O aço é um material muito utilizado na indústria e na construção devido às suas propriedades e vantagens únicas, como resistência e durabilidade. Na serralheria, tanto o aço inox quanto o aço carbono podem ser aplicados em diferentes projetos. Contudo, possuem diferenças que vão influenciar no resultado de cada serviço. Por isso, é importante saber mais sobre suas características. Vamos conhecê-las?
Aço carbono
O aço carbono é resultado da mistura de liga de ferro com carbono, este último com um percentual de até 2,11%. Devido à sua maleabilidade, é muito usado na construção civil, para elaboração de estruturas de concreto armado. Conheça os principais tipos de aço carbono.
Aço de baixo carbono
Nesse tipo, a presença de carbono chega a, no máximo, 0,30%. O baixo custo faz com que seja muito usado em vigas, chapas e suportes na indústria e serralheria.
Dica: Saiba como usar uma serra elétrica
Aço de médio carbono
Materiais que possuem entre 0,35% e 0,60% de carbono em sua composição são um pouco mais resistentes. Além disso, o teor de manganês varia entre 0,31% e 1,60%. É um material bastante resistente e muito aplicado em eixos e projetos estruturais.
Aço de alto carbono
Nesse tipo, o teor de aço carbono é acima de 0,61%. O manganês varia entre 0,40% e 1%. É um material mais rígido, muito útil na criação de engrenagens e peças de máquinas. A dureza faz com que o aço de alto carbono seja resistente à soldagem.
Aço inox
O aço inox é feito basicamente de aço, cromo e níquel, necessário para dar liga à combinação. A resistência, durabilidade e aparência fazem com que o aço inox seja muito utilizado em ambientes e objetos com valor estético. O material pode ser dividido em dois grandes grupos: a série 400 (ferríticos e martensíticos) e a série 300 (austeníticos). Saiba mais sobre cada tipo.
Ferríticos
O aço inox ferrítico possui pouco níquel em sua composição, sendo o cromo a substância mais usada, responsável por dar liga. A baixa quantidade de carbono torna o material pouco resistente ao impacto, apesar de ter bom desempenho contra a corrosão. Ele é largamente usado em equipamentos domésticos devido ao baixo custo.
O serralheiro precisa avaliar qual tipo de aço inox ferrítico utilizar, já que algumas variações do material não apresentam boa performance com a soldagem e podem perder propriedades, como a resistência à corrosão. O recozimento do aço pode ser uma alternativa para o problema, mas alguns projetos tornam o processo inviável.
Austeníticos
É um tipo de aço inox mais resistente, pois possui uma quantidade maior de cromo e de níquel em sua composição. Ele tem boa resistência à corrosão e ao frio, além de performar bem em projetos com solda.
O aço inox austenítico possui 17% a 25% de cromo e 7% a 20% de níquel. Essas características possibilitam que o material seja utilizado em vários tipos de projeto, desde a indústria até utensílios domésticos. É importante consultar os diferentes tipos de austeníticos para escolher a melhor opção para o seu trabalho.
Martensíticos
O aço martensítico é similar ao aço ferrítico, mas tem menor resistência contra corrosão dentre os outros tipos citados. É muito usado em equipamentos, máquinas, parafusos, porcas, eixos e outros. Além disso, é um material pouco soldável.
O aço inox martensítico apresenta essas características por causa da sua composição que possui menos cromo e mais carbono, em comparação com outros tipos de inoxidáveis.
Veja nosso artigo completo com mais informações sobre as famílias do aço inox.
Diferenças entre aço carbono e inox
Você já sabe que aço inox e aço carbono não são a mesma coisa. Veja a seguir as três principais diferenças entre eles.
Resistência
Devido à sua extensa composição, o aço inox é mais resistente contra corrosão e altas temperaturas. Já o aço carbono é mais suscetível à ferrugem, uma vez que possui uma formação mais simples.
Dica: Como atrair mais clientes para serralheria com metalon
Vida útil
O aço inox é mais durável e tem uma vida útil maior, exatamente por sua resistência à ferrugem, uma característica menos efetiva no aço carbono. Por ser resultado de uma combinação mais frágil de elementos, o aço carbono tem uma vida útil menor.
Preço
O custo de processamento do aço carbono é menor. Por isso, é produzido em grande escala no mercado. Contudo, a durabilidade do aço inox faz com que o custo-benefício desse material seja maior, apesar do seu valor ser mais caro.
As diferenças entre o aço inox e o aço carbono não tornam um material melhor do que outro, mas devem ser levadas em consideração na hora de definir cada projeto. Para proporcionar mais qualidade e excelência ao seu trabalho, adquira os produtos da ASM Engenharia. Nós temos um catálogo diversificado de produtos, visando proporcionar a você a melhor experiência de uso.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Ferramentas