Qual a diferença entre metais ferrosos e metais não ferrosos?

Metais ferrosos e metais não ferrosos são matérias-primas diferentes e que possuem características e aplicações específicas. A seguir, vamos saber o que diferencia esses dois materiais e onde podemos encontrá-los em nosso dia a dia.
Os metais ferrosos são aqueles que possuem, pelo menos, 90% de ferro em sua composição, além de carbono. Outros elementos como cobre, fósforo e silício podem estar presentes também.
São exemplos de metais ferrosos o aço carbono, o aço inoxidável, o ferro fundido e o ferro laminado.
A composição dos metais ferrosos, com alta concentração de ferro, faz com que eles sejam rígidos, fortes e resistentes à tensão. Além disso, são materiais com alta maleabilidade, ductilidade e capacidade eletromagnética.
Por outro lado, a grande quantidade de carbono deixa os metais ferrosos mais suscetíveis à corrosão. A exceção é o aço inoxidável, que possui cromo em sua composição e afasta o risco de oxidação.
Dica: Quais são os materiais mais utilizados na serralheria?
Os metais não ferrosos são aqueles que não possuem ferro em sua estrutura ou que até têm esse elemento na lista de ingredientes, mas em baixíssima concentração.
São exemplos de metais não ferrosos o alumínio, o cobre, o chumbo, o zinco, o titânio, o estanho, a prata e o ouro. Devido à baixa ou inexistente quantidade de ferro, esse tipo de metal é mais leve, maleável, resistente à corrosão e tem maior capacidade de condução elétrica.
Quando um objeto precisa de muita resistência, os metais ferrosos são a matéria-prima mais indicada para a sua fabricação. Por isso, eles são muito usados na criação de:
Devido às propriedades físicas, os metais não ferrosos são mais apropriados quando o objetivo é reunir resistência, durabilidade e resistência à corrosão. Por isso, encontramos essa matéria-prima em diversos lugares, tais como:
Dica: Como organizar a bancada de trabalho na serralheria?
Vimos que a principal diferença entre os metais ferrosos e os não ferrosos está na composição de cada matéria-prima, com a presença ou ausência do ferro. A partir desta característica, outras diferenças surgem, que são:
Vale destacar que tanto os metais ferrosos quanto os metais não ferrosos são de grande importância para a indústria e para profissionais que usam esses elementos como matéria-prima de trabalho. As diferenças entre eles apenas classificam e facilitam a escolha de cada material na hora da aplicação, de acordo com o resultado esperado.
Agora que você já sabe a diferença entre metais ferrosos e metais não ferrosos, que tal conhecer mais de perto os produtos da ASM Engenharia? Temos um catálogo de acessórios e ferramentas com muita variedade e, claro, com a qualidade que já é a nossa marca no mercado. Visite a nossa loja online e faça o seu pedido. Entregamos o seu produto em qualquer lugar do Brasil.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro