Instrumentos para medir fazem parte da rotina de um serralheiro e são utilizados para garantir excelência nos projetos, com precisão e padronização. Por isso, um bom profissional precisa ter essas ferramentas, além do conhecimento técnico em serralheria e administração de negócios.
Você sabe quais são os principais itens para medição? Continue a leitura e descubra as opções para melhorar a qualidade de seus projetos e conquistar mais clientes.
Dica: Tipos de acabamento para o aço inox
Régua graduada
A régua faz parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente na época de escola. Ela é retilínea e possibilita a criação de linhas retas e a medição de tamanhos menores. O instrumento se tornou popular pela sua eficiência e durabilidade, combinação que ganhou os consumidores.
Além dos centímetros, a versão graduada conta com outra unidade de medição, a polegada. Com isso, o serralheiro tem outra opção para medir e chegar em resultados mais precisos. Essa informações são necessárias para projetos mais complexos.
Metro articulado
O instrumento é feito em madeira, tradicionalmente, mas pode ser encontrado em outros materiais, como:
- fibra de nylon;
- aço;
- alumínio;
- latão.
Conhecido popularmente como zigue-zague, ele tem uma articulação flexível e ajuda na medição de objetos com curvas. No entanto, por causa do seu formato e uso, não apresenta resultados precisos e, por isso, é utilizado para medir tamanhos aproximados.
Paquímetro
O paquímetro, conhecido como calibre vernier ou calibre de cursor, é utilizado para medir tamanhos precisos, em milímetros de escala 1/10.
Ele é feito de aço inoxidável e conta com superfícies de medição micro lapidadas, enquanto as superfícies para leitura são cromadas. Além de versátil, o instrumento é durável e resistente.
Trenas
Conhecida como fita métrica, é produzida com aço flexível ou fibra de vidro. Ela possibilita
Por meio de uma fita de aço flexível (ou fibra de vidro), a fita métrica possibilita medição em centímetro e polegadas de até 30 metros.
Por isso, ela é considerada um dos principais itens que devem compor uma serralheria de sucesso.
Esquadro
O instrumento é utilizado, principalmente, na construção civil para medir a angulação entre paredes e pisos. As informações são utilizadas para avaliar o alinhamento entre as superfícies e a qualidade da obra.
Agora que apresentamos os principais instrumentos para medir, vamos aprender a transformar centímetros em milímetros?
Como transformar centímetros em milímetros?
Não adianta ter boas ferramentas se o profissional responsável pelo projeto não consegue extrair as informações necessárias para melhorar a qualidade das peças. Por isso, vamos ajudar na conversão de milímetros para centímetros e vice-versa.
Para converter milímetros em centímetros
Para fazer uma conversão rápida e eficiente, basta dividir o valor em milímetros (mm) por 10, pois a cada 10 mm temos um centímetro. Assim, se uma peça mede 50 mm e queremos convertê-la em centímetros, precisamos fazer o seguinte cálculo:
50 mm/10 = 5 centímetros
Dica: Aço na decoração: saiba como usar
Para converter centímetros em milímetros
Para a operação inversa, também podemos aplicar uma fórmula similar. Ao invés de dividir,é necessário realizar uma multiplicação, já que a cada centímetro temos 10 milímetros. A fórmula é a seguinte:
5 cm * 10 = 50 milímetros
Vamos para uma dica extra:
Para converter polegadas em milímetros
Cada polegada equivale a 25,4mm. Sendo assim, para converter uma medida de polegadas para milímetros, basta multiplicar por este número. Por exemplo, este seria o cálculo necessário para converter 3 polegadas em milímetros:
3” * 25,4 = 76,2 milímetros
Saiba que você pode encontrar, aqui em nossa loja virtual, não apenas as melhores ferramentas e EPIs para serralheiros, mas os principais instrumentos para medir peças e tornar o seu trabalho ainda melhor.
Clique aqui e fique por dentro de todas as nossas novidades!
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Ferramentas
2 comentários sobre Instrumentos para medir na serralheria"