O processo de corte e dobra de chapas de aço é bastante útil para o serralheiro, que precisa atender às demandas diversas dos clientes, apresentando peças sob medida para cada projeto. Ele tem um ótimo custo-benefício e confere personalização a cada trabalho realizado. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre como funciona esse processo, suas técnicas e benefícios.
O que é corte e dobra de chapas de aço?
Tanto o corte quanto a dobra de chapas de aço são procedimentos que modificam a aparência original da peça, adequando-a às necessidades de cada projeto em desenvolvimento.
O corte divide uma peça grande em pedaços menores, de acordo com a demanda do produto a ser fabricado. Para isso, é utilizado um equipamento cortante que realiza incisões em linha reta ou curva.
Já a dobra de chapas de aço não realiza cortes, mas apenas flexões ou deformidades na peça, fazendo com que ela adquira um novo formato e, às vezes, ganhando mais resistência e espessura.
Como resultado, as placas de aço dobradas ou cortadas podem ser usadas para a criação de:
- Cantoneiras;
- Calhas;
- Rufos, usados para evitar infiltrações;
- Telhas galvanizadas;
- Barras e muitas outras peças de aço.
Dica: Conheça as vantagens da serra policorte portátil
Quais são as principais técnicas de corte de chapas de aço?
O processo de corte de chapas de aço pode ser realizado de várias maneiras diferentes. Entretanto, o corte a frio e o corte térmico, com uso de calor, são as mais comuns. Saiba mais sobre essas técnicas:
Corte a frio
O corte a frio é o mais popular e o mais utilizado por profissionais da área. Essa técnica utiliza recursos mecânicos para fazer a cisão, como máquinas de corte. Esse procedimento também é chamado de guilhotina ou cisalhamento.
O processo é bem simples. A placa de aço é encaixada na máquina responsável pelo corte e, de forma manual e com uso de força física, é feita a cisão do material.
O corte a frio é mais rápido do que o corte térmico, sendo uma opção para evitar danos no aço provocados pelo calor. Ele também é mais preciso, com redução de perdas de material. Contudo, só é utilizado para cortes retos e projetos mais simples.
Corte a jato d’água
Esse tipo de corte é realizado a partir de uma corrente de alta pressão de água. É necessário utilizar equipamentos específicos para esse tipo de técnica, a fim de alcançar a pressão necessária para cortar o aço, aproximadamente 5.000 bar (unidade para medir a pressão).
Ainda é possível optar pelo corte a jato d’água com abrasivo. O acréscimo do material aumenta o poder de corte exponencialmente e pode ser utilizado em aço de até 30 cm.
Corte térmico
Já o corte térmico das chapas de aço pode ser feito de três formas diferentes. São elas:
Plasma
A técnica é mais indicada para tratar materiais que conduzam eletricidade. Para alcançar o corte, é utilizado um jato de plasma quente em alta velocidade sobre a superfície trabalhada.
É um processo rápido e não exige aquecimento prévio, mas é mais complexo, emite bastante ruído, fumaça e radiação. Por isso, possui um custo-benefício um pouco menor do que as outras opções.
Laser
A técnica utiliza um feixe de luz diretamente sobre o local da incisão até que o corte seja efetivado. Apesar da eficiência, é mais indicado para cortes de chapas de menor espessura.
Oxicorte
Esse tipo de corte é realizado a partir da oxidação por oxigênio. O processo acontece com a aplicação de uma chama de aquecimento ao metal até atingir o ponto de ignição. Em seguida, é necessário utilizar um jato de oxigênio puro, causando uma reação exotérmica. Assim, o metal pode ser dividido de acordo com o corte realizado.
Vale destacar que metais com baixa reatividade ao oxigênio não podem utilizar a técnica de oxicorte, como o aço inoxidável.
Quais são as principais técnicas de dobra de chapas de aço?
Já para fazer a dobra de chapas de aço são usadas duas técnicas específicas: manual e mecânica. Conheça melhor cada uma delas:
Manual
No dobramento de aço manual, a placa é moldada com a ajuda de um martelo apropriado para este objetivo, sendo uma parte sobreposta à outra.
Mecânico
Já no dobramento mecânico, são utilizadas máquinas específicas, chamadas de dobradeiras ou prensadoras.
Quais são os benefícios do corte e dobra de chapas de aço?
O corte e a dobra de chapas de aço são bastante vantajosos para o profissional que precisa de peças menores ou em formatos diferentes do modelo original para aplicar em seus projetos. Conheça os principais benefícios:
Peças sob medida
Ao utilizar peças sob medida, o profissional tem um custo-benefício melhor, reduzindo o desperdício e fazendo o uso eficiente do material. O tempo dedicado à mão de obra também é reduzido, aumentando a produtividade do profissional.
Além disso, há um encaixe mais preciso dessas peças, o que contribui para uma estética mais agradável. Por fim, as peças sob medida ganham versatilidade, permitindo que elas sejam utilizadas na criação de vários projetos diferenciados.
Reprodutibilidade
Após o corte de uma peça nova de aço, o serralheiro consegue usá-la como molde para a criação de outras peças iguais ou manter as medidas obtidas em local seguro para consulta posterior.
Então, sempre que ele precisar, terá à disposição o mesmo tipo de corte, conservando as mesmas condições da peça original.
Exclusividade
Como vimos, o corte e a dobra dão origem a uma peça totalmente nova, com dimensão e formato diferenciados. Além disso, as peças podem ser cortadas de várias maneiras distintas, conferindo um design exclusivo, inovador e personalizado para o projeto final.
Desta forma, se o cliente desejar um modelo específico de produto, o serralheiro pode atender ao pedido, desde que faça o corte ou a dobra corretamente.
Dica: Pintura de Metais: como fazer corretamente
Como escolher o corte e a dobra da chapa de aço?
Vimos ao longo do artigo que existem técnicas diferentes para fazer o corte e a dobra da chapa de aço. Se você tem dúvidas sobre qual escolher, confira as dicas para uma escolha correta.
Compartilhe as especificações desejadas
Os cortes e as dobras de chapas de aço são realizados de acordo com as especificações solicitadas pelo cliente, ou seja, sob medida.
Portanto, as informações relativas ao tamanho devem ser coletadas com precisão, compartilhadas com quem irá fazer o corte do material e reproduzidas com exatidão para garantir o resultado correto e desejado pelo contratante dos serviços.
Escolha a chapa de aço corretamente
Conte com bons fornecedores de chapa de aço para ter à disposição uma matéria-prima de qualidade, que atenda ao objetivo do projeto e valorize ainda mais o seu trabalho.
Confira o prazo de entrega
Fornecedores são mais do que empresas que vendem matérias-primas e insumos. Eles devem ser parceiros do seu negócio. Por isso, acerte com os fornecedores o prazo de entrega da chapa cortada e dobrada para não atrasar a conclusão do projeto final.
Para facilitar e agilizar o pedido dentro do prazo correto, o profissional deve avaliar o tempo de produção do projeto após a entrega da chapa.
O corte e a dobra de chapas de aço são alternativas para o serralheiro ter à disposição peças feitas sob medida e personalizadas, atendendo às demandas específicas dos seus clientes. Agora, você já sabe como pode aperfeiçoar o seu trabalho a partir do uso destas técnicas.
E, claro, na hora de optar por ferramentas de qualidade, conte com a ASM Engenharia. Nós temos um catálogo completo e amplo de máquinas e instrumentos com a melhor qualidade do mercado, como discos de corte, policortes e acessórios para serralheria.
A ASM Engenharia se destaca pela experiência e pela excelência de suas ferramentas. Conte conosco e, juntos, formaremos uma parceria de sucesso.
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Serralheiro