Saber calcular as medidas dos objetos trabalhados é muito importante para que o serralheiro possa criar produtos com mais qualidade e atender às necessidades reais do seu cliente. Veja a seguir como calcular o volume dos objetos, uma das medidas mais comuns dentro da profissão.
O que é o volume de um objeto?
O volume é uma grandeza geométrica usada para mapear o espaço que um objeto sólido ocupa em uma superfície.
Esse cálculo é aplicado em produtos tridimensionais, ou seja, com três dimensões, como largura, altura e comprimento. São exemplos os objetos em formato de cilindro, cone, esfera, pirâmide e cubo.
Saber o volume de um item é importante em vários aspectos da nossa vida. Quando vamos estacionar o carro e precisamos saber se o veículo cabe naquela vaga, por exemplo.
Quando precisamos esvaziar uma garrafa de água e temos que saber se o recipiente que vai receber o líquido comporta toda a substância também é outro exemplo.
Com o serralheiro não é diferente, já que muitos serviços de serralheria precisam do volume para terem um resultado satisfatório.
Dica: Saiba como usar uma serra elétrica
Como calcular o volume de um objeto?
Se você tem dúvidas sobre como calcular o volume dos objetos, veja a seguir como fazer isso com diferentes figuras geométricas.
Cubo
O cubo é uma figura que tem todos os lados iguais, em formato quadrangular. A fórmula é V= L³. Ou seja, volume é igual a lado x lado x lado. Os lados representam a altura, a largura e o comprimento do objeto.
Retângulo
Já o volume do retângulo é calculado multiplicando as suas três dimensões. A fórmula fica assim: V= base x altura x largura.
Cilindro
O cilindro, por sua vez, é uma figura circular. Logo, a fórmula muda um pouco e fica assim: V= π x R² x altura.
Esse símbolo, π, é chamado de pi e tem o valor fixo de 3,14. O R é o raio do cilindro e vai do centro do objeto à sua extremidade. Na fórmula, o raio é multiplicado por ele mesmo.
Cone
O cone é uma figura com base circular, mas muito semelhante a um triângulo. A fórmula é bem parecida com a do cilindro. Porém, com uma diferença: tudo é dividido por 3. Então, fica assim: V= π x R² x altura / 3.
Pirâmide
A pirâmide tem um cálculo um pouco mais complexo. Veja: V= área da base x altura / 3. Ou seja, primeiro, é preciso medir a área da figura que forma a base da pirâmide, que pode variar de acordo com seu formato.
A área pode ser calculada multiplicando o valor do comprimento pelo valor da altura do objeto: A= lado menor x lado maior, no caso de um formato retangular. Uma área quadrada é calculada da seguinte forma: A= L², o lado ao quadrado.
Esfera
Calcular o volume da esfera também requer um pouco mais de atenção. A fórmula é: V= 4 x π x R³ / 3. Ou seja, o volume é o resultado de quatro vezes o valor de pi, multiplicado pelo raio ao cubo, ou o raio multiplicado por ele mesmo três vezes, e dividido por 3.
Unidades de medida para volume
A unidade de medida do volume é o m³, mais conhecido como metro cúbico. A partir dele, temos as suas variações, que são seus múltiplos e submúltiplos, como o cm³ e o km³.
Dica: Tipos de corte na serralheria
Como transformar de metro cúbico para litro
Apesar do volume ser medido em metros cúbicos (m³), ele é representado pela medida do litro comercialmente. Assim, 1m³ é o equivalente a 1000 litros. Sabendo disso, fica mais fácil calcular demais valores.
Para transformar m³ em litros, basta mover a vírgula três vezes para a direita, adicionando zero, se preciso, ou multiplicar o valor por 1000.
Qual é a importância do volume para a serralheria?
Saber calcular o volume dos objetos na serralheria é muito importante para o serralheiro, especialmente na hora de criar ou tirar do papel os desenhos técnicos que dão embasamento aos projetos do profissional.
Quando recebe uma demanda, o serralheiro precisa saber o espaço que aquele objeto ocupará para não criar peças fora de proporção, que podem resultar em retrabalho ou insatisfação do cliente.
A ASM Engenharia possui uma linha completa de produtos para tornar o seu trabalho mais prático e adequado ao que o seu cliente exige. Conheça nosso catálogo com equipamentos modernos e experimente a qualidade que só a ASM Engenharia pode oferecer.
Veja a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Serralheiro