Boletim

Boletim de Notícias ASM Engenharia #4

Produção de aço

Estamos iniciando o 4° Boletim de Notícias da ASM Engenharia. Mensalmente, reunimos as principais notícias do setor do aço para que você, caro leitor, esteja sempre muito bem informado. Confira a seleção desta edição.

Balança: Superávit acumulado em abril é de US$ 3,557 bilhões

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia divulgou um dado muito importante para o país: a balança comercial brasileira registrou um superávit de U$ 3,557 bilhões em abril de 2022.

Em outras palavras, o número de exportações foi bastante superior ao número de importações. Os produtos da indústria da transformação foram os mais comercializados fora do país durante o período.

Para ler a matéria completa, clique aqui

Dica: Como escolher um distribuidor de aço

À revelia do Mercosul, Brasil quer novo corte de imposto de importação

O Brasil pretende cortar 10% das alíquotas dos impostos sobre importação utilizadas na comercialização de produtos entre países do Mercosul. De acordo com as regras do bloco, a medida só pode ser adotada após consenso de todos os membros. 

Diante disso e por causa da pandemia, o Brasil pretende embasar a sua decisão em uma afirmativa que possibilita a tomada de decisões independentes, necessárias para a proteção da vida e da saúde da população.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Países da América Latina enfrentam escalada de preços ao mesmo tempo e revivem trauma da inflação sem fim

O aumento da inflação é a preocupação mais recorrente dos países da América Latina nos últimos tempos. 

No Peru, os protestos da população são constantes, enquanto na Argentina o reajuste frequente de preços eleva também a quantidade de pessoas nas filas dos supermercados atacadistas.

No Brasil, a situação não é diferente. A inflação alcançou a maior alta desde a implantação do Plano Real, em 1994, também reduzindo o poder de compra da população.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Incertezas globais derrubam produção e consumo de aço no Brasil em 2022

O começo de 2022 não foi favorável para a indústria do aço, que enfrenta prejuízos diversos causados pelas oscilações do Brasil e de países estrangeiros. 

A produção do material teve queda de 2,2%, o que significa que mais de 500 mil quilos de aço deixaram de ser produzidos. Esta foi a segunda queda consecutiva só neste ano e o cenário aponta para uma continuação dessa baixa na produção.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Aço tem aumento de 20% e já começa a ser repassado para a indústria

O preço do aço sofreu uma forte elevação nos últimos tempos motivado, dentre outros fatores, pela guerra na Ucrânia, aumento da cotação do carvão e do minério de ferro e alta do dólar. 

Com isso, as indústrias que precisam da matéria-prima para realizar seus processos devem adquirir o aço já com o reajuste no mês de abril. Contudo, as companhias siderúrgicas planejam repassar esse aumento de forma parcelada para facilitar a aquisição dos itens.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dica: Saiba como usar uma serra elétrica

Minério de ferro cai 0,26% no norte da China, para US$ 154,65 por tonelada

O minério de ferro, ingrediente principal do aço, sofreu uma queda de 0,26%, chegando a U$ 154,65 por cada tonelada do produto. A variação acontece por causa das ações da China na tentativa de conter o avanço da Covid-19 no país.

Com isso, o número de perdas acumulou e chegou a 2,3% em abril. Já no mercado transoceânico, o minério de ferro sofreu uma valorização de 30%.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

A indústria siderúrgica e o aço de alta resistência produzido sem combustíveis fósseis

Cerca de 7% de todo o dióxido de carbono lançado no meio ambiente é derivado da atividade siderúrgica, que utiliza combustíveis fósseis em suas atividades. 

Esse número alarmante ressalta a importância da adoção de medidas menos poluentes e menos agressivas ao meio ambiente. Uma dessas opções é o aço verde, produzido sem o uso de combustíveis fósseis.  

Essa é uma demanda atual e urgente do planeta, mas que exige das indústrias adaptações importantes para que possam se tornar sustentáveis e viáveis, ao mesmo tempo.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Deseja ficar bem informado sobre tudo que acontece no setor do aço? Acompanhe nossos próximos boletins informativos. Aproveite para conhecer também os produtos da ASM Engenharia. Nós temos um catálogo completo para atender às necessidades da sua serralheria.

Categorias: Boletim