Independentemente de estar há um ano ou duas décadas no ofício, o serralheiro tem que dispor de algumas habilidades e características desde antes do seu primeiro dia de trabalho.
Afinal de contas, é o desenvolvimento dessas habilidades que vão fazer com que ele se diferencie da sua competição e consiga atrair — e reter — mais clientes ao longo do tempo.
Mas como ser um serralheiro de sucesso, você está se perguntando? Veremos isso ao longo dos tópicos abaixo. Acompanhe-nos nesta leitura!
Como se tornar um serralheiro de sucesso?
Confira abaixo as nossas dicas para você se qualificar continuamente como um serralheiro diferenciado no mercado!
1. Entenda seu cliente
Dica valiosa! O primeiro passo é entender o perfil do seu cliente. Isso significa que você deve:
- estudar as “dores” e os objetivos desse consumidor;
- alinhar as suas ferramentas e soluções para resolver o problema acima citado;
- pensar em diferenciais que podem tornar você um serralheiro especialista nesse tipo de trabalho;
- agregar valor ao trabalho de maneira que mais pessoas com perfis similares encontrem os seus serviços.
Com um trabalho estratégico desse nível, fica mais fácil entender como você pode fazer a diferença para seus clientes e consumidores em potencial. Isso serve tanto para oferecer o seu trabalho como para otimizar o atendimento e gerar uma experiência sempre positiva.
2. Valorize seu trabalho como serralheiro
Acima, falamos sobre agregar valor. E isso é o que mais deve ser percebido, entre os seus clientes, na maneira como você se posiciona no mercado e precifica o seu trabalho.
Por isso, nada de jogar o seu serviço em um patamar muito abaixo do que os concorrentes já aplicam. Clientes desconfiam de preços baixos. Agora, se o preço é superior à média, mas os clientes compram mesmo assim e ainda indicam aos conhecidos, então o valor agregado foi bem trabalhado.
A sua reputação é um grande índice de valor. Um serralheiro que entende isso tem a chance de se capacitar cada vez mais na sua área de atuação.
3. Capacite-se de maneira contínua
Além de um curso de serralheiro — que pode ser indispensável para entrar de vez na profissão — vale a pena ficar de olho em:
- cursos de especialização;
- eventos do seu setor de atuação;
- relação com outros profissionais;
- vídeos em plataformas de streaming (como o YouTube), em canais especializados sobre o tema, podem ajudar com atualizações e dicas sobre o ofício. O canal da Pox Serralheria e do Leandro Torneiro são alguns deles.
Isso tudo contribui para a qualidade de seu trabalho. Quanto mais você se capacita, mais eficiente é a maneira de entender o seu ofício e encontrar novas e melhores soluções para os clientes.
4. Trabalhe com as melhores ferramentas
Por fim, um serralheiro de sucesso tem, acima de tudo, os melhores equipamentos e ferramentas para conferir um trabalho dedicado e livre de imprevistos para os seus consumidores.
O mais importante é investir em equipamentos com alta durabilidade e qualidade, que possam garantir um trabalho bem feito sem a necessidade de manutenção frequente, otimizando tempo.
Para tanto, aí vai a nossa dica para você que deseja enriquecer a sua oficina ou substituir alguns maquinários já antigos: conheça os produtos da ASM Engenharia — que são referência em qualidade e durabilidade — e desenvolva-se ainda mais como um serralheiro diferenciado na sua região!
Conheça a Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Categorias: Serralheiro