DIY

Como fazer cimento queimado?

Cimento queimado

Ao buscar uma estética contemporânea e industrial para revestir ambientes, o cimento queimado tem conquistado espaço no mundo da decoração. Além de sua versatilidade, a possibilidade de produzi-lo em casa torna-se um atrativo irresistível para aqueles que desejam personalizar seus espaços de forma única. Neste guia, vamos explorar o passo a passo de como fazer cimento queimado em casa, proporcionando uma abordagem prática para transformar seus projetos de design. 

Materiais necessários: 

  • Cimento 
  • Areia 
  • Água 
  • Pigmento (opcional, para colorir o cimento queimado) 
  • Aditivo plastificante (opcional, para melhorar a aderência) 
  • Ferramentas: desempenadeira metálica, desempenadeira de borracha, balde, recipiente para mistura, luvas, máscara e óculos de proteção. 

Passo 1: Preparação do ambiente: 

Certifique-se de que a superfície esteja limpa, seca e livre de qualquer sujeira. Proteja o local com plásticos ou lonas para facilitar a limpeza após a aplicação. 

Passo 2: Proporções da mistura: 

Misture o cimento e a areia na proporção desejada. Uma proporção comum é 3 partes de areia para 1 parte de cimento. Você pode ajustar essa proporção dependendo da textura desejada e do efeito final que pretende alcançar. 

Passo 3: Adição de água: 

Adicione água à mistura de cimento e areia aos poucos. Mexa constantemente para garantir uma distribuição uniforme. A quantidade de água é crucial; adicione aos poucos até obter uma mistura homogênea e com a consistência desejada. 

Passo 4: Adição de pigmento (opcional): 

Se desejar colorir o cimento queimado, adicione pigmento à mistura. Adicione aos poucos e misture até alcançar a tonalidade desejada. 

Dica: DIY em crescimento: Uma Jornada pelo Faça Você Mesmo 

Equipamentos ASM Engenharia com tecnologia de ponta

Passo 5: Aditivos (opcional): 

Se quiser melhorar a aderência e a maleabilidade da mistura, você pode adicionar um aditivo plastificante. Isso pode facilitar a aplicação e melhorar as propriedades do cimento queimado. 

Passo 6: Aplicação: 

Com a mistura pronta, use uma desempenadeira metálica para aplicar o cimento queimado sobre a superfície preparada. Espalhe a mistura uniformemente, mantendo a espessura desejada para o acabamento. 

Passo 7: Acabamento: 

Após a aplicação, aguarde o tempo de secagem recomendado antes de iniciar o acabamento. Utilize uma desempenadeira de borracha para alisar a superfície e, se desejar, uma lixa fina para conferir um toque suave ao cimento queimado. 

Dicas: 

Experimente em uma pequena área antes de aplicar em toda a superfície. Aplique camadas finas para um resultado mais controlado. A umidade e a temperatura ambiente podem afetar o tempo de secagem, ajuste conforme necessário. 

Fazer cimento queimado em casa é uma alternativa acessível e criativa para quem busca uma estética moderna e industrial em seus projetos de design de interiores. Ao seguir os passos cuidadosamente, é possível obter resultados surpreendentes, personalizando cada detalhe conforme as preferências individuais. Lembre-se de experimentar e adaptar o processo de acordo com as necessidades do seu projeto, explorando as inúmeras possibilidades que o cimento queimado proporciona. Com paciência e dedicação, você poderá transformar seus ambientes de forma única e autêntica. Lembre-se, a prática aprimora as habilidades. Sinta-se à vontade para experimentar e ajustar o processo de acordo com suas preferências e necessidades específicas. Boa sorte! 

Ah, e caso você esteja buscando ferramentas para realização de seus projetos, não se esqueça de visitar o site da ASM Engenharia e descobrir nosso catálogo, encontre as ferramentas ideias para você. 

Conheça o novo lançamento: Puncionadora Eletro-Hidráulica AC510H

Categorias: DIY