este cálculo:
Uma serralheria com 10 funcionários, com carga horária de 8 horas/dia, e produção de 10 montagens por hora de cada colaborador, possui uma capacidade produtiva de 800 montagens por dia (10 funcionários/dia x 8 horas/dia x 10 montagens/hora/funcionário).
Há quem pense que trabalhar com a capacidade total sempre será o melhor cenário. Porém, nem sempre produzir mais significa aumento da lucratividade. O sucesso virá quando a capacidade produtiva alinhar o nível de produção à demanda de mercado, sempre com o menor custo possível.
De todo modo, vale salientar que índices como a capacidade produtiva devem ser utilizados pelos donos e gestores de serralheria para melhorar os processos. Assim, evita gargalos de produção, o desperdício de recursos e a queda na qualidade.
Como montar uma serralheria?
Anote, a seguir, algumas dicas valiosas para serralheiros que estão em busca do sonho do negócio próprio. Saiba como montar uma serralheria com alta capacidade produtiva e boas perspectivas a médio e longo prazo.
Estrutura física
O layout representa o desenho dos espaços úteis, e de como eles serão utilizados na operação.
Para organizar a estrutura física de modo estratégico e funcional, considere a capacidade produtiva para definir a quantidade de estoque, os maquinários necessários, o espaço utilizado para a organização dos produtos e matéria-prima. Além da alocação e movimentação dos colaboradores.
Colaboradores qualificados
Colaboradores constantemente atualizados, além de produzirem com mais eficiência, tornam-se replicadores. Sendo assim, atuam na qualificação indireta e na produção de outros funcionários.
Para elevar a capacidade produtiva, avalie a quantidade de funcionários e verifique se há compatibilidade com os índices propostos pelo planejamento.
Equipamentos adequados
A escolha das ferramentas ideais para a serralheria também se relaciona com a capacidade produtiva. É necessário padronizar os maquinários e acessórios de acordo com o tipo de serviço realizado na serralheria.
A ASM Engenharia possui um catálogo completo com policortes, discos e brocas. Também comercializamos acessórios, como controladores de velocidade e polias para motor.
Disponibilizamos canais de vendas pelo site, whatsapp ou telefone, tirando todas as dúvidas e ajudando a escolher os melhores equipamentos para a sua operação!
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Operação otimizada
Manter um controle operacional automatizado traz uma série de benefícios para a operação da serralheria. Ele engloba todo o processo produtivo, do controle de matéria-prima até a distribuição dos produtos para o cliente final.
Implementar um sistema de gestão otimizada garante mais assertividade em todas as etapas, prevenindo gargalos na produção, atraso nas entregas e desperdício de matéria-prima e mão de obra.
Neste cenário, também há uma melhora na negociação com fornecedores, o que pode otimizar a precificação e destaque da concorrência.
Dica: Tipos de aberturas para portões de aço
Gestão qualificada
Uma gestão qualificada e, acima de tudo, humanizada, motiva colaboradores. Quando o funcionário sente-se motivado, reconhecido e acolhido pela empresa, seus níveis de produtividade tendem a subir.
Considerando que o colaborador é o capital humano do negócio, é preciso investir. Sendo assim, adotar uma política de incentivos e programa de benefícios focados na satisfação pessoal e qualidade de vida é uma boa estratégia.
Lembre-se: definir corretamente a capacidade produtiva na serralheria significa traçar metas para o sucesso e crescimento do negócio.
Conte com a ASM Serras nessa jornada e torne o seu sonho realidade. Visite nosso site e conheça nosso catálogo completo!
Categorias: Serralheiro