A treliça é uma peça indispensável na construção civil, na decoração de ambientes e na elaboração de uma infinidade de projetos de serralheria. Essa ampla utilização da treliça se deve às suas muitas vantagens, dentre elas, a versatilidade. Se você não sabe o que é treliça, continue lendo e tire as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é treliça?
Treliça é um elemento estrutural, formado por segmentos retos e rígidos que se conectam através de nós localizados em suas extremidades. A treliça pode ser feita de ferro, aço, alumínio ou madeira, de acordo com a sua utilização.
Existem quatro principais tipos de treliça, que se diferenciam conforme a sua estrutura. Confira quais são:
- Treliça triangular: o seu formato faz com que ela seja muito utilizada em coberturas e telhados de pequena extensão;
- Treliça banzo paralelo (warren): nesse tipo, os elementos inferiores e superiores, chamados de banzo, são montados paralelamente um ao outro, formando uma espécie de retângulo. Os segmentos diagonais percorrem o interior dessa estrutura em sequências repetidas;
- Treliça trapezoidal: modelo similar ao anterior, porém, o banzo superior possui uma pequena inclinação. Também é muito indicada para coberturas;
- Treliça pratt: aqui, a direção dos segmentos internos é sempre o centro da peça. Esse tipo é indicado para coberturas de vãos que tenham entre 20 e 100 m de comprimento.
Dica: Conheça os benefícios da estrutura metálica para seu projeto
Para que serve uma treliça?
A principal função da treliça é garantir apoio e sustentação a uma estrutura. Por esta razão, é sempre encontrada em coberturas, lajes, pontes, telhados e demais construções que precisam de resistência e baixa sobrecarga.
Por que utilizar treliça no seu projeto?
Com a treliça, o seu projeto fica muito mais seguro, tem maior durabilidade, ganha mais resistência e, além de tudo, atinge um excelente custo-benefício. É possível cobrir uma área de grande extensão usando apenas a treliça como suporte.
Além da construção civil, as treliças são muito aplicadas em peças decorativas, fachadas, corredores de acesso, divisões de ambientes, movelaria e muitos outros locais. Isso porque as vigas são versáteis, leves e fáceis de trabalhar.
A estrutura vazada permite, ainda, a passagem direta da luz solar, estimulando a exposição benéfica à luz natural.
Outra vantagem da treliça é o desenho da estrutura, que pode variar conforme a necessidade do local e de acordo com o desejo do cliente.
Quando utilizar uma treliça?
Apesar do uso frequente e popular da treliça, não podemos esquecer que se trata de uma figura de sustentação. Logo, todos os cuidados em relação à resistência do objeto devem ser observados, o que depende bastante do material utilizado na sua fabricação.
Por isso, é fundamental consultar profissionais qualificados para ser avaliada a real necessidade de usar uma treliça, para que o tipo correto seja escolhido e, ainda, para ser definido o material mais adequado para cada caso.
As treliças, quando utilizadas enquanto elemento estrutural, devem ser dimensionadas e projetadas por um profissional capacitado para esta atividade, que deverá emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Esse documento funciona como uma garantia de que a estrutura em questão segue todas as exigências de segurança necessárias. Portanto, se deseja usar uma treliça em seu projeto, não deixe de buscar a orientação de um profissional especializado.
Dica: Manutenção de metais: como aumentar qualidade e durabilidade
Treliças metálicas: ferro ou aço
Como vimos, as treliças podem ser feitas a partir de diferentes materiais. As treliças de madeira, por exemplo, são bem comuns, mas usadas com maior ênfase em ambientes domésticos.
Para estruturas que exigem mais resistência, as treliças metálicas são as mais populares, especialmente quando feitas de aço ou de ferro.
As treliças de ferro são mais rígidas, mas têm um custo maior, já que o ferro é um elemento dificilmente encontrado em sua forma original.
As treliças de aço são mais resistentes, duráveis, maleáveis, têm um custo-benefício melhor e são mais seguras, visto que não oxidam e não enferrujam, diferente do ferro.
O mais indicado é consultar um engenheiro para avaliar qual é o material mais indicado para cada objetivo.
Que tal aperfeiçoar os seus projetos com as ferramentas mais potentes do mercado? A ASM Engenharia oferece um catálogo completo de ferramentas e acessórios para serralheria, com o melhor custo-benefício do mercado.
Confira mais de perto a qualidade dos nossos produtos e saiba por que somos referência de peças robustas, potentes e duráveis.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro