Boletim

Boletim de Notícias ASM Engenharia #5

Exportação marítima

Estamos iniciando o 5° Boletim de Notícias da ASM Engenharia. Mensalmente, a ASM reúne as notícias mais relevantes do setor para que seus leitores permaneçam muito bem informados sobre o mercado do aço. Confira os destaques de maio:

Guerra afeta exportação marítima de minério da Ucrânia

A Ucrânia é o quarto maior exportador de minério de ferro do mundo, além de movimentar grande quantidade de aço, ferro-gusa e laminado quente. Com os ataques que vem sofrendo da Rússia desde fevereiro, a exportação desse material sofreu queda.

O setor de produção dos minérios de ferro não foi atingido pelos bombardeios, mas o fechamento dos portos foi o suficiente para reduzir o volume de vendas e fabricação do material.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dica: Aço carbono e inox: quais são suas diferenças?

Na CSN, a ordem é repassar custos e garantir margem nos próximos trimestres

A CSN espera garantir mais lucros nos próximos meses, repassando a todos os setores os custos envolvidos na produção do aço. O objetivo é aumentar a margem de lucro, seriamente afetada no primeiro trimestre devido ao aumento do preço do carvão e às fortes chuvas que atrapalharam a produção.

Esses entraves foram responsáveis por uma queda de 76% no lucro da empresa. Mas, a expectativa é de que a organização tenha um crescimento de 10% neste ano com o aumento das vendas do aço.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

CSN vende menos aço e minério no 1º tri, mas tem resultado acima do esperado

A queda na venda do aço e do minério no primeiro trimestre atrapalhou os ganhos da CSN. Ainda assim, a empresa obteve um resultado além do esperado para a época e para a situação.

O lucro obtido foi de 1,36 bilhão, 76% a menos do que no ano anterior. O valor esperado do Ebitda (lucro obtido antes de impostos, depreciação e amortização) era de 4,33 bilhões, segundo especialistas, mas chegou a 4,72 bilhões.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Com taxa Selic em 12,75%, Brasil volta a liderar ranking de maiores juros reais

O Brasil ocupa o primeiro lugar com juros reais de 6,69%, seguido da Colômbia, México e Indonésia. O número é resultado da subtração da taxa de juros nominal pela projeção da inflação para os próximos meses e sofreu elevação devido à alta da taxa básica de juros, a taxa selic.

A pesquisa foi realizada pelo Infinity Asset que analisou os juros e taxas de cerca de 40 países em todo o mundo.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Perspectiva para importação de produtos siderúrgicos em 2022 é de desaceleração

Motivada pela alta de juros e inflação elevada, a economia sofreu impactos negativos que também influenciaram na redução da importação de produtos siderúrgicos. Para 2022, a expectativa é de que essa queda permaneça.

A indústria automobilística foi a que menos consumiu o material, enquanto o agronegócio, o setor imobiliário e a construção civil continuam com boas demandas de aço para as suas atividades.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Impactado por lockdown na China, frete marítimo no Brasil registra alta de preços

A China vem enfrentando um período difícil, com diversos casos de Covid-19 identificados na cidade Xangai, região onde se encontra o maior porto do país e do mundo. Para frear o avanço da doença, o país instalou um rígido lockdown.

Com a paralisação dos navios cargueiros, os fretes estão sofrendo uma grande elevação de preços. Especialistas afirmam que esse aumento irá afetar diretamente o preço dos produtos chineses consumidos aqui no Brasil.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dica: Como escolher um distribuidor de aço

Especialistas discutem tecnologias para neutralizar carbono na produção de aço durante a 4th EMECR

Em junho, a Conferência Internacional sobre Eficiência Energética e de Materiais e de Redução de CO2 na Siderurgia (EMECR) vai acontecer no Brasil pela primeira vez. O encontro reunirá especialistas para discutir maneiras de tornar mais sustentáveis os processos de produção de aço.

O setor siderúrgico é responsável por cerca de 8% de todos os gases poluentes emitidos. Com o uso de soluções tecnológicas modernas, espera-se que haja redução na produção de CO2 e uso menos intenso dos recursos naturais.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Estas foram as principais notícias relacionadas ao setor siderúrgico. Continue acompanhando os boletins de notícias da ASM Engenharia. Conheça nossos produtos acessando o catálogo da ASM Engenharia. Nós temos equipamentos diversos que vão valorizar ainda mais os seus projetos.

Categorias: Boletim