Serralheiro

Pintura eletrostática: o que é e como funciona

Pintura eletrostática: o que é e como funciona

A pintura eletrostática é um método moderno, seguro, prático e versátil de realizar pinturas de materiais condutores de energia. Por utilizar tinta em pó, não usa solvente, o que a torna amiga do meio ambiente. Vamos saber como funciona esse tipo de pintura e conhecer mais sobre as suas vantagens? Continue lendo.

O que é pintura eletrostática?

Pintura eletrostática é uma técnica usada para aplicação de tinta em superfícies e equipamentos que conduzem eletricidade. Por isso, objetos metálicos e ferrosos são os mais indicados para receber esse tipo de intervenção.

Nessa modalidade, a tinta utilizada é a versão em pó, que dispensa o uso de solvente para a sua diluição. As tintas mais comuns são a epóxi e a poliéster.

Em alguns casos, a tinta líquida também é aplicada, mas requer o uso do solvente, o que torna o processo mais caro e também mais agressivo ao meio ambiente.

Dica: Telha metálica: benefícios e como cortar

Como funciona?

A pintura eletrostática é feita com o uso de uma pistola, que armazena a tinta em pó em seu interior. Antes de ser esguichada na superfície, a tinta é carregada com partículas elétricas contrárias ao que existe no material manipulado. Veja no passo a passo a seguir como tudo acontece:

  1. A pistola é recarregada com a tinta em pó;
  2. A tinta recebe partículas elétricas antes de ser ejetada;
  3. A tinta se espalha e se fixa por toda a superfície;
  4. O material tratado é levado para uma estufa aquecida que tem o papel de secar a tinta e conferir acabamento.

Apesar de ser uma técnica razoavelmente simples, a atuação de um profissional pode ser necessária para garantir os melhores resultados. 

Benefícios da pintura eletrostática 

A pintura eletrostática é uma das mais eficientes do mercado e, por causa de suas muitas vantagens, também é uma das mais utilizadas. Conheça alguns dos benefícios verificados:

Resistência 

A pintura eletrostática é mais resistente do que as opções convencionais. O método garante resistência à corrosão, à abrasão e à exposição aos efeitos climáticos, como a incidência de sol, vento e água. 

Além disso, na grande maioria das vezes, também é resistente aos impactos sofridos que, em outras situações, resultariam em riscos, falhas e arranhões.

Acabamento 

O acabamento da pintura eletrostática é o melhor possível. A superfície apresenta menos manchas e bolhas após a aplicação e também não sofre com o gotejamento, que interfere na estética do objeto. 

Praticidade 

A pintura eletrostática consegue alcançar áreas de difícil acesso, pois é bastante flexível. Essa característica faz com que a tarefa seja executada com mais rapidez, agilidade e menos desperdício do material, resultando em um excelente custo-benefício. 

Segurança 

Como vimos, a pintura eletrostática não utiliza solvente para dissolver a tinta. Logo, não há contato do profissional com o produto e nem existe a possibilidade desse material danificar o meio ambiente. Ela é, portanto, um método sustentável e seguro

Além de todos os benefícios listados, a pintura eletrostática:

  • Pode ser aplicada em superfícies variadas: metal, ferro ou outro que possua carga elétrica;
  • É durável;
  • Tem baixo risco de incêndios;
  • É mais econômica;
  • Tem secagem rápida;
  • Exige pouca ou nenhuma manutenção.
Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Como fazer pintura de metais? 

O metal é um material comumente utilizado na fabricação de objetos que se expõem facilmente ao sol, ao vento e à chuva, como grades e portões. Por isso, em alguns casos, a manutenção deve ser periódica.

Apesar de ser uma técnica simples, a pintura de metais precisa ser feita com cuidados prévios para garantir a durabilidade da tinta e também para que o acabamento fique agradável ao proprietário.

Confira, a seguir, o passo a passo para pintar metais, que deve ser usado, inclusive, na pintura eletrostática a fim de garantir todos os seus benefícios:

1) Remoção da tinta antiga

O lixamento sempre deve anteceder a pintura, pois é nessa etapa que a tinta antiga e algumas rebarbas serão removidas. Ter esse cuidado melhora a aderência da pintura nova, deixando a superfície uniformizada. 

Use um removedor de tinta, uma espátula ou lixa para fazer esse trabalho.

2) Limpeza da superfície da peça

Em seguida, limpe a área com um produto específico e um pedaço de tecido ou usando apenas água e sabão. Seque bem a região com um pano seco para evitar a oxidação.

Dica: Conheça os principais acessórios para serralheria

3) Aplicação do anticorrosivo

A aplicação do anticorrosivo é fundamental para dar mais durabilidade à pintura, evitando a corrosão e a instalação da ferrugem, mesmo que a etapa anterior tenha sido seguida à risca. 

Aplique a substância uma vez, aguarde secar e, aplique outra camada se achar necessário.

Depois, lave com água e sabão para retirar toda a ferrugem existente. Use também uma lixa para remover resquícios e pronto. Seu material estará mais protegido de eventuais danos.

4) Pintura da peça

O passo final é a aplicação da tinta. Siga as orientações contidas na embalagem do produto escolhido em relação à diluição da substância, passe a primeira camada, aguarde secar e faça novas aplicações se for preciso. 

Como aumentar a durabilidade da pintura? 

Para que a pintura se mantenha conservada por mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas para aumentar a durabilidade da sua peça:

  • Para materiais expostos às variações do clima, use tintas mais resistentes;
  • Seja rápido na hora de usar o anti-corrosivo. Logo que fizer a limpeza com água, aplique o produto para evitar que a ferrugem apareça nesse intervalo;
  • Realize a pintura em áreas protegidas do vento e da poeira. Assim, você evita que sujeiras se acumulem no material;
  • Espere a primeira camada de tinta secar completamente antes de aplicar a próxima;
  • Se possível, prefira realizar a pintura em dias mais quentes, pois o calor acelera o processo de secagem do produto.

A pintura eletrostática pode ser realizada em grades, portões, placas e outros objetos de metal, inclusive, ferramentas. As suas muitas vantagens também agregam qualidades aos produtos manipulados. Esses itens se beneficiam de uma estética mais agradável, durável e resistente. Todas as máquinas da ASM Engenharia, por exemplo, possuem pintura eletrostática, a mais recomendada dentre todas as outras opções disponíveis. Veja o nosso catálogo e saiba mais sobre nossos produtos.

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:

Categorias: Serralheiro