Serralheiro

Qual é a importância da densidade do aço?

Qual é a importância da densidade do aço?

A densidade do aço ainda é um assunto que desperta muitas dúvidas nos profissionais que utilizam esse material diariamente em seus projetos. Afinal, o que é e de que forma a densidade do aço influencia na manipulação dessa liga metálica? É sobre isso que falaremos a seguir.

O que é densidade do aço? 

O aço é um material metálico composto basicamente de ferro e carbono. Já as ligas de aço são combinações de outros materiais acrescidos à mistura original do aço, com o objetivo de obter novas propriedades, como resistência e dureza.

A densidade do aço pode ser definida como a quantidade de aço que está concentrada em um determinado objeto. Essa concentração vai variar, obviamente, de acordo com a composição de cada item. E é por isso que é importante saber mais sobre as ligas de aço e suas formações.

Quanto maior a quantidade de aço em um produto, maior será a sua densidade que, por sua vez, também vai interferir no peso deste material.

Dica: Móveis planejados em aço: amplie os serviços de serralheria 

Qual é a densidade do aço? 

O aço tradicional, composto de carbono e ferro, tem uma densidade já definida, que é de 7,85 (7850 kg/m³), podendo chegar a 7,87. Apesar de ser uma variação pequena, é importante conhecê-la para usufruir melhor das propriedades do material usado em cada projeto. Confira a densidade de outras ligas na tabela:

Tipo de aço Densidade
Aço D27,69
Aço H137,80
Aço 017,81
Aço carbono A367,85
Aço carbono 10207,87
Aço inox8,00
Aço M28,16

Como é calculada a densidade do aço? 

A densidade do aço é o resultado da divisão entre a massa e o volume do material. A fórmula é a seguinte: D= M/V.

Como pudemos perceber pela tabela acima, a densidade do aço sofre diversas variações de acordo com a composição de cada liga

O aço inox, por exemplo, possui, além de ferro e carbono, outros elementos que elevam a sua densidade, como o cromo, o titânio e o níquel. Essa variação também é determinante para as propriedades de cada liga.

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Qual é a importância da densidade do aço? 

Assim como acontece com as demais propriedades do aço, a densidade interfere diretamente na forma com que esse material é utilizado. Isso porque um objeto muito denso também é um item mais pesado.

Então, se um serralheiro escolhe uma aço de alta densidade para criar um objeto decorativo, que ficará em uma estante com boa resistência, está tudo certo.

Porém, se este mesmo tipo de aço é usado para criar uma peça que não terá o mesmo apoio e sustentação, talvez seja melhor usar uma liga menos densa, que também será mais leve e mais fácil de manejar.

Outra situação que exige o conhecimento da densidade do aço é  na hora de misturar as ligas, prática comum na metalurgia. Ao saber corretamente a densidade de cada ingrediente, é mais fácil alcançar o resultado desejado.

Dica: Quais são os materiais mais utilizados na serralheria?

Como escolher o aço de acordo com sua densidade? 

O aço que tem alta densidade também é um aço mais resistente, com dureza elevada, além de ser mais pesado. Essas características devem ser levadas em consideração, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Caso ainda haja dúvidas quanto à escolha do tipo de aço e sua densidade, busque a orientação de um profissional capacitado. Ele vai avaliar as características de cada projeto e indicar o aço mais adequado. 

Buscando ferramentas e acessórios para montar sua serralheria ou para repor o seu estoque? Conte com a ASM Engenharia. Temos um catálogo completo e variado de ferramentas, peças e acessórios com a qualidade que você já conhece. Se ainda não conhece os nossos produtos, venha se surpreender com a durabilidade, robustez e resistência de nossos equipamentos. 

Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra AC713:

Categorias: Serralheiro