As ferramentas elétricas são essenciais para o profissional que realiza projetos de serralheria e marcenaria e deseja qualidade no serviço prestado. Com elas, é possível melhorar o acabamento, aumentar a produtividade e atender um número maior de clientes com exatidão e eficiência.
Se você tem alguma dúvida na hora de comprar sua ferramenta elétrica, continue a leitura e veja como fazer a melhor escolha.
Dica: Broca escalonada: o que é e para que serve?
O que são ferramentas elétricas?
Como o próprio nome já diz, as ferramentas elétricas são aquelas que funcionam apenas com energia elétrica. São diferentes das versões manuais, que só exigem a força física do profissional que está manipulando.
Existem as ferramentas que funcionam diretamente ligadas à energia e aquelas movidas à bateria.
As duas opções são propícias para trabalhos domésticos e, principalmente, profissionais, pois aceleram as etapas do projeto e facilitam a execução dos mesmos.
Ferramentas elétricas na serralheria
As ferramentas elétricas são peças fundamentais na serralheria. Com elas, é possível cortar, lixar e perfurar diversos tipos de superfícies, como madeira, metal, ferro e aço.
Além de ajudar o serralheiro na moldagem e montagem de peças, as ferramentas também agilizam o processo de restauração de produtos danificados, um serviço cada vez mais solicitado pelo consumidor.
Podemos citar as ferramentas mais comuns usadas pelo serralheiro:
- serra policorte;
- furadeira;
- lixadeira;
- esmerilhadeira;
- trena;
- alicate;
- régua ou esquadro;
- martelo ou malho de madeira;
- chave de fenda.
São ferramentas para usos distintos, muito versáteis e indispensáveis para realização de bons projetos.
Como escolher uma ferramenta elétrica?
Diante de tantas opções no mercado, como escolher aquela ferramenta elétrica que realmente vai impulsionar o seu trabalho? Para não errar na compra, alguns tópicos devem ser avaliados. Acompanhe:
Tipo de trabalho
Um dos pontos mais importantes, o tipo de trabalho a ser realizado vai influenciar na sua escolha. Você vai usar a ferramenta para vários trabalhos similares ou é uma tarefa esporádica? A ferramenta é para uso doméstico ou profissional?
Mesmo que queira toda a potência de uma ferramenta profissional, por exemplo, não irá aproveitar tudo que a máquina tem a oferecer em serviços domésticos ou eventuais. Logo, é preciso ter bom senso na escolha.
Matéria-prima
Outro fator a ser analisado é o material utilizado nos projetos. A serra policorte, por exemplo, pode ser usada em vários materiais diferentes, como madeira, aço, ferro e alumínio, sendo uma excelente opção para uso profissional.
Entretanto, outras ferramentas são específicas para determinado tipo de matéria-prima. Então, conheça bem o produto que está comprando e suas indicações.
Fonte de energia
Nem toda ferramenta elétrica é igual. Algumas são ligadas direto na tomada e outras precisam de bateria ou pilha. Essa é uma característica que pode influenciar na sua escolha, de acordo com o tipo de trabalho que vai realizar.
Outro fator para analisar é a voltagem do objeto, especialmente quando a compra é online. Certifique-se de que está adquirindo um produto com voltagem usada na sua região.
Equipamentos
Será que a sua oficina realmente precisa de mais uma ferramenta? Para evitar a compra de peças desnecessárias ou que serão usadas pouquíssimas vezes, analise o que já existe no seu estoque, reveja as funções de cada item e só depois, se for necessário, adquira o produto.
Veja o vídeo de demonstração da Serra Policorte Portátil ASM Ultra BLDC 1435:
Dicas de segurança
Boa parte das ferramentas elétricas são conectadas diretamente à energia, o que exige do profissional uma série de cuidados para evitar acidentes. Confira as dicas:
Conservação
Armazene a ferramenta do jeito certo, longe de pessoas não habilitadas e sem atrapalhar a circulação pelo espaço de trabalho. Assim, você diminui o risco de acidentes.
Dica: Capacidade produtiva na serralheira: como medir?
EPI’s
Equipamentos de proteção individual (EPI’s) são necessários durante todo o trabalho, pois dão mais segurança ao manuseio das ferramentas. Use óculos, luvas, protetor auricular, sapato fechado e macacão ou roupa ajustada ao corpo.
Manual
Uma dica básica, mas que muitos profissionais deixam de lado é a leitura do manual de instruções. No documento, é possível saber mais informações sobre o funcionamento e indicação da ferramenta, bem como a solução para possíveis problemas com a peça.
As ferramentas elétricas chegaram ao mercado para aperfeiçoar o trabalho do profissional que utiliza diariamente esses produtos. Um projeto alcança a eficiência desejada pelo cliente quando é realizado com equipamentos de qualidade.
Pensando nisso, a ASM Engenharia disponibiliza um catálogo completo com as melhores ferramentas elétricas, com a versatilidade e a qualidade que o seu trabalho exige. Venha conhecer os nossos produtos e faça aqui a sua melhor escolha.
Categorias: Ferramentas