O desenho técnico tem muita relevância para diferentes setores da sociedade. A serralheria é apenas um deles, pois é um meio prático para dialogar com o cliente e mostrar o que será feito.
Esse tipo de ilustração também serve para orientar os funcionários. Com as ferramentas certas e um desenho técnico eficiente, o trabalho flui de maneira mais objetiva e sem imprevistos.
Vamos ver como ele também serve para orientar os serralheiros, arquitetos, urbanistas e engenheiros. Continue a leitura!
Dica: Saiba como diferenciar corrosão, oxidação e ferrugem
O que é desenho técnico?
Trata-se de uma representação gráfica da realidade, expondo os aspectos fundamentais de algo que vai ser reproduzido — seja pelo serralheiro ou engenheiro. Para isso, são exploradas as diferentes perspectivas para que o trabalho tenha simetria, magnitude e os ângulos corretos para o bom desenvolvimento do projeto.
As características de cortes, escalas, vistas, entre outros detalhes, são normatizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a norma ABNT/NBR 10647. Isso significa que profissionais capacitados devem lidar com a produção desse tipo de material e que, quando se tratar de um projeto que demanda qualquer tipo de dimensionamento estrutural, o documento só pode ser elaborado por quem tem uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Diferenças entre desenho técnico e artístico
Importante destacar que, embora ambas sejam representações gráficas, existem diferenças importantes entre o desenho técnico e o artístico.
O primeiro conta com símbolos, numerações e elementos que ajudam na execução de um projeto. O desenho artístico, por sua vez, tende a ser representações subjetivas ou mesmo sentimentais. E, por mais que possa ser um retrato fiel da realidade, a arte não tem a mesma precisão de orientação para a execução de um projeto.
Dica: Aço na decoração: saiba como usar
Perspectiva em um desenho técnico: o que é?
Uma das características principais do desenho técnico é a perspectiva, que utiliza três elementos para a composição do projeto: o objeto, o observador e o plano de projeção. Ou seja, o objeto representado pelo desenho, o observador (projetista) e o local de representação (pode ser um papel ou a tela do computador).
A perspectiva, por sua vez, vai ser delimitada pela forma com a qual o desenho técnico vai ser observado: se de cima, frontal ou lateralmente. Isso vai variar conforme a necessidade de cada projeto e do que a pessoa habilitada a fazer o desenho técnico idealizou para as etapas seguintes de desenvolvimento.
Perspectiva na serralheria: como é utilizada nos projetos de serralheria?
Na serralheria, a perspectiva serve para que o profissional consiga visualizar, a partir do desenho, quais são as especificações para cada peça. Com isso, ele consegue dar forma, volume e sustentação ao projeto.
O desenho técnico, inclusive, é o que vai servir de “palpável” antes de um projeto ter início. Não à toa, é o modelo que os seus clientes vão observar e compreender como vai ser o resultado final.
Importante, então, não minimizar a relevância de dois fatores cruciais para que você se torne um serralheiro de sucesso: um bom projeto e boas ferramentas.
A ASM Engenharia conta com produtos de extrema qualidade e versatilidade que se adaptam às suas necessidades e objetivos. Quer saber mais? Fique por dentro de todas as nossas novidades em nossa loja virtual!
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Serralheiro