As polias para motor são utilizadas para a operação de máquinas e equipamentos que necessitam de energia mecânica para o seu funcionamento. Com o auxílio de correias, a rotação dessas peças gera mais ou menos energia de acordo com as suas necessidades e as especificações do maquinário.
Até por conta dessa ampla versatilidade, é importante entender melhor sobre esse equipamento e os acessórios que o acompanham. Isso vale independentemente do projeto que pretende assumir.
É por isso que convidamos você a seguir com a leitura deste post para entender a finalidade e a relevância das polias para motor!
Como funcionam as polias para motor?
Existem peças que são indispensáveis para tornar eficiente o funcionamento das polias de motor.
Além das polias em si, que são discos metálicos, também deve haver uma correia acoplada a dois eixos. Juntas do motor, essas peças é que vão gerar o movimento.
No geral, as polias podem ser produzidas por meio de ligas leves, aço, ferro fundido ou mesmo alguns materiais sintéticos.
Diferentemente do que muitos podem pensar, elas não são uma invenção recente.
O uso de polias e correias já podia ser visto durante a primeira Revolução Industrial, lá no século 18. O processo só foi aprimorado com o tempo, agregando maior produtividade às serralherias e outros locais que fazem uso desse sistema que utiliza energia mecânica.
Abaixo, destacamos os principais tipos de polias para motor no mercado:
- guia;
- formato de V simples;
- formato de V múltipla;
- própria para correia dentada;
- para correia redonda;
- escalonada com o aro plano;
- escalonada com aro abaulado.
No geral, a utilização delas corresponde ao tipo de correia utilizado também. Sendo assim, essas peças são fundamentais para o bom funcionamento das polias para motor.
Como calcular a RPM em polias?
Outro aspecto necessário para que as polias e correias sejam tão eficientes quanto o esperado é a velocidade de rotação das peças, a RPM (sigla para rotações por minuto).
Vale observar que essa velocidade obtida tem tudo a ver com a relação entre os diâmetros de cada polia. Portanto, isso vai influenciar no cálculo da RPM, é claro.
Para facilitar a compreensão do conceito, confira a seguir a fórmula aplicada para calcular a RPM em polias para motor:
n¹ / n² = D² / D¹
Para exemplificar, imagine que n¹ corresponde a 600 RPM e é a polia motora. O n², que desejamos saber as rotações, é a polia movida. Já o “D” da fórmula é o diâmetro das polias, sendo o D2 da polia movida e o D1 da motora. Vamos usar como exemplo os valores de 200 mm e 60 mm, respectivamente.
Para tanto, o cálculo da RPM ficaria assim:
- n¹ / n² = D² / D¹;
- n² = 600 * 60 / 200;
- n² = 36.000 / 200;
- n² = 180 RPM.
Como dissemos, esse é um cálculo básico de RPM necessário para escolher polias para motor ideais para o seu caso.
Essa fórmula pode ser utilizada, inclusive, para calcular a velocidade das brocas de uma furadeira de bancada. Isso porque a transmissão do motor para o mandril, nesses equipamentos, é geralmente feita por polias de diferentes diâmetros que regulam sua velocidade.
Aumente a força de sua máquina com polias
Outro motivo para incluir o uso de polias em sua serralheria ou oficina é a possibilidade de regular o torque de forma inversamente proporcional à velocidade. O torque é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada.
A aplicação de polias em um motor de serra de bancada, por exemplo, pode aumentar o torque do equipamento na mesma proporção em que a velocidade é diminuída – e vice-versa. Se você reduzir pela metade a velocidade de um motor, o torque será dobrado.
Nesse cenário, as polias da ASM Engenharia são capazes de quase triplicar o torque de uma máquina, aumentando sua força e possibilitando que corte perfis mais espessos de materiais que antes ela não conseguiria. As polias para motor dos kits da ASM estão disponíveis tanto para motores de 1740 RPMs quanto de 3600 RPMs.
E então, já entendeu o papel que as polias para motor são capazes de desempenhar? Confira a loja online da ASM Engenharia e conheça nosso catálogo de polias, além de outros produtos de alta durabilidade e performance.
Veja a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Ferramentas