Serralheiro

Saiba tudo sobre laminação de metais

Saiba tudo sobre laminação de metais

A laminação é um processo de transformação de metais bastante utilizado para a obtenção de novas peças, com espessura, tamanho e comprimento diferentes do original. Vamos conhecer mais sobre a laminação de metais e suas aplicações?

O que é laminação de metais?

A laminação de metais é o processo de conformação mecânica, no qual um elemento metálico sofre alteração na sua estrutura física, mais precisamente na região transversal, após pressão exercida por dois rolos cilíndricos.

Durante a laminação, a peça sofre mudanças na sua espessura, mas de um jeito totalmente uniforme ao longo de todo o processo. O comprimento e a largura também são modificados, enquanto o volume do material permanece igual. 

Além disso, o item produzido adquire novas propriedades mecânicas, mais adequadas às necessidades de cada aplicação desejada pelo profissional.

O processo de laminação pode ser resumido em três passos:

  1. Primeira redução da chapa, com formação de tarugos, chapas ou blocos;
  2. Laminação a quente: quando o metal é transformado em peças novas;
  3. Laminação a frio: etapa final, que consiste no acabamento do produto.

Dica: Como evitar rebarba em metais?

Tipos de laminação de metais 

Os dois principais tipos de laminação são a laminação a quente e a laminação a frio. Confira as vantagens e desvantagens de cada método a seguir:

Laminação a quente

A laminação a quente acontece em altíssimas temperaturas, acima de 900° C e, geralmente, é a etapa que inicia o processo de transformação do metal. 

Algumas vantagens desse processo são a alta maleabilidade obtida, o que permite variação da alteração da peça, e redução de espessura de uma área maior.

Contudo, exige um acompanhamento rigoroso do tempo que o material é exposto ao calor e também da temperatura utilizada para evitar danos ao produto. Além disso, oferece um acabamento final considerado de pouca qualidade.

Laminação a frio

A laminação a frio sucede a etapa inicial de laminação. É um processo realizado em temperatura ambiente e que oferece um excelente acabamento, considerado uma grande vantagem deste método.

Contudo, a espessura reduzida não alcança grandes proporções, diferente da laminação a quente.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Metais utilizados na laminação

A laminação é um processo realizado, basicamente, em metais, sendo os mais comuns o aço, o alumínio e o cobre. Devido às suas propriedades particulares, cada material é trabalhado de um jeito diferente na laminação.

O aço tem maior dureza e resistência, enquanto o alumínio é um material mais maleável. O cobre também possui excelente maleabilidade, além de maior ductilidade, ou seja, está menos sujeito a deformações quando exposto a tensões.

Como exemplo de produtos criados a partir da laminação de cada tipo de material, podemos citar:

  • Aço: chapas, vergalhões, barras, arames, pregos, peças automotivas, vigas, calhas, trilhos etc.
  • Alumínio: parafusos, componentes de ferramentas, chapas, embalagens metálicas, dentre outros itens.
  • Cobre: é frequentemente utilizado em revestimentos de laminados e como componentes de fios de energia, cabos de comunicação e similares.

Dica: Saiba tudo sobre aços planos

Aplicações da laminação de metais 

Peças produzidas a partir da laminação de metais são utilizadas nos mais diversos segmentos, como o setor automotivo, agrícola, industrial, da construção civil e também na serralheria.

No dia a dia, podemos identificar com mais facilidade as vigas, os fios, os vergalhões, os arames, os tubos, algumas embalagens metálicas, as chapas e as placas metálicas.

Alguns objetos domésticos também possuem metal laminado em sua composição, como lixeiras de aço inox, ferramentas, embalagens de alimentos, pregos e parafusos.

A laminação de metais é um procedimento muito importante para diversos segmentos e para todos que, de alguma forma, usufruem dos benefícios promovidos por este processo.

Isso porque é através da possibilidade de alteração das matérias-primas que novos produtos são criados, outras propriedades são obtidas e diferentes aplicações são executadas.

A ASM Engenharia possui um catálogo com uma grande variedade de ferramentas e acessórios para serralheria, com a qualidade e a durabilidade que o seu projeto precisa. Venha conhecer nossos produtos.

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:

Categorias: Serralheiro