Entenda a relação entre design de interiores e serralheria

A serralheria é bastante conhecida pela criação de portas, portões, janelas, grades e esquadrias. Mas, você sabia que muitos projetos dessa área podem ser aplicados na decoração de ambientes? Serralheria e design de interiores é uma parceria que tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos. Vamos saber como funciona essa combinação?
Design de interiores é uma área de atuação que planeja e desenvolve projetos de decoração e de realinhamento de ambientes. O objetivo é garantir que aquele espaço trabalhado seja funcional, agradável e satisfatório para o cliente.
A principal função do designer de interiores é adequar o ambiente às necessidades do proprietário. Para isso, ele encontra utilidade para espaços deixados de lado, humaniza o local e faz com que ele se torne muito mais funcional.
Todas essas vantagens são acrescidas de beleza, conforto e qualidade de vida, consequências naturais dessa alteração estética.
Dica: Como criar um cronograma de projetos de serralheria?
A utilização da serralheira no design de interiores é uma tendência já verificada e que está em plena evolução. O estilo industrial, com uma pegada mais moderna e, até mesmo, mais minimalista, é atendido com exatidão pelos projetos criados.
A expansão e a associação da serralheria com o design de interiores derivam não apenas da versatilidade dos projetos elaborados, mas também das muitas vantagens que essa parceria oferece, como:
Além disso, esses projetos podem ser totalmente customizados, de acordo com a preferência e o estilo do proprietário, fazendo com que eles se tornem ainda mais exclusivos.
Na prática, a serralheria pode fazer combinações com o design de interiores de várias formas, como na criação de estantes, molduras, prateleiras, bancadas, bases para móveis de marcenaria, aparadores, escadas, nichos, closet, grades de camas, adegas, objetos personalizados e muito mais.
Antes de adotar a serralheria no seu projeto de design de interiores, é importante observar alguns pontos que serão determinantes para um resultado bonito e funcional. O que levar em conta:
Ainda que não seja obrigatório adotar o estilo industrial e contemporâneo na decoração da casa, é importante adequar o novo projeto aos itens decorativos e móveis que já existem. Afinal, a ideia é combinar e ganhar harmonia e não criar um choque de informações.
Por ser feito basicamente de materiais metálicos, os projetos de serralheria precisam de um acabamento especial para que se tornem mais duráveis e resistentes à corrosão.
Assim, além da aplicação de um primer, é preciso investir em pintura eletrostática naqueles projetos que ficarão em ambientes úmidos.
Os projetos metálicos combinam com qualquer tipo de cor, mas o bronze, o preto, o dourado e o cinza são os tons mais utilizados, especialmente por quem prefere um estilo industrial.
Outra dica muito importante é saber o uso que será feito daquele móvel. Uma estante, por exemplo, pode ser usada para acomodar muitos livros e objetos, o que demanda maior resistência, mas também pode ser usada para acomodar poucos itens decorativos, o que não exige tanto do material usado.
Dica: Como aumentar a vida útil dos equipamentos da serralheria
A seguir, confira um passo a passo prático de como tirar os seus projetos de serralheria do papel para aplicar em conjunto com o design de interiores.
E aí, serralheiro? Preparado para elaborar projetos ousados e modernos e expandir a sua clientela? Incorporar a serralheria no design de interiores é, sem dúvida, um grande investimento. A ASM Engenharia pode ajudar oferecendo a você ferramentas com qualidade inigualável. Conheça o nosso catálogo de produtos.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:
Categorias: Serralheiro