O aço é uma liga metálica formada por ligas de ferro e carbono, usado para a fabricação dos mais variados produtos, dentre eles: os aços planos. O aço plano é um material versátil, resistente, de fácil aplicação e que também se adapta às inúmeras demandas do mercado. A seguir, vamos saber o que é, para que serve e como escolher o modelo ideal para o seu projeto.
O que são aços planos?
Aços planos são uma classificação do aço que possuem uma característica bem específica: eles têm a largura e o comprimento com medidas bastante superiores à sua espessura.
O aço plano é considerado um produto semiacabado que passa por dois processos de produção. Primeiro, é feito o lingotamento ou solidificação do metal.
E, em seguida, esse material é laminado. É quando o metal passa pela compressão de dois cilindros até atingir a forma de uma placa de aço larga, plana e de pequena espessura.
Dica: Como aumentar a vida útil dos equipamentos da serralheria
Para que servem os aços planos?
Devido à sua resistência e durabilidade, os aços planos possuem muitas funcionalidades, que podem variar de acordo com o modelo. Podemos encontrá-los em formas de bobinas, chapas, tubos, lambris, telhas e outras configurações.
De uma maneira geral, os aços planos são usados na fabricação de autopeças, eletrodomésticos, na criação de estruturas metálicas, em indústrias automobilísticas, na construção civil, indústria agrícola, naval e movelarias.
Os aços planos também estão presentes nas serralherias, especialmente na fabricação de grades, portões, janelas e corrimões.
Quais são os diferentes tipos de aço plano?
Os aços planos também podem ser classificados de acordo com o processo de laminação pelo qual o produto passa durante a sua fabricação. Os principais tipos são:
Aços planos a quente
Na laminação a quente, o aço é exposto à alta temperatura até adquirir a espessura e o formato desejados.
Esse tipo de aço é aplicado comumente em autopeças, na produção de botijões de gás, na indústria agrícola, marítima e na construção civil.
Aços planos a frio
O processo de laminação a frio é um pouco mais complexo e passa por diferentes etapas. Neste caso, o aço é modificado em temperatura ambiente, diferente da laminação a quente. Por esta razão, é um procedimento mais custoso.
Os aços planos a frio são mais utilizados na fabricação de automóveis, eletrodomésticos, na indústria moveleira, na construção civil e também na criação de esquadrias de metal.
Aços planos galvanizados
Os aços galvanizados recebem uma camada de zinco em toda a sua superfície, o que garante mais durabilidade e resistência à peça. Esse tipo de material é mais apropriado para a fabricação de motores e outras peças automotivas, devido à sua alta resistência à corrosão.
Dica: Eletrodo de solda: o que é, qual escolher e benefícios
Como escolher o aço plano ideal para seu projeto?
Diante de tantas variações do aço plano, a forma correta de escolher o mais adequado para o seu projeto é observar os seguintes pontos:
- A necessidade do seu projeto;
- As funcionalidades do aço;
- A técnica empregada na sua fabricação, que inclui a solda, a dobra e o corte, e a interferência dessas características no resultado do seu trabalho;
- E a resistência do produto.
Claro, não podemos deixar de ressaltar a importância da análise técnica de um profissional, o que confere mais segurança para a sua escolha. Ou seja, conte sempre com a opinião de um especialista.
Precisa de produtos de qualidade, duráveis e com o melhor custo-benefício do mercado para valorizar ainda mais o seu trabalho? Conte com a ASM Engenharia. Temos um catálogo completo de ferramentas e acessórios, com diferenciais que você não encontra em outro lugar. Nossas peças são resistentes, robustas, de alta performance e, com certeza, vão transformar o seu jeito de trabalhar. Visite o nosso site e saiba mais.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro