Serralheiro

Aço inoxidável: saiba quais são as principais famílias

aco-inoxidavel

A liga metálica composta por níquel, cromo, ferro e carbono pode parecer inusitada aos desavisados, mas é um elemento muito comum no dia a dia: trata-se do aço inoxidável ou apenas aço inox.

Contudo, esse material é tão versátil que tem diversas aplicações e possibilidades de composição e uso. Por isso, convidamos você para seguir com esta leitura e aprender, conosco, quais são as principais famílias do aço inoxidável e como usar cada uma delas!

Principais famílias do aço inoxidável 

As principais diferenças entre as famílias do aço inoxidável são a composição do material e a melhor aplicação, visto que existem recomendações de uso. É importante levar em consideração essas características para obter uma melhor funcionalidade do material.

Confira quais são as famílias mais populares e versáteis que são utilizadas em projetos de serralheria.

Dica: Com quais discos posso cortar aço carbono?

Austeníticos 

O aço inoxidável austenítico é composto por 17% a 25% de cromo, e 7% a 20% de níquel. Por ser resistente à corrosão e ao frio, ele é usado em diferentes projetos para diferentes funcionalidades. Veja as principais categorias: 

AISI 201

É o tipo de aço inox que marca presença em utensílios e itens de decoração para o lar, como é o caso de maçanetas e puxadores.

AISI 301

Usado em projetos que demandam elevada resistência e durabilidade. Por isso, é amplamente usado na indústria automotiva, no desenvolvimento de veículos de médio e grande porte, como caminhões, carros e aviões.

AISI 304

A versatilidade desse tipo de aço inoxidável faz com que ele seja utilizado para produzir utensílios domésticos e peças que compõem as usinas nucleares.

banner

Ferríticos 

Essa família de aço inox não conta com níquel na liga, fazendo com que o seu custo seja mais acessível, por isso ela é bastante presente no dia a dia. Veja alguns exemplos abaixo!

AISI 409

Em geral, esse tipo de aço inox é usado para confeccionar escapamentos de motocicletas e sistemas de exaustão automobilísticos, entre outras aplicações.

AISI 430

Esse tipo de aço inoxidável da família dos ferríticos pode ser usado para:

  • utensílios domésticos;
  • calhas;
  • aquecedores;
  • refletores;
  • portas para cofres.

Entre muitas outras possibilidades, sendo um dos tipos de aço inoxidável mais flexíveis dessa categoria.

Dica: Saiba como diferenciar corrosão, oxidação e ferrugem

Martensíticos 

Por fim, temos o aço inoxidável martensítico, que é o mais vulnerável à corrosão, em comparação com as outras famílias. Por outro lado, conta com grande resistência mecânica.

Ele é usado para fins diversos, como instrumentos cirúrgicos, itens de cutelaria, parafusos e outras peças que não demandam a necessidade de solda.

AISI 410

Tipo de aço inoxidável que aparece na confecção de peças de turbinas, pistas de rolamento e itens usados em consultórios médicos e odontológicos.

AISI 420

É usado para desenvolver instrumentos cirúrgicos, podendo servir também para a criação de engrenagens, bombas e peças de válvulas, entre outras aplicações.

Como melhorar seus projetos

Para os serralheiros de plantão, conhecer as famílias do aço inoxidável permite uma utilização estratégica das melhores opções, de acordo com cada necessidade

Em paralelo, é fundamental saber quais ferramentas usar para cada tipo de atividade. E se você está em busca de itens duráveis e versáteis para os mais variados trabalhos, acesse a nossa loja virtual e fique por dentro de todas as soluções da ASM Engenharia!

Veja o Disco de Corte ASM Ultra 12” 80T cortando aço inoxidável:

Categorias: Serralheiro