Manter uma oficina em casa pode parecer fácil, mas exige planejamento, atenção aos detalhes e criatividade. Se a sua ideia é construir um espaço para trabalhos manuais, provavelmente está cheio de dúvidas sobre como colocá-la em prática.
Neste artigo, separamos etapas fundamentais para te ajudar a montar uma oficina em casa, do planejamento às dicas de segurança.
Por que ter uma oficina em casa?
Motivos para manter uma oficina em casa não faltam. Listamos a seguir alguns deles:
- ela oferece praticidade para lidar com problemas do dia a dia, como aquela gaveta emperrada, e abre possibilidades ao permitir realizar pequenas reformas ou construir móveis;
- você economiza ao fazer um trabalho que normalmente seria realizado por algum profissional contratado. Além disso, pode ganhar dinheiro vendendo as peças que criou;
- descobrir um novo hobby ou praticar atividades com as quais se identifica, como o artesanato e a marcenaria.
Dica: 8 equipamentos que não podem faltar em uma serralheria
Dicas para montar uma oficina em casa
Otimização do espaço e rede elétrica
O primeiro passo é saber onde colocar essa oficina. Alguns dos espaços mais utilizados para isso são quintais, garagens ou cômodos vazios da casa que comportem o necessário para suas atividades.
Se o seu problema é falta de espaço, o ideal é organizar e aproveitar bem o que você tem. Uma dica é usar as paredes para expor ferramentas e materiais.
Para isso, você pode transformar chapas de alumínio, que são facilmente encontradas nos ferros-velhos, em painéis. Outra opção são as pegboards, que podem ser compradas nas lojas de materiais de construção. Caso o ambiente da sua oficina receba muita umidade, evite aquelas feitas de madeira ou eucatex.
Já a rede elétrica exige um cuidado maior, principalmente se for trabalhar com muitas ferramentas que precisam de energia, como furadeiras e serras tico-tico. O ideal é contatar um eletricista para avaliar o local e te orientar.
Na dúvida, não sobrecarregue tomadas e extensões, nem deixe panos ou tecidos próximos a eles. Fique sempre atento a fios desencapados ou corroídos.
Ferramentas ideais
Escolher quais as ferramentas necessárias para sua oficina vai depender do tipo de trabalho que será realizado e do material utilizado.
No caso de uma marcenaria, por exemplo, pode apostar em um jogo de formões para entalhar, uma serra circular manual para cortes precisos e lixadeira para acabamento.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Reaproveitamento de Materiais
Uma dica é procurar reaproveitar os restos de materiais, usando as ferramentas para criar uma nova função para eles. Se estiver inspirado, sobras de MdF ou madeira maciça podem se tornar uma nova banqueta ou mesinha de centro.
Previna acidentes
A oficina pode se tornar um local perigoso quando não são aplicados os cuidados necessários. Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, o ideal é impedir sua entrada no espaço. Guarde sempre as ferramentas que não estão em uso em lugares fora do alcance deles.
Leia sempre os manuais de instrução das ferramentas, principalmente os daquelas que façam cortes ou furos.
Use sempre os Equipamentos de Proteção Individual quando estiver na oficina: óculos de proteção, luvas, protetores auriculares e capacete.
Esperamos ter te ajudado a dar os primeiros passos para montar uma oficina em casa.
Nossa última dica é usar materiais de ótima qualidade e durabilidade para seu trabalho, como aqueles disponíveis na loja online da ASM Engenharia. Visite nosso site para conhecer produtos que estão entre os mais resistentes do mercado e acompanhe nosso blog para mais dicas.
Categorias: Ferramentas