Serralheiro

Telha metálica: benefícios e como cortar

Telha metálica: benefícios e como cortar

A telha metálica é muito utilizada na cobertura de espaços abertos devido às suas muitas vantagens. É um produto durável, resistente, leve e com excelente custo-benefício. Esse tipo de material pode ser encontrado em versões diferentes no mercado, o que exige um cuidado maior na hora de escolher a melhor opção para o seu projeto. Vamos conhecer mais um pouco sobre a telha metálica e como ela pode ser útil?

O que é telha metálica? 

A telha metálica é um material feito de aço, utilizado para fazer coberturas de galpões ou fechamentos de vãos laterais. 

Pode ser utilizada para substituir a telha comum, feita de barro e muito usada em residências, e também pode ser aplicada em laterais de construções, substituindo portões, grades e telas.

O aço é a principal matéria-prima desse tipo de telha, mas outros itens também podem ser utilizados para este fim, tais como:

  • Galvalume: mistura de aço com zinco, uma combinação resistente à corrosão e indicada para locais com muita exposição ao sol, chuva e vento.
  • Alumínio: esse tipo é mais utilizado em coberturas laterais;
  • Aço galvanizado: produzido através da imersão do aço no zinco, a telha de aço galvanizado tem uma excelente durabilidade e baixo risco de oxidação.

Dica: Conheça os principais acessórios para serralheria

Tipos de telha metálica 

A telha metálica pode ser encontrada no mercado em diferentes formatos. Vamos conhecer os principais tipos e suas características:

Termoisolantes

As telhas termoisolantes, conhecidas popularmente como telha sanduíche ou bandeja, proporcionam uma acústica mais agradável ao local onde estão instaladas. 

A telha é composta de duas chapas de metal e, entre elas, um material do tipo isolante. Esse material pode ser lã de vidro, lã de rocha ou isopor.

O uso do poliuretano nas telhas termoacústicas não é indicado, pois a espuma é um material altamente inflamável, que pode facilitar a propagação do fogo em caso de incêndios. 

Além de não garantir segurança ao local, atualmente, a liberação do alvará de funcionamento de um estabelecimento está condicionada à utilização de materiais pouco inflamáveis, o que não inclui a espuma de poliuretano.

Onduladas

A telha metálica ondulada não possui superfícies planas em sua estrutura, mas apenas ondulações. Uma das suas características é a facilidade de arqueamento, o que a torna muito viável para uso em coberturas em arcos.

Trapezoidal

A telha metálica trapezoidal é assim chamada por causa da sua seção transversal que tem o formato de vários pequenos trapézios. Existem algumas variações, com superfícies mais ou menos planas, de acordo com cada projeto.

Galpões comerciais e industriais costumam optar pela telha trapezoidal devido à sua alta resistência e facilidade de instalação.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Multidobras

Esse tipo de telha metálica permite o uso personalizado do material, com adaptações e encaixes que dependem da necessidade do projeto em questão.

Roll On

A telha do tipo roll on é fabricada em larga escala, sendo muito aplicada em construções de grande porte, como shopping centers e centros de distribuição. Nesse  modelo, a chapa de aço é aplicada em cima de treliças modulares, sendo desenroladas continuamente através de bobinas.

Zipada

A telha metálica zipada é construída sob medida para cada projeto, sendo montada no local de uso, adequando-se à cobertura. Tem o formato contínuo, sem emendas, utilizando clips para fixação. Costuma ser fabricada em aço galvanizado ou em alumínio, sendo indicada para telhados com baixa inclinação e com grande extensão.

Conheça as normas ABNT 14513 e NBR 14514 

As normas ABNT 14513 e NBR 14514 foram definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para padronizar a produção de telhas metálicas. O objetivo das especificações é garantir que as placas tenham a qualidade necessária definida pelo órgão responsável.

As normas trazem orientações quanto à composição química de cada tipo de telha, as dimensões ideais, a melhor forma de embalar e utilizar o produto, dentre outras informações. 

Enquanto a ABNT 14513 traz especificidades sobre as telhas metálicas onduladas, a NBR 14514 orienta quanto à fabricação das trapezoidais.

Para o serralheiro e demais profissionais que utilizam a telha metálica em suas atividades, ficar atento e escolher produtos com os certificados de qualidade é fundamental para garantir a aquisição de um produto com o mínimo de qualidade exigida pela ABNT e que vai influenciar diretamente no resultado do trabalho.

Dica: Tipos de grade de proteção: qual material escolher

Como escolher uma telha metálica? 

Com vários modelos diferentes de telha metálica, como escolher a opção ideal para o seu projeto? Veja algumas dicas:

Tamanho do espaço 

Quanto maior for o local a ser coberto, mais placas de metal serão utilizadas. É preciso levar em conta o custo-benefício de cada opção antes da aquisição.

Inclinação do telhado 

Algumas telhas funcionam melhor com telhados de baixa inclinação, como a telha zipada ou a roll on. Então, além de escolher uma opção condizente com a inclinação do telhado, é preciso ficar atento à aplicação dessa placa.

Necessidades do projeto 

As telhas metálicas são diferentes, logo, oferecem resultados distintos. É fundamental conhecer a necessidade de cada projeto, escolhendo a opção que ofereça aquilo que é esperado dela, como isolamento térmico e sonoro, durabilidade, baixa oxidação, poucas ou muitas emendas etc.

Orçamento 

Por fim, avalie o orçamento disponível. Algumas telhas têm um custo maior do que outras devido às características próprias do material, além dos benefícios como isolamento acústico, resistência, leveza, número de estruturas de apoio, etc.

De acordo com as dimensões do local a ser coberto, da sua inclinação e da quantidade de placas que serão usadas, o orçamento sofrerá variações que devem ser avaliadas com atenção.

Como cortar uma telha metálica 

O corte da telha metálica é indicado quando o profissional precisa adaptar a placa para coberturas de tamanhos diferentes. Veja um passo a passo de como realizar o corte:

  1. Você vai precisar de uma esmerilhadeira, ferramenta específica para cortar estruturas e peças de metal, e um disco de corte;
  2. Em seguida, acomode a placa sobre uma superfície plana, usando um pequeno objeto para manter um dos lados mais alto do que o outro. Com esse cuidado, você evita que as partes se fechem contra o disco na hora do corte;
  3. Faça marcações em toda a extensão da telha onde será feito o corte para garantir uma linha reta;
  4. Comece cortando a placa pelas partes em alto relevo, o que facilita o trabalho. Faça pequenos cortes em toda as ondulações;
  5. Depois, finalize o trabalho ligando as pequenas incisões anteriores com a esmerilhadeira e finalizando o corte por completo;
  6. Não se esqueça de usar os equipamentos de proteção individual para evitar acidentes, como óculos, máscara, luvas, protetor auricular, botas e avental.

Agora você já conhece as vantagens da telha metálica e sabe como aplicá-la nos diferentes projetos. Para aperfeiçoar o seu trabalho, a ASM Engenharia disponibiliza os melhores equipamentos e ferramentas, como discos de corte, serra policorte e demais acessórios utilizados na serralheria. Conheça o nosso catálogo de produtos e melhore a qualidade e a eficiência do seu trabalho.

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:

Categorias: Serralheiro