Serralheiro

Tipos de cobertura para garagem: qual escolher?

Tipos de cobertura para garagem: qual escolher?

A cobertura para garagem deve ser escolhida com cuidado, levando em conta as necessidades do proprietário e o uso que ele faz dessa parte do imóvel, afinal, existem vários tipos de cobertura e cada opção tem vantagens e desvantagens. A seguir, vamos conhecer as principais telhas para cobertura e como escolher o modelo ideal para a sua garagem.

Qual é a importância da cobertura para a garagem? 

Investir em uma cobertura para garagem é fundamental para proteger motocicletas e automóveis do sol e da chuva. Quando expostos excessivamente às variações climáticas, carros e motos podem sofrer danos diversos, como alteração da pintura, problemas elétricos e menor durabilidade das peças.

Além disso, a cobertura para a garagem oferece mais segurança para o imóvel, aumenta a funcionalidade do ambiente, reduz a incidência direta do sol no interior da casa, ameniza a temperatura para animais domésticos e deixa a estética da fachada muito mais bonita, harmônica e agradável.

Dica: Telha galvanizada ou galvalume: saiba a diferença

Quais são os principais tipos de cobertura para garagem? 

Antes de escolher a telha que fará a cobertura da sua garagem, vamos conhecer as opções mais comuns e suas características? Vale lembrar que selecionamos apenas os principais modelos, mas existem diversas variações de telhas e de material de fabricação. Certamente, um deles atenderá às suas necessidades. Veja a seguir:

Telhas de fibrocimento

A telha de fibrocimento é uma evolução da telha de amianto, depois que o uso desta última foi proibido. É um material com excelente custo-benefício, economicamente acessível, além de leve e resistente

A telha de fibrocimento é fácil de instalar, oferece uma boa acústica ao ambiente, mas possui uma estética pouco elegante. Por isso, é indicada para construções mais simples.

Telhas de cerâmica

Modelo mais comum encontrado na construção civil, as telhas de cerâmica, ou barro, são duráveis, resistentes, fáceis de limpar e também possuem um ótimo custo-benefício. Por outro lado, é um material naturalmente mais pesado, o que também demanda mais resistência da base de sustentação da garagem.

Telhas de policarbonato

As telhas de policarbonato são do tipo transparente, o que facilita a entrada da iluminação natural. É o modelo ideal para ambientes com pouca luminosidade. Outra vantagem é a proteção contra os raios ultravioleta.

É uma telha leve, prática e resistente, mas exige cuidado na hora da montagem para evitar falhas na composição do telhado.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Telhas de polipropileno

Feitas de resinas plásticas, as telhas de polipropileno também são transparentes, permitem a entrada dos raios solares, mas não têm proteção UV. São resistentes, leves, acessíveis, além de sustentáveis, uma vez que costumam derivar de processos de reciclagem.

Telhas de vidro

As telhas de vidro são versões modernas e elegantes de modelos convencionais. Essas telhas são translúcidas e facilitam a entrada dos raios solares, melhorando a iluminação do ambiente. Contudo, as telhas de vidro também são frágeis e podem quebrar ou trincar facilmente, exigindo a substituição para evitar goteiras. 

Telhas metálicas

As telhas metálicas são muito versáteis e vêm ganhando a preferência de proprietários de imóveis que procuram um jeito prático, acessível e moderno de cobrir a garagem. As telhas metálicas podem ser produzidas em diferentes materiais, são duráveis e resistentes à oxidação e combinam bastante com um estilo de decoração industrial.

Além disso, podem ser combinadas perfeitamente com outros materiais, como ferro e madeira. Apesar das vantagens, não é um modelo indicado para regiões com altas temperaturas porque é uma telha que absorve muito calor.

Dica: Saiba tudo sobre aços planos

Como escolher o tipo de cobertura ideal? 

Com tantas opções de telha para a cobertura de garagem, como escolher a melhor opção para o seu imóvel? A resposta para essa pergunta depende de muitas variáveis, sendo as mais comuns e mais importantes:

  • Orçamento: os preços das telhas podem variar conforme o tipo e local de revenda. Por isso, é importante definir o quanto você está disposto a investir nesse material;
  • Clima local: para regiões muito quentes, evite telhas que absorvem muito calor;
  • Luminosidade da garagem: garagens totalmente fechadas podem ser bastante escuras e com pouca incidência de luz solar. Nesse caso, as telhas translúcidas são uma boa opção;
  • Preferências estéticas: qual modelo você prefere ou acha que combina mais com o estilo do seu imóvel? Esse detalhe também conta e deve ser observado com atenção.

Para finalizar, veja três dicas importantes que podem ajudar na hora de comprar as suas telhas:

  1. Buscar a orientação de um profissional, que vai avaliar a estrutura do seu imóvel e indicar a melhor cobertura;
  2. Usar produtos de qualidade, que tenham resistência e durabilidade, além do preço justo;
  3. Escolher a telha de acordo com o uso que você faz da garagem, ou seja, com base nas particularidades do ambiente.

Precisa de ferramentas, equipamentos e acessórios para a execução dos seus projetos? A ASM Engenharia é referência em produtos de qualidade e tem o melhor custo-benefício do mercado. Confira o nosso catálogo.  

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:

Categorias: Serralheiro